O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Vitor Mina

Escola

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

Big-Bang

Resumo do trabalho


Como será que tudo começou?

A singularidade

big-bang-1
A singularidade representa o momento exacto da criação. A ciência não consegue agarrar o tempo inicial, as equações matemáticas desintegram-se quando se aproxima de t = 0,0000 s. Nesse momento, a intervenção divina …

O Big-Bang

A Teoria do Big-Bang foi criada pelo monge Georges Lemaître em 1927 e publicada por Hublle dois anos mais tarde.big-bang-2 Tudo terá começado há cerca de 15 mil milhões de anos, numa grande explosão.Um pequeno “ovo cósmico“, super denso e extraordinariamente quente, aberto numa violenta explosão de energia, criando o Universo, que desde então se vem expandido e arrefecendo.

Provas a favor do Big-Bang

  • Expansão do Universo;
  • Descoberta da radiação cósmica de microndas;
  • A abundância de elementos leves no Universo.
Em 1929, EdwinHubbleconseguiu medir desvios das radiações vermelhas de nebulosas. Contudo só nos finais dos anos 40 é que essas ideias foram acordadas por outros astrofísicos que previram a existência de uma radiação cósmica de fundo.

Teoria do Universo Pulsátil

big-bang-3
O destino do Universo talvez oscile entre um Big-Bang e um Big-Crunch. Se a densidade média do Universo for inferior a um certo valor (densidade crítica), a atração gravitacional deverá ser pequena para impedir a continuação da expansão do Universo. Se a densidade média do Universo for superior a um certo valor (densidade crítica), o Universo deixará, provavelmente, de se expandir e começará novamente em contração. Esta contração irá ser acelerada e, eventualmente, produzir o Big-Crunch.

Teoria do Estado Estacionário

Esta teoria advoga que está a criar-se constantemente matéria entre as Galáxias.



15 Visualizações 18/06/2019