|
Apontamentos e Resumos de Ciências Naturais - 9º Ano |
|
|
Sistema Respiratório Autores: Francisca Paulos Escola: Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros Data de Publicação: 28/10/2013 Apresentação: Apontamentos sobre o sistema respiratório, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Conhece a constituição do sistema respiratório Pulmões: . Limitados pelo esterno, diafragma e coluna vertebral. . Estão divididos em dois lobos (pulmão direito 3, pulmão esquerdo 2). . Revestidos por uma dupla membrana – pleura - que facilita a aderência e o escorregamento dos pulmões na caixa torácica, facilitando os movimentos respiratórios. Vias respiratórias: estabelecem comunicação com o exterior. Fossas nasais: . Filtram o ar através dos pêlos e cílios. . Aquecem o ar através dos capilares sanguíneos. . Humidificam o ar através das glândulas mucosas. . Comunicam com o exterior através das narinas. Faringe: Permite a passagem do bolo alimentar (sistema digestivo) e a passagem do ar para a faringe (sistema respiratório). Esta dupla função é controlada pela epiglote. Laringe: . Formada por tecido muscular e cartilagíneo. . É nela que se encontram as cordas vocais e a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias respiratórias. Traqueia: Situa-se à frente do esófago e é constituída por anéis de cartilagem incompletos. Brônquios: . Resultam da bifurcação da traqueia. . Constituídos por anéis de cartilagem completos. . Designam-se bronquíolos quando atingem 0,5-1 mm de diâmetro. Alvéolos pulmonares: . Eficácia nas trocas de gases respiratórios devido à grande área, fina espessura da parede e à densa rede de vasos capilares. . São pequenas câmaras esféricas onde ocorrem as trocas gasosas. . São formados por uma camada de células e são revestidas por capilares sanguíneos e linfáticos.
Compreende os mecanismos de ventilação pulmonar . A ventilação pulmonar é indispensável para a realização das trocas gasosas ao nível dos alvéolos pulmonares, uma vez que a deslocação dos gases se deve à diferença de pressão. O deslocamento dos gases devido às diferenças de pressão denomina-se difusão. A renovação do ar nos pulmões é assegurada por um processo mecânico, a ventilação pulmonar, que permite a entrada de ar nos pulmões, a inspiração, e a saída de ar dos mesmos, a expiração. . São os músculos intercostais e o diafragma que originam os movimentos da caixa torácica. . A elasticidade do tecido pulmonar e a presença da pleura permitem que os pulmões acompanhem passivamente o movimento da caixa torácica. . Em suma, são as diferenças de pressão entre o ar atmosférico e o interior pulmonar que possibilitam a realização da inspiração e da expiração. Inspiração: . O diafragma contrai e desce; os músculos intercostais contraem. . As costelas e o esterno sobem, o que faz com que os pulmões se distendam. . A caixa torácica aumenta de volume e a pressão intrapulmonar diminui. . O ar entra nos pulmões. Expiração: . O diafragma relaxa e sobre; os músculos intercostais relaxam. . As costas e o esterno descem, o que faz com que os pulmões se contraiam. . A caixa torácica diminui de volume e a pressão intrapulmonar aumenta. . O ar sai dos pulmões para o exterior. Compreende a importância da hematose Hematose pulmonar: . São trocas gasosas que ocorrem ao nível dos alvéolos pulmonares através das quais o sangue venoso é transformado em sangue arterial. . O conjunto dos capilares forma uma rede enorme. . O sangue circula lentamente. . A diferença de pressão dos gases ao nível celular é muito significativa. Hematose celular: . São trocas gasosas que ocorrem ao nível das células dos órgãos através das quais o sangue arterial passa a sangue venoso. . Ocorre durante a circulação sistémica. Conhece as principais doenças que afetam o sistema respiratório Cancro pulmonar: as células que revestem os brônquios engrossam e aparecem as células atípicas nos alvéolos. . Asma: doença na qual ocorrem episódios de obstrução dos brônquios. Pode ser provocada por respostas alérgicas ao pólen, poeira, etc. . Bronquite: doença inflamatória dos brônquios provada por substâncias irritantes como o tabaco. . Pneumonia: infeção do tecido pulmonar causada por, por exemplo, bactérias. . Tuberculose: infeção causada por um bacilo que destrói os alvéolos.
Atitudes preventivas da saúde do sistema respiratório: . Privilegiar as zonas arborizadas. . Praticar exercício físico ao ar livre. . Não fumar. . Evitar a poluição atmosférica.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|