Início » Apont. e Resumos » Física » 11º Ano

Apontamentos e Resumos

de Física - 11º Ano

 

Tipos de Energia

Autores: Filipa Valente

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 28/01/2013

Resumo do Trabalho: Resumo/Apontamentos sobre os Tipos de Energia, realizado no âmbito da disciplina de Física (11º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Tipos de Energia

Após a Segunda Guerra Mundial, começaram a construir-se centrais nucleares, para a resolução das necessidades energéticas mundiais. O custo de produção de electricidade baixou e a energia era abundante e barata.

A fonte de energia utilizada nas centrais nucleares é, sobretudo, o urânio enriquecido. O processo de obtenção da energia nuclear denomina-se por fissão dos núcleos dos átomos de urânio que ao serem bombardeados com neutrões, se tornam instáveis e se dividem em dois átomos mais leves. Neste processo liberta-se energia e novos neutrões que tornam possível uma reacção em cadeia.

As principais aplicações desta energia são:

. Obtenção de energia eléctrica;

. Produção de radisótopos utilizados na industria alimentar e em medicina (radioterapia)

. Agricultura;

. Pecuária;

. Fabrico de armas nucleares (bombas atómicas).

 

A acção biológica das radiações ionizantes provoca doenças cancerígenas e destrói o sistema imunológico. A poluição atmosférica causada pelas substâncias radioactivas libertadas em acidentes nucleares é a causa de muitas doenças mortais.

Apesar disto, prevê-se que num futuro próximo uma contribuição mais acentuada da energia nuclear na produção de energia eléctrica, nomeadamente através do desenvolvimento da tecnologia de fusão nuclear, a qual tem a vantagem de produzir resíduos menos perigosos.

As inovações tecnológicas e o desenvolvimento cientifico permitiram encontrar soluções para a crise energética através de fontes inesgotáveis de energia - fontes de energia renováveis.

As energias renováveis dependem, directa ou indirectamente, do Sol como “fonte” primária de energia e a sua utilização não conduz ao seu desaparecimento como recurso energético. As fontes renováveis de energia são difíceis de captar e de controlar. No entanto, são abundantes e não poluentes. Embora a instalação inicial comece por ser cara, o investimento inicial acaba por ser recuperado. Podem ser utilizadas perto do local de produção de energia secundária obtida.

Energia geotérmica

A energia geotérmica tem origem na actividade interna da Terra, provindo o calor terrestre, em grande parte, da desintegração de elementos radioactivos presentes nas camadas mais profundas do planeta. Este calor proveniente do interior da Terra, é uma opção para minimizar a crise energética.

As fumarolas, os geyseres, as nascentes de água e os vulcões são manifestações desta fonte de energia. As suas principais utilizações são:

. Fins medicinais;

. Aquecimento de edifícios (ambiente e águas sanitárias) e de estufas e secagem de produtos industriais e agrícolas;

. Produção de corrente eléctrica.

A energia geotérmica tem como vantagens ser uma fonte de energia praticamente inesgotável. No entanto, o aproveitamento deste recurso energético só é possível onde a água subterrânea está a uma temperatura elevadíssima, o que apenas acontece nas regiões vulcânicas.

Energia hídrica

A energia da água pode ser aproveitada recorrendo a modernos recursos da ciência e da tecnologia. Para isso constroem-se barragens hidroeléctricas para produzir electricidade. Em Portugal, os recursos hídricos são abundantes e estão distribuídos por quase todo o território.

Tem como vantagem ser praticamente inesgotável e não provoca poluição ambiental. No entanto, apenas se pode explorar em regiões onde haja cursos de água, exige custos de exploração elevados e provoca alterações no meio ambiente.

Energia eólica

O vento é uma fonte inesgotável de energia económica e inofensiva para o ambiente. Em Portugal a energia eólica aplica-se em pequenos sistemas autónomos para produção de electricidade, por vezes associados a sistemas fotovoltaicos para fornecimento de energia a habitações e sistemas de telecomunicações.

Tem como vantagem ser uma tecnologia relativamente económica, podendo ser explorada em regiões isoladas. No nosso país, a sua implementação poderá contribuir para o cumprimento do Protocolo de Quioto. No entanto, provoca poluição sonora e degrada a paisagem. Também só pode ser implementada em zonas com ventos fortes e constantes.

Energia solar

O Sol é uma fonte inesgotável de energia à escala da vida humana. Esta energia pode ser utilizada para produzir electricidade através de painéis fotovoltaicos e produzir calor a partir de colectores solares.

Esta energia é praticamente inesgotável. No entanto, não é possível explorar este recurso energético em regiões com baixa incidência de radiação solar.

Energia da biomassa

A matéria vegetal armazena energia química através da fotossíntese. E energia acumulada nos combustíveis tradicionais lenha) e industriais, resíduos de desbaste, podas e abate final de florestas, pode ser aproveitada para produção de electricidade ou para aquecimento. Em Portugal, apenas têm sido aplicados à escala piloto em transportes urbanos.

Tem a desvantagem de produzir poluição ambiental, além de constituir perigo para a camada de ozono.

Energia do mar

É possível aproveitar a energia das ondas para produzir electricidade e a energia das marés pode ser aproveitada para centrais eléctricas que funcionem sob a acção da água dos mares. Ambas as energias não provocam poluição ambiental e possuem custos elevados de produção.

Energia do biogás

O biogás é o gás combustível que resulta da decomposição dos detritos animais e vegetais em meios anaeróbio. Da fermentação destes detritos vegetais liberta-se CO2 e CH4 e outros gases que constituem biogás combustível. Pode ser utilizada para aquecimento de instalações agrícolas e estufas, iluminação, bombagem de água, etc.

Esta forma de energia provoca poluição ambiental e degrada a paisagem.

A energia é necessária ao desenvolvimento dos diferentes sectores da actividade humana, assim, a energia eléctrica produzida nas centrais é transferida para indústrias, escolas, hospitais, casas, etc. Em todos estes sectores há transferências e transformações de energia.

A energia envolvida em qualquer processo transfere-se da fonte para um ou mais receptores. Nestes, a energia pode ser transformada noutro tipo de energia, de modo a ser utilizada de forma útil.

Há sempre energia dissipada (degradada) que corresponde à quantidade de energia trocada com o meio ambiente e que não é usada para o fim pretendido. Por exemplo, no funcionamento de um fogão eléctrico parte de energia transferida é dissipada como forma de calor.

Perante o continuo avanço tecnológico, a sociedade está consciente da necessidade de utilizar os recursos energéticos de uma forma racional, sem causar impactos ambientais que ponham em risco o futuro da Humanidade.

As fontes de energia desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico de um país, contribuindo também para a conservação do ambiente. É importante investir cada vez mais em fontes de energia alternativas menos poluentes, como as energias renováveis.

É importante sensibilizar os cidadãos no sentido de saberem poupar os recursos energéticos. Para isso é conveniente:

. Isolar as casas termicamente;

. Racionalizar o aquecimento das casas e outros edifícios;

. Aproveitas a luz do dia, desligando as lâmpadas;

. Viajar em transportes públicos;

. Utilizar lâmpadas de baixo consumo;

. Usar produtos reciclados.

A nível nacional é necessário tomar medidas mais eficientes que conduzam a uma poupança dos recursos energéticos, como por exemplo:

. Utilização de combustíveis alternativos;

. Aproveitamento de subprodutos, por exemplo, provenientes da industria da madeira;

. Reflorestação;

. Reutilização: permite poupar não só as matérias-primas como os recursos energéticos durante a transformação até à obtenção do produto final.

. Reciclagem;

. Co-geração: consiste na produção simultânea de energia eléctrica e de calor a partir da mesma fonte.

 

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Apont. e Resumos » Física » 11º Ano