Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 10º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Biologia - 10º Ano

 

Receptores Nervosos

Autores: Raquel Vidinha

Escola: Escola Secundária Dº Inês de Castro - Alcobaça

Data de Publicação: 15/08/2012

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre os Recetores nervosos implicados no processo de equilíbrio, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Receptores Nervosos

 

Recetores nervosos implicados no processo de  equilíbrio.

Recetores Vestibulares e da Visão.

Fusos Neuromusculares Dos Músculos Anti gravíticos.    

Recetores Articulares Da Coluna.

Recetores articulares dos membros inferiores.

 

Recetores nervosos implicados no processo de  equilíbrio.

O que torna possível os seres humanos permanecerem de pé e movimentarem-se no ambiente deve-se a um notável sistema de coleta de informações e integração.

A manutenção do equilíbrio e postura requer informações de milhões de células recetoras que são enviadas para as várias áreas do cérebro onde são processadas. Os grandes centros para este tratamento são o tronco cerebral, o cerebelo (onde muitos dos o movimentos são coordenados), o córtex cerebral (local onde a perceção consciente da posição do corpo e movimentos ocorridos).

As principais áreas recetoras para o Controle da postura e equilíbrio.

A informação que o cérebro usa para orientar o corpo no espaço em situações estáticas e dinâmicas vem de cinco fontes principais:

. O aparelho vestibular nos ouvidos interiores;

. Os olhos.

. Os músculos.

. As articulações.

. Recetores de pressão na pele.

Cada uma destas áreas contém os recetores sensoriais que sinalizam para o cérebro coisas como a posição da cabeça, tensão muscular, posição articular e sensibilidade ao toque.

Img2: Aparelho vestibular ou ouvido interno

Img2: Olho interno

Recetores Vestibulares e da visão:

Os recetores vestibulares estão localizados nos ouvidos internos. Os semi- canais circulares em cada arco lateral do formulário tem três planos diferentes, de modo que eles são capazes de registrar o movimento da cabeça em qualquer direção.

O utrículo e sáculo são estruturas anexas no ouvido interno que registram mudanças na gravidade como um movimento individual.

O aparelho vestibular em humanos tem três funções principais:

. É o primeiro órgão de equilíbrio e, portanto, desempenha um papel importante na sensação subjetiva de movimento e orientação espacial.

. A entrada vestibular para as áreas do sistema nervoso envolvido em controlo do motor provoca ajustamentos da atividade muscular e posição do corpo para permitir a postura isata.

. A entrada vestibular para regiões do sistema nervoso controlar os movimentos dos olhos ajuda a estabilizar os olhos no espaço durante os movimentos da cabeça.

Recetores Articulares Da Coluna:

ARTICULAÇÃO ATLANTOCCIPITAL

. Membrana Atlantoccipital Anterior
(Arco anterior da atlas – borda anterior do forame magno)

. Membrana Atlantoccipital Posterior
(Arco posterior da atlas – borda posterior do forame magno)

Articulação atlanto-occiptal – Condilar – Flexão/Extensão

Articulação atlanto-axial – Pivô – Rotação

Articulação Sacrococcígea

. Esta é uma sínfise entre o ápice do sacro e a base do cóccix, unidos por um disco fibrocartilagíneo.

. Ligamento Sacrococcígeo anterior - fibras irregulares que descem sobre as faces pélvicas tanto do sacro como do cóccix.

. Ligamento Sacrococcígeo posterior - superficial passa da parte posterior da Quinta vértebra sacral par o dorso do cóccix.

. Ligamento Sacrococcígeo lateral – liga um processo transverso do cóccix ao ângulo ínfero-lateral do osso sacro.

. Ligamentos Intercornais – unem os cornos do sacro e do cóccix.

Recetores articulares dos membros inferiores:

Os membros inferiores são compostos por três articulações:

. Articulações do quadril

. Articulações do joelho

. Articulações do tornozelo

Articulações do quadril:

O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, encaixa-se na cavidade acetabular do osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permite os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores.
A articulação é envolvida pela cápsula articular, uma estrutura fibrosa firme e reforçada, revestida internamente pela sinovial, um tecido que produz o líquido que lubrifica e contribui para o baixo desgaste das estruturas articulares.

Articulações do joelho:

O joelho é uma articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela rotula.
 O joelho possui ainda ligamentos que estabilizam a articulação (ligamento colateral lateral, ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior ), auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho em conjunto com os ligamentos e tendões, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

Articulações do tornozelo:

A articulação do tornozelo propriamente dita é um gínglimo (dobradiça) formada pela extremidade distal da tíbia e da fíbula é um ligamento transverso inferior.

Os ossos são ligados pela cápsula articular e pelos seguintes ligamentos: deltóide, talofibular anterior, talofibular posterior e calcaneofibular.

Cápsula Articular - Recobre a articulação. A parte anterior da cápsula é uma camada membranosa larga e fina. A parte posterior da cápsula é muito fina e formada principalmente por fibras transversais.

Ligamento Deltóide - É um feixe triangular, robusto e achatado. Consta de dois feixes de fibras: superficial (fibras tibionaviculares, calcaneotibiais e talotibiais posteriores) e profundo (fibras talotibiais anteriores). Sua principal função é estabilizar a região medial do tornozelo e impedir o movimento de eversão.

Fibras das articulações do tornozelo:
 

Fibras Tibionaviculares - Estão inseridas na tuberosidade do osso navicular e posterior a elas estão unidas a margem medial do ligamento calcaneonavicular plantar.

Fibras Calcaneotibiais - Descem quase perpendicularmente para se inserirem em toda a extensão do sustentáculo do talo do calcâneo.

Fibras Talotibiais Posteriores - Dirigem-se lateralmente para se inserir no lado interno do talo e no tubérculo proeminente em sua face posterior, medial ao sulco para o tendão do flexor longo do hálux.

Fibras Talotibiais Anteriores - Estão inseridas na ponta do maléolo medial e na face medial do talo.

Anexos:


Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 10º Ano