Início » Textos de Apoio » Geologia » 12º Ano

Textos de Apoio

Geologia - 12º Ano

 

A Terra antes do Aparecimento do Homem

Autores: Henrique Santos

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 16/09/2011

Resumo do Trabalho: Textos de Apoio sobre a Terra antes do aparecimento do homem, Paleoclimas e o impacto da dinâmica listosférica nas mudanças climáticas,realizado no âmbito da disciplina de Geologia (12º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

A Terra antes do Aparecimento do Homem

1 – A Terra antes do aparecimento do homem. Paleoclimas e o impacto da dinâmica listosférica nas mudanças climáticas.

1.1 – Paleoclimas

Periodos glaciários e inter-glaciários – O período glaciar é um período prolongado de clima frio durante o qual se verifica um crescimento generalizado da área da superfície coberta por glaciares e calotes de gelo. O período inter-glaciário é um período compreendido entre duas glaciações, durante este período a temperatura da terra aumenta e os glaciares e as camadas de gelo diminuem de área.

Factores que influenciam as variações climáticas - Devido às influências gravitacionais dos outros planetas do sistema solar ao longo dos tempos milenares vão-se modificando ciclicamente diversos parâmetros astronómicos do movimento terrestre como sejam:

1 - Precessão dos equinócios: - É variável, ao longo do tempo, a relação entre o instante dos equinócios e dos solstícios relativamente ao instante de maior ou menor distância da Terra ao Sol;

2 - Excentricidade da órbita: - É variável, ao longo do tempo, a forma ligeiramente elíptica da órbita terrestre;

3 - Obliquidade do eixo: - É variável, ao longo do tempo, a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à eclíptica.

A combinação dos três ciclos de variação destes parâmetros, com as suas diferentes periodicidades e intensidades, produz variações complexas entre a quantidade de radiação solar interceptada em cada latitude e em cada estação do ano.

Milankovitch assume que a energia solar incidente globalmente na Terra durante um ano inteiro é sempre a mesma, excepto nas mudanças de excentricidade em que admite um pequeno desvio. A variação importante reside na diferente repartição sazonal da energia em cada hemisfério, ao mesmo tempo que vão variando as características da órbita ao longo dos anos. É de interesse registar que cada um dos três ciclos de Milankovitch pode provocar efeitos climáticos diferentes em cada latitude do planeta.

Impactos cósmicos – o impacto na Terra de grandes corpos celestes pode levantar uma tal quantidade de poeiras que se torna impossível a entrada de luz solar na atmosfera, o que provoca um arrefecimento do planeta.

Actividade vulcânica – Imensas e gigantescas erupções vulcânicas por todo o Planeta nprojectariam enormes quantidades de poeiras para a atmosfera, o que impediria a entrada de luz solar no Planeta.

Inversões magnéticas – As inversões magnéticas são consideradas um possivel desencadeador de alterações climáticas. Durante uma inversão o campo magnético fica debilitado, desta forma os raios cósmicos penetram na troposfera provocando a formação de nuvens, e consequentemente a descida de temperatura.

Disposição dos continentes – A disposição dos continentes influencia de grande forma a temperatura global. Se as terras emersas se concentrarem em latitudes mais baixas a temperatura tende a ser mais quente, porque os oceanos conservam o calor solar. Mas se ocorrer precisamente o inverso a temperatura vai diminuir.

Alterações das correntes marítimas – Por vezes as correntes marítimas sofrem alterações de temperatura e de percurso.

Glaciares – Formado por acumulações de gelo, que quando a base se fundiu começou a movimentar-se. Este tipo de deslocamento e muito lento.

Inlandsis – É um manto de gelo que cobre mais de 50 000 km2 de terreno. Actualmente só existem dois mantos de gelo, na Antárctida e na Gronelândia. Os Inlandsis são maiores que os glaciares.

Ablação – É a destruição de glaciares devido a radiação solar.

Erosão glaciar – Ocorre com a combinação de dois processos:

. Arracamento

. Abrasão

Arrancamento – corresponde ao levantamento, incorporação na massa de gelo e remoção de fragmentos litológicos.

Moreias – São depósitos que ocorrem na superfície da massa de gelo.

Abrasão – Lixamento das rochas pelas quais o gelo passa.

Blocos erráticos – Blocos que se encontram instáveis no alto de grandes vertentes de um glaciar acabam por cair sobre a língua glaciária, sendo deslocados para muito longe do seu local de origem.

Tilito – Detritos provenientes do processo de fusão de um glaciar. Caracterizam-se pela sua heterogeneidade granulométrica, e tendo ao mesmo grandes blocos. Estas matérias ao sedimentar e litificar, originam uma rocha dura.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Textos de Apoio » Geologia » 12º Ano