O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Vitor Mina

Escola

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

Bloqueio de Berlim

Resumo do trabalho


Bloqueio de Berlim

O Bloqueio de Berlim representou a tendência da União Soviética de controlar os territórios da Europa Central e oriental que tinha  ajudado a libertar da Alemanha nazi.Alemanha Dividida

Este acontecimento dá igualmente inicio a uma politica de oposição e contestação á influência que os EUA tentavam estabelecer na Europa.

Assim a União Soviética impediu os contactos terrestres entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental tentando assim levar os ex-aliados a abandonar a cidade.

Esta rivalidade levou ao clima de Guerra Fria.

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi o período de tensão politica e militar que se estabeleceu entre os EUA e a URSS, cada um acompanhado pelos seus aliados. Este período iniciou-se pouco depois do termo da II Guerra Mundial e prolongou-se com maior ou menor tensão, até 1991.

guerra-friaEstes dois blocos competiam na quantidade e qualidade do seu armamento, incluindo grandes arsenais nucleares que contribuíram para o “equilíbrio de terror”(situação na qual duas superpotências se ameaçam mas onde a guerra direta evitada devido á enorme capacidade destrutiva do adversário. Esta competição alargou-se á exploração espacial  e foi apoiada pela disputa cultural e por serviços de espionagem, tais como a CIA e o KGB.

Quais foram os momentos mais conflituosos da Guerra Fria?

Além do bloqueio de Berlim diversos acontecimentos agravaram o clima de Guerra Fria:
  • A Guerra da Coreia, tendo a União Soviética apoiado á Coreia do Norte e os EUA a Coreia do Sul. A guerra terminou em 1953 e as fronteiras regressaram ao paralelo 38.
  • A Guerra do Vietname na qual a União Soviética apoiou os vietnamitas e os EUA apoiaram a França que colonizava a região.
  • A crise dos misseis em Cuba. Nesta ilha triunfou, em 1959, uma revolução pelos ideais socialistas, esta revolução despertou a oposição dos EUA que apoiaram uma revoltada fracassada contra o Novo Governo. EM consequência Fidel Castro aproximou-se da União Soviética que instalou misseis nucleares em solo cubano. O presidente Jonh F. Kennedy ameaçou Cuba e a URSS de guerra conseguindo a retirada dos misseis em 1962.
  • Também existiu disputas na Guerra civil de Angola, na Guerra do Afeganistão, no Golpe de Estado iraniano, na ocupação americana da República Dominicana, na Guerra Civil da Etiópia, etc.



7 Visualizações 04/06/2019