|
Apontamentos e Resumos de Ciências Naturais - 9º Ano |
|
|
Desflorestação Autores: Joana Sara Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 28/10/2013 Apresentação: Apontamentos sobre a desflorestação, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Remoção de grandes porções de Floresta anterior à sua substituição por outras utilizações do solo, o chamado abate de árvores. Causas Exploração de minas de pedreiras e de petróleo; Desflorestação comercial; Economia; Agricultura intensiva; Causas naturais, como os fogos e ciclones; Construção de barragens, túneis e estradas; Conversão dos solos em pastagens para manadas de gado Consequências de desflorestação Poluição Modificação das paisagens Desaparecimento de culturas Desertificação Desimpedimento de vastas áreas para colonização Diminuição da biodiversidade Aquecimento global do planeta Soluções . Conservar a biodiversidade . Criação de mais espaços verdes . Não destruir habitats . Reduzir emissões de CO2 Extinção de Espécies É o processo mais ou menos gradual do desaparecimento de espécies, tanto vegetais como animais. Considera-se uma espécie extinta quando o último elemento daquela espécie morre. As principais causas de extinção são: A destruição dos habitats; A poluição dos seus solos; Poluição da atmosfera; Consequências da extinção de espécies A perda de biodiversidade; A diminuição do número de recursos naturais existentes na natureza e de alimento; O aumento da incapacidade de auto-regulação dos ecossistemas pela falta de seres vivos e a aceleração da extinção de outras espécies, bem como a alteração das cadeias alimentares. Como travar a extinção de espécies A criação de reservas naturais e a procriação em cativeiro seguida da libertação das crias em áreas protegidas.
Poluição atmosférica em Portugal Em Portugal, os problemas da qualidade do ar não afetam o território de uma forma sistemática, encontrando-se localizados em algumas áreas onde é maior a concentração urbana e a presença de grandes unidades industriais (Sines, Setúbal, Barreiro-Seixal, Lisboa, Estarreja e Porto). Causas A poluição do ar resulta fundamentalmente da produção de gases e de partículas sólidas provenientes: . Da atividade industrial; . Dos lares domésticos; . Dos veículos motorizados; . Da alteração de matéria orgânica; . Queimadas de lixos; . Incêndios; Consequências
A poluição atmosférica
(degradação da qualidade do ar) nas grandes cidades está a afetar
seriamente o ser humano. Em Portugal o cenário não é dos melhores,
nomeadamente nas cidades, como: Sines, Setúbal, Lisboa, etc. . Afeta a segurança; . Compromete as culturas; . Corrói os edifícios; . Altera o ambiente: aumento da temperatura na superfície terrestre; . Afeta o bem-estar; . Afeta a saúde: dores de cabeça, vertigens, irritação nos olhos, nariz e garganta, ou mesmo contribuir para o agravamento de algumas doenças(asma) Soluções . Estabelecimento de limites de qualidade ambiental; . Definição de normas de emissão; . Licenciamento das fontes poluidoras; . Incentivo à utilização de novas tecnologias; . Utilização de equipamento de redução de emissões (por exemplo os catalizadores nos automóveis e a utilização de equipamento de despoluição de efluentes gasosos nas indústrias); . Controlo dos locais de deposição de resíduos sólidos, impedindo os fogos espontâneos e a queima de resíduos perigosos; . Utilização de redes de monitorização da qualidade do ar; . Incentivo à florestação; . Estabelecimento de Planos de Emergência para situações de poluição atmosférica graves; . Criação de serviços de informação e de auxílio às populações sujeitas ou afectadas pela poluição atmosférica. O que causa o Buraco do Ozono? Os poluentes da camada de ozono são os CFC (clorofluorcarbonetos) que, devido à sua composição química, reagem facilmente com o ozono provocando a destruição da camada.
Como se forma o Buraco do Ozono? Quando os raios ultravioleta atingem a camada de ozono, muitos deles são refletidos. Os CFC lançados para a atmosfera sobem até à camada de ozono. Aí, as ligações moleculares são rompidas pela acção dos raios UV, ficando o cloro livre. O cloro destrói as ligações moleculares do ozono, o que deixa esta camada fragilizada e destruída, dando assim origem ao buraco do ozono que permite que as radiações ultravioletas atinjam a Terra. Consequências O buraco do ozono permite que as radiações ultravioletas atinjam a Terra e este fenómeno traz algumas consequências que prejudicam o Homem e o meio onde este habita.
No ser Humano Irritação dos olhos; Irritação das vias respiratórias; Perturbações respiratórias nos mais débeis; Diminuição da resistência imunológica, ou seja, ficamos mais desprotegidos contra vírus e bactérias; Cancro de pele.
Nas plantas Provoca a redução da fotossíntese (acção desenvolvida pelas plantas com clorofila (verdes), que consomem dióxido de carbono (CO2) e libertam oxigénio (O2).
No ambiente Aquecimento global; Secas, o que mudara a vida dos agricultores; O degelo global que terá como consequência o aumento do nível do mar; Extinção de várias plantas e animais; Ainda se podem descobrir mais e piores; Bibliografia http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ar/mais-informacao-1/alteracoes http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/713/documentos/805/o3%202pdf.pdf http://desflorestamento.blogspot.pt/ http://desflorestacao83.blogspot.pt/ http://www.infopedia.pt/$desflorestacao Outros Trabalhos Relacionados
|
|