Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 11º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Biologia - 11º Ano

 

Constituintes da Célula (citoplasma e Citoesqueleto)

Autores: João Chambino, Nuno Soares, Sofia Paiva

Escola: Escola Salesiana de Manique

Data de Publicação: 08/12/2010

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre os constituintes da célula (citoplasma e citoesqueleto), realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Constituintes da Célula (citoplasma e Citoesqueleto)

 

Citoplasma

O citoplasma é o espaço (intra-celular) compreendido entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear (núcleo) nos seres eucariontes, enquanto que nos procariontes o citoplasma é toda a área celular.

O citoplasma desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local onde são armazenadas as substâncias químicas indispensáveis à vida. Aqui, ocorrem as reacções metabólicas vitais (glicólise anaeróbia e síntese proteica).

O citoplasma é constituído por uma massa semi-fluida e coloidal, o hialoplasma. Este é, um componente aquoso (cerca de 80%) composto por iões e macro moléculas como enzimas, hidratos de carbono, sais, proteínas, e uma grande proporção de RNA (ácido ribonucleico).  

O hialoplasma pode variar na sua consistência gelificada, o que depende das condições do meio e da fase de actividade em que a célula se encontra. Quanto mais viscoso é chamado ectoplasma ou citogel, e quanto mais aquoso é denominado endoplasma ou citosol composto por líquido em movimento. As regiões exteriores da célula são mais viscosas que o interior.   

O citoplasma também contém uma componente não solúvel, na qual se encontram dispersos os organelos celulares, que são: mitocôndrias, lisossomas, ribossomas, peroxissomas, vácuolos, citoesquelo, retículo endoplasmático e o aparelho de golgi (estruturas membranares), bem como cloroplastos (células vegetais) e centríolos (células animais).

Apesar de todas as células possuírem citoplasma, as suas características são diferentes das células animais para as vegetais. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume da célula, enquanto que nas células vegetais, este ocupa menos espaço devido a existência de vacúolos de maiores dimensões. 

 

Citoesqueleto

Formado por proteínas filamentosas/tubulares que são responsáveis por manter a forma da célula e auxiliam os movimentos celulares.

Microtúbulos

São os filamentos formados por tubulinas – proteínas que são constituídas por duas subunidades α (alfa) e β (beta). Quando varias tubulinas se ligam – a ponte de uma alfa com uma beta formam filamentos e, treze desses filamentos formam microtubulos – que são as proteínas filamentosas mais grossas e espessas.

Filamentos de Actina

Possuem dois profilamentos que são constituídos por actina (proteína). Quando estes dois profilamentos se entrelaçam formam um filamento – foram proteínas filamentosas finas.

Filamentos intermediários

Têm uma espessura entre os microtubulos e os filamentos de actina – dai o seu nome. Não alteram a sua forma ou tamanho, ao contrário dos filamentos de actina e dos microtubulos que, quando necessário aumentam e diminuem o seu tamanho.

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Biologia e TLB » 11º Ano