Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 10º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Biologia - 10º Ano

 

A Via Láctea

Autores: Daniela Fernandes

Escola: Instituto Educativo de Souselas

Data de Publicação: 14/04/2010

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a nossa galáxia, a Via Láctea, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (10º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

A Via Láctea

Introdução

Este trabalho de pesquisa tem como objectivo dar a conhecer, a todas as pessoas que o leiam, a Via Láctea.

Pretendo fazer um resumo breve sobre os aspectos mais importantes a relatar.

Desde a formação até à localização do Sistema Solar na Via Láctea falarei em aspectos curiosos e bastante interessantes.

Afinal o planeta Terra é apenas mais um ponto numa imensidão deles ao longo de todo o Universo!

Desenvolvimento

Formação da Via Láctea

A formação da galáxia começou com a contracção de uma nuvem grande de gás e poeira. As primeiras estrelas e aglomerados globulares foram formados numa distribuição irregular e extensa. Muitos astrónomos acham que as primeiras estrelas se formaram muito antes, em pequenos sistemas que depois se fundiram para formar a nossa Galáxia.

A formação do disco deu-se por contracção de parte desta nuvem inicial, assemelhando-se a formação do sistema solar, (mas numa escala muito maior). O disco achatou-se pela rotação rápida que adquiriu. As estrelas formadas no disco então herdaram o movimento de rotação do disco.

A formação de estrelas no halo terminou quando todo o gás e poeira desapareceram para formar o disco. Por isso o halo é formado por estrelas velhas, uma vez que as estrelas jovens, azuis e massivas do halo já fizeram a sua evolução há muito tempo (quando a Galáxia foi formada) deixando para trás só as estrelas de baixa massa que têm vida longa.

Informações sobre a Via Láctea

Idade

13.800.000.000 Anos

Tipo

Espiral Barrada

Nº de Estrelas

200.000.000.000

Dimensão

78500 Anos-luz

Raio

50.000 Anos-luz

Outros Nomes

Galáxia da Terra ou Galáxia Local

Tabela 1 - Dados da Via Láctea

Estrutura da Via Láctea

A estrutura da Via Láctea é formada por seis partes: o núcleo, o bolbo central, o disco, o componente esférico, o halo e os braços espirais.

. Núcleo: o núcleo está situado no meio do sistema, tem a forma de uma esfera achatada e é constituído por estrelas. Tem um diâmetro calculado em cerca de cem mil anos-luz e uma altura de trinta mil anos-luz, sendo uma fonte de intensa radiação electromagnética, provavelmente devido à existência de um buraco-negro no seu centro.

O buraco negro central recebeu o nome de Sagittarius A, a sua massa foi estimada em aproximadamente quatro milhões de vezes a massa do Sol. Em seu redor parece haver indicação da presença de nuvens de gás em rápido movimento.

. Bolbo Central: tem uma forma esférica e é constituído principalmente por estrelas velhas. Esta região da galáxia é rica em elementos pesados.

. Disco: é a parte mais visível da galáxia e, é nesta estrutura sobre a qual repousam os braços da Via Láctea. É constituído pela população mais jovem de estrelas de cor azulada, por nuvens de poeira, gás e por aglomerados estrelares. As estrelas do disco, têm um movimento de translação em volta do núcleo. Todas as estrelas que observamos no céu nocturno, estão localizadas no disco galáctico.

. Componente Esférico: A forma de disco da Via Láctea não é compacta, o centro e o bolbo central configuram uma região chamada de componente esférico. As estrelas compreendidas nesta são estrelas jovens e estrelas velhas, estando distribuídas de forma mais ou menos uniforme. Esta região é envolta pelo Halo.

. Halo: O halo tem uma forma esférica e é constituído por partículas ultra excitadas a alta temperatura, anãs vermelhas, anãs brancas e por aglomerados globulares. O halo, como tal, não é observável opticamente. As estrelas que formam os aglomerados globulares são as mais antigas da galáxia. Por ser o componente menos conhecido da Via Láctea, supõe-se que sua estrutura seja gigantesca. O Halo envolve toda a estrutura visível da galáxia. É sabido, porém, que o halo se estende para além de cem mil anos-luz do centro galáctico.

. Braços Espirais:

Cor

Braços

Ciano

3kpc e Perseus

Violeta

Norma

Verde

Scutum-Crux

Rosa

Carina-Sagittarius

Laranja

Órion (que contém o Sistema Solar e o Sol)

Tabela 2 - Braços da Via Láctea

Localização da Via Láctea

A Via Láctea está inserida no chamado Grupo Local de galáxias que é constituído por cerca de trinta outras galáxias. As principais são a Via Láctea (a mais massiva) e a galáxia de Andrómeda (a de maior dimensão) separadas entre si em cerca de 2.600.000 de anos-luz. Estas duas galáxias espirais gigantes estão em órbita de um centro de massa comum.

As restantes galáxias do Grupo Local são de pequenas dimensões e forma irregular sendo que algumas são satélites quer da nossa galáxia (como as famosas nuvens de Magalhães) quer da de Andrómeda.

A rotação Galáctica

Da mesma maneira que o movimento orbital dos planetas evita com que estes caiam sobre o sol, o movimento das estrelas e nuvens ao redor do centro galáctico faz com que estes fiquem nos seus devidos lugares.

Sem este movimento de rotação, a força de gravidade mútua entre os corpos já teria feito com que o Sol e todos os outros objectos do disco Galáctico tivessem caído sobre o centro Galáctico. O movimento colectivo de estrelas e gás ao redor do centro de uma galáxia é chamado de rotação galáctica.

A Galáxia não gira como um corpo sólido mas sim em rotação diferencial. Isto significa que estrelas a diferentes distâncias do centro Galáctico giram com diferentes períodos.

O Sistema Solar na Via Láctea

Dentro da Galáxia, o Sol é só um ponto minúsculo na totalidade da luz de 100 bilhões de pontos similares. É difícil de se determinar a nossa posição exacta na Galáxia, isso significa que podemos apenas determinar a nossa localização relativa a um único ponto fixo dentro do sistema de estrelas; o Centro Galáctico.

Conclusão

Com a realização deste trabalho consegui tirar algumas dúvidas existentes.

Penso que consegui realizar os objectivos atrás referidos e que consegui fazer um bom trabalho de pesquisa cujo tema me cativou bastante.

Espero ter conseguido ser explícita e ter correspondido a tema proposto.

Bibliografia

http://semanadaastronomia.com/blog/wp-content/uploads/2009/05/vialactea.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_L%C3%A1ctea

http://vialactea.zip.net/images/via-lactea.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_WsWls9ae6cs/Sekwyin4sNI/AAAAAAAAAaY/0xzXXwT_ Sv8/s400/via-lactea-p.jpg

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica /fisico_quimica_trabalhos/vialactea.htm

http://astro.if.ufrgs.br/galax/localgroup.gif

http://www.ussventure.eng.br/LCARS-Terminal_net_arquivos/nave/galaxia.htm

http://www.astro.iag.usp.br/~jatenco/aga215/cap15/cap15.htm

 

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 10º Ano