|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Biologia - 12º Ano |
|
|
Aterros Sanitários Autores: Jordan Marques, Nuno Relva, Samuel Silva, Henrique Silva. Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 28/06/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre aterros sanitários (o que é, constituição, como funcionam, vantagens e desvantagens, etc...), realizado no âmbito da disciplina de Biologia (12º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Aterro Sanitário O que é: Espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela actividade humana. Nele são depositados resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejectos sólidos retirados do esgoto. De acordo com a legislação, considera-se aterro sanitário uma instalação que tem como objectivo a deposição de resíduos acima ou abaixo da superfície topográfica do solo. Constituição: Por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou reinserido no aterro, causando assim menos poluição. Como funciona um Aterro Sanitário? Os aterros sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos resíduos produzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais. Estes aterros são construídos com critérios ambientais específicos, com vista a protegerem o ambiente (ar, água, terra) da poluição que estes produzem. Existe também uma estação de triagem, ou seja há um maior aproveitamento dos materiais para reciclagem, assim como reduz as quantidades de lixo depositado no próprio aterro. Para além disso, estes fomentam o emprego, combatendo um flagelo da nossa sociedade actual. Por último, este tipo de equipamento, depois de encerrado, poderá ser recuperado paisagísticamente. Os aterros implicam não só a utilização de meios mecânicos, mas também um conjunto de regras essenciais para a sua correcta exploração.
Manutenção do aterro Compreende a compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitorização do sistema de tratamento de efluentes, monitorização topográfica e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio. O lixo é compactado com um tractor, formando uma célula, que será recoberta posteriormente com argila. No final destes procedimentos, o lixo fica protegido da erosão pela parte do vento e da acção de moscas, ratos, baratas e demais organismos que podemos encontrar numa lixeira.
Porquê? Durante muito tempo, os resíduos eram lançados em terrenos baldios, o que originava amontoados a céu aberto, que eram vulgarmente denominados de lixeiras ou vazadouros que, além dos problemas estéticos criados por estas deposições, eram fontes de graves problemas de saúde pública, uma vez que os resíduos eram lançados de forma indiscriminada e sem qualquer monitorização posterior. Existem também uma gama de resíduos muito especial que, devido à sua elevada perigosidade, deve ter um tratamento especial.
Aterros Sanitários Certos aterros têm determinados tipos de lixo, havendo aterros para resíduos sólidos urbanos e outros para industriais; São vedados e o acesso é controlado, o que não se verifica nas lixeiras; Toda a área onde é depositado o lixo está impermeabilizada, para que não haja infiltração no solo; Os resíduos são cobertos diariamente com uma camada de terra para não estragar a paisagem, para evitar os maus cheiros e o aparecimento de certos animais como por exemplo moscas, ratos e/ou baratas. Lixeiras Depositam-se todos os tipos de lixo, sem nenhumas restrições; Qualquer pessoa tem acesso à lixeira e existe livre depósito; Todo o lixo é depositado directamente no solo, o que leva à poluição das linhas de água; Os gases libertados pela fermentação do lixo são emitidos directamente para a atmosfera.
Vantagens dos aterros . Permite uma deposição correcta dos resíduos sólidos urbanos; . Grande capacidade de recepção de resíduos; . Redução de riscos de poluição ambiental; . Evitam a transmissão de doenças, não contaminando as águas e protegendo também o solo e o ar; . Diminuição dos riscos de incêndios; . Fomenta o emprego e protege a qualidade de vida das gerações futuras. Desvantagens dos aterros . Necessita um enquadramento paisagístico adequado; . Tem de haver um controlo rigoroso dos resíduos ali depositados; . As normas cada vez mais restritivas e exigentes, mais a oposição crescente das populações onde tais instalações são construídas, levam a que sejam procuradas outras soluções para o tratamento do lixo; . Acarretam custos muito elevados na sua construção. . É necessário a disponibilidade de grandes áreas para a sua implantação. Outros Trabalhos Relacionados
|
|