|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Biologia - 10º Ano |
|
|
Principais Jazidas de Dinossauros em Portugal Autores: Irís Ribeiro Escola: Escola Secundária Manuel da Fonseca Data de Publicação: 09/05/2010 Resumo do Trabalho: Trabalho escolar sobre as principais jazidas de dinossautos existentes em Portugal, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Lourinhã: A maior parte das jazidas de dinossauros situam-se na costa do concelho da Lourinhã, na praia de Caniçal, Paimogo e Consolação nas arribas e nas falésias junto ao mar. Nestas praias são visíveis vários processos geológicos, por exemplo, uma arriba estratificada, onde foram encontrados fósseis de dinossauro, que poderão ser observados no Museu da Lourinhã. A norte de Paimogo foi descoberto, em 1993, um ninho de ovos de dinossauro, que é o maior ninho jurássico do mundo, o único da Europa que contém ossos de embrião.
Vestígios de dinossauros na região da Lourinhã: Serra de Aire: Pedreira do Galinha A jazida paleontológica de pegadas de dinossauros da Pedreira do Galinha foi descoberta em 1994 por João Carvalho de STEA (Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia), na localidade do Bairro (Concelho de Ourém) em pleno Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros. Contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossauros saurópodes. Na laje calcária onde as pegadas de dinossauros conservaram-se ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos, uma delas com 147m e outra com 142m.
Localização da Pedreira do Galinha: Cabo Espichel: O Cabo Espichel é um local que revela inúmeras marcas dos saurópodes do Jurássico superior: apresenta várias impressões de pés e de mãos muito bem conservadas. Nas arribas entre o Cabo Espichel e a baía dos Lagosteiros existem várias camadas do Jurássico superior com trilhos de dinossauro. A jazida da Pedra da Mua, datada do Jurássico Superior é formada por trilhos de dinossauros saurópodes e a jazida dos Lagosteiros, datada do Cretácico Inferior, na parte superior da arriba que limita a pequena baía dos Lagosteiros, contém um longo trilho de um dinossauro bípede.
Bibliografia
Livros: Enciclopédia Larousse Internet: http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=2310 http://www.sado2000.pt/content/dinossauros-de-espichel-concorrem-a-patrim%C3%B3nio-mundial http://www.ribatejo.com/ecos/ourem/orpatrimonio.html#Jazida%20de%20pegadas%20de%20dinossauro http://www.cm-lourinha.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=b8fc5e5b-6b7f-4dd3-8ba9-92e5addd3cfe http://www.sesimbra.com/patrimonio/p_m.html
Outros Trabalhos Relacionados
|
|