Sistema Solar

Sistema Solar

 

O nosso sistema solar é composto por uma estrela (o Sol), por nove planetas e por numerosos cometas, asteróides e meteoróides.

 

 

 

Ver Mais

Cantinho > Estudo do Meio

Sistema Solar

 

O nosso sistema solar é composto por uma estrela (o Sol), por nove planetas e por numerosos cometas, asteróides e meteoróides.

Planetas

Os nove planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. O maior de todos é Júpiter que sozinho tem mais massa do que todos os outros planetas juntos. O menor de todos é Plutão, planeta que é também o mais distante do Sol. O planeta que está mais próximo do Sol é Mercúrio.

Cometas, Asteróides e Meteoros

Os cometas são corpos celestes pequenos compostos por uma mistura de grãos de poeira e de gases congelados. As suas órbitas em torno do Sol são muito elípticas, o que significa que se aproximam muito do Sol para depois se voltarem a afastar no espaço, por vezes muito para lá da órbita de Plutão. A estrutura varia muito de cometa para cometa mas todos possuem um núcleo pequeno (geralmente com menos de 10 Km de diâmetro) e uma coroa à volta desse núcleo. Ao núcleo e coroa é dado o nome de cabeça do cometa. Quando os cometas se aproximam do Sol surgem caudas luminosas com milhões de quilómetros.

Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos mas são pequenos demais para poderem ser considerados planetas. O maior dos asteróides é Ceres que tem um diâmetro de cerca de 1000 km, mas a maioria deles tem a dimensão de de pequenas pedras. Existem asteróides deste o interior da órbita da Terra até para lá da órbita de Saturno, mas a grande maioria estão dentro de uma cintura que existe entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Alguns asteróides atingiram a Terra em tempos passados tendo provocado crateras que ainda hoje podem ser observadas.

Os meteoros são minúsculos corpos celestes, geralmente resíduos deixados por cometas nas suas viagens em torno do Sol. São do tamanho de pequenos grãos de areia e pesam apenas algumas gramas. Quanto os meteoros atravessam a atmosfera da Terra ganham brilho provocado pelo atrito com a atmosfera causando um espetáculo muito bonito. É devido a este brilho que os meteoros são conhecidos por estrelas cadentes.