O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Molécula (Resumo)

Resumo do trabalho

Trabalho sobre moléculas: o que é uma molécula; classificação das moléculas; Fórmulas químicas das moléculas...


O que é uma Molécula

As moléculas são grupos de átomos (dois ou mais) que estão ligados quimicamente entre si. As moléculas são eletricamente neutras e são uma das unidades estruturais que constituem a matéria.

As moléculas podem ser classificadas de acordo com o número de átomos que a constituem:

  • diatómicas (2 átomos): exemplo: dioxigénio, formado por dois átomos de oxigénio (o gás que os seres vivos consomem na respiração);
  • triatómicas (3 átomos): exemplo: dióxido de carbono, formado por um átomo de carbono e dois átomos de oxigénio (o gás libertado no processo de respiração);
  • tetratómicas (4 átomos): exemplo: Amónia, constituído por um átomo de nitrogénio e três átomos de hidrogénio;
  • poliatómicas (mais de 4 átomos): exemplo: metano, constituído por um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogénio;
  • macromoléculas (milhares de átomos): exemplo: polietileno, constituído por milhares de átomos de carbono e hidrogénio.

Fórmulas químicas das moléculas

As fórmulas químicas são representações simbólicas das moléculas e são formadas pelos símbolos químicos dos elementos químicos presentes na molécula e pelo número de átomos de cada elemento químico (o qual é escrito em índice). Por exemplo, a fórmula química da água é H2O, em que H é o símbolo do Hidrogénio, O símbolo do Oxigénio e 2 (colocado como índice do símbolo H) é o número de átomos de Hidrogénio existentes na molécula. Assim, podemos concluir que a molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio (nota: quando o número de átomos é um, não é necessário colocar o algarismo 1).

H2O



25 Visualizações 19/06/2019