|
Apontamentos e Resumos de Matemática - 12º Ano |
|
|
Limites e Funções (parte 1) Autores: Ana Tavares Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 28/10/2013 Apresentação: Apontamentos sobre limites e funções, realizado no âmbito da disciplina de Matemática (12º ano). Ver Apontamento/Resumo Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Conceito e Propriedades NOÇÃO INTUITIVA Quando estudámos as funções logarítmica e exponencial vimos que, por exemplo,
A segunda expressão significa que, podemos tomar valores da função tão próximos de zero quanto se queira, tomando valores de cada vez maiores (o que traduzimos por ). Estas noções intuitivas são fáceis de compreender, em particular, se tivermos o auxílio de um gráfico para visualizar o comportamento da função. LIMITE NUM PONTO (noção intuitiva) A função de domínio tem a seguinte representação gráfica:
Qual é o comportamento da função quando toma valores muito próximos de 2? Observe-se a tabela seguinte obtida com uma máquina calculadora:
Parece que, quanto mais próximo de 2 estiver , mais próximo de 6 está .
De facto, podemos tomar o valor de tão próximo de 6 quanto queiramos, escolhendo valores de suficientemente próximos de 2. Dizemos então que o limite da função quando tende para 2 é 6 e escrevemos
Na situação anterior o limite da função quando tende para 2 coincide com o valor da função nesse ponto, mas isso nem sempre acontece. Aliás, é de notar que pode existir o limite de uma função quando tende para um número e esse número não pertencer ao domínio da função, . Vejamos os seguintes exemplos:
Repare-se que o limite de uma função quando tende para um número não depende do valor da função nesse ponto. O limite, se existir, depende apenas do valor da função quando toma valores muito próximos de , mas não iguais a . Passemos agora à definição de limite num ponto, de modo mais rigoroso: A expressão significa que para todo o existe um tal que, se então Ou ainda, Para todo o intervalo , é possível encontrar um número positivo tal que, se estiver a uma distância de inferior a – isto é, – então, toma valores apenas no intervalo .
LIMITES LATERAIS NUM PONTO (noção intuitiva) De modo análogo podemos definir os limites laterais. Voltando ao exemplo da função , de domínio , verificamos graficamente que o valor da função pode estar tão próximo de 6 quanto queiramos, escolhendo para isso valores de suficientemente próximos e inferiores a 2. Dizemos então que o limite da função quando tende para 2, por valores inferiores a 2 (ou à esquerda de 2) é 6 e escrevemos
A notação significa que o valor de tende para por valores inferiores (à esquerda de ); e a notação significa que o valor de tende para por valores superiores (à direita de ).
UNICIDADE DO LIMITE O limite de uma função, quando existe, é único. Considere agora as seguintes situações: Situação 1:
Poderemos afirmar que há limite quando ?
Situação 2:
Poderemos afirmar que existe limite quando ?
RELAÇÃO ENTRE LIMITES LATERAIS E LIMITE O limite de uma função quando tende para existe se, e apenas se, existirem os limites laterais da função nesse ponto e forem iguais.
Casos particulares: Se a função estiver definida apenas à direita de então,
Se a função estiver definida apenas à esquerda de então,
Aplique: Para cada uma das funções representadas graficamente, indique o valor dos limites laterais quando e se existe o limite da função quando tende para o mesmo valor.
TÉCNICAS PARA O CÁLCULO DE LIMITES Limites de funções particulares: 1. Limite da função constante:
2. Limite da função identidade:
y=3 y=x
Exemplos:
Muitas funções podem ser expressas como somas, diferenças, produtos e quocientes de outras funções, pelo que é útil conhecer algumas regras operatórias com limites. Regras operatórias com limites
Sejam e dois números reais tais que
Então,
Exemplo 1:
Repare que, na prática, o limite da função polinomial é igual ao valor da função no ponto 3, pois .
Exemplo 2:
Repare que, tal como no caso anterior, o limite da função racional é igual ao valor da função no ponto 2, pois
Limite de uma função polinomial O limite de uma função polinomial quando tende para é igual ao valor da função nesse ponto.
Limite de uma função racional O limite de uma função racional quando tende para é igual ao valor da função nesse ponto.
Calcule:
LIMITES QUE ENVOLVEM INFINITO Voltemos ao exemplo da função racional , de domínio .
Qual é o comportamento da função quando toma valores muito grandes? Observe-se os valores da tabela:
Neste caso verificamos que se torna de cada vez mais próximo de 3. Sempre que nos é possível tomar uma função tão próxima de 3 quanto queiramos, escolhendo, para tal, valores de suficientemente grandes, escrevemos
De um modo mais rigoroso, a expressão
significa que para todo o , existe um tal que, se então ou ainda, que por mais pequeno que seja o número considerado, existe sempre um valor do domínio a partir do qual a função toma valores apenas no intervalo .
Também podemos escrever uma vez que é possível tomar a função tão próxima de 3 quanto queiramos, escolhendo para valores negativos muito grandes.
À semelhança do caso em que tende para um número real , podemos estabelecer regras operatórias com limites que envolvam o infinito. Em particular, temos Regras operatórias com limites Sejam e dois números reais tais que
Então,
Outros Trabalhos Relacionados
|
|