|
Apontamentos e Resumos de Geografia - 10º Ano |
|
|
Acidentes no Litoral Autores: Carlos Filipe Costa Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 12/12/2011 Apresentação: Resumo/Apontamentos sobre os Acidentes no Litoral e da Evolução de uma Arriva, realizado no âmbito da disciplina de Geografia (10º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
ACIDENTES DO LITORAL 1. A “ria” de Aveiro é um tipo de costa resultante da acumulação de sedimentos de origem marinha e fluvial que formam cordões de areia, originando pequenas lagoas cujo isolamento não é total.
2. O tômbolo de Peniche é uma pequena península que resultou da acumulação de sedimentos de origem marítima e fluvial, num mar pouco profundo, entre o antigo litoral e uma pequena ilha.
3. O estuário do Tejo é um dos maiores da Europa Ocidental e estende-se desde a Barra de S. Julião / Bugio até Muge. A parte montante do estuário apresenta vários canais e ilhas; a jusante, o estuário alarga e é rodeado de sapais, onde se situa a Reserva Natural, que é um importante habitat de aves migratórias. O estuário termina num canal profundo e estreito, entre Lisboa e Almada. 4. A costa de Faro é uma costa do tipo “lido” – formou-se por um processo semelhante ao da “ria” de Aveiro, mas os cordões de areia vão aumentando e vão progressivamente isolando lagoas.
EVOLUÇÃO DE UMA ARRIBA O litoral está em lenta mas constante transformação. As costas altas têm tendência a recuar e as dimensões das praias também variam. . A acção de desgaste do mar vai originar a formação de cavernas na base da arriba, entre os níveis da maré alta e da maré baixa (fases 1 e 2); . Estas cavernas vão-se tornando maiores e, quando a parte superior da arriba fica sem apoio suficiente, acaba por cair (fase 3);
. A arriba recua e, no seu lugar, ficam blocos resultantes do seu desmoronamento (fase 4); . Com o decorrer do tempo, esses blocos vão-se desgastando e acaba por se formar, entre a nova arriba e o mar, uma superfície quase plana – a plataforma de abrasão (fase 5); . Esta plataforma pode aumentar, dando lugar a uma praia e impedindo o mar de atacar a nova arriba. Quando a arriba já não pode ser atacada pelo mar designa-se por arriba fóssil (fase 6).
Outros Trabalhos Relacionados
|
|