Trabalhos de Estudantes  

Trabalhos de Biologia - 12º Ano

 

Ficha do trabalho:

Plasmídeos e Bacteriófagos

Autores: Vanessa Almeida

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 27/11/2012

Resumo: Trabalho sobre Plasmídeos e Bacteriófagos, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (12º ano). Ver Trab. Completo

Classifique este trabalho:

0 visualizações

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos pois só assim
o nosso site poderá crescer.

 

Plasmídeos e Bacteriófagos

Vectores

Plasmídeos e Bacteriófagos

Plasmídeos

Um plasmídeo é um cromossoma bacteriano, uma pequena molécula de DNA de dupla-cadeia que existe nas bactérias, e que pode existir de forma Independente do cromossoma bacteriano, ou seja, pode não fazer parte dele (ser extracromossomal). Isto porque certos plasmídeos codificam a sua própria replicação, e consegue efectuar a sua manutenção em células em mitose.

 

Os plasmídeos classificam-se dependendo das suas características, nomeadamente:

Na sua forma, se são circulares (como no caso da E. coli) ou lineares (como no caso da Borrelia).

Se são conjugativos, ou seja, se contêm no seu genótipo o gene que codifica a sua própria replicação, ou não conjugativos.

Os plasmídeos classificam-se também de acordo com os vários sistemas de controlo, que podem actuar ao nível:

Da replicação, nomeadamente do número de cópias que produzem.

Da Partição ou Manutenção, são os locais de origem de um gene ou conjunto de genes que codificam a replicação. Estes locais de origem já estão muitos deles estudados e já se sabe ao certo as enzimas de restrição a utilizar. Os genes que codificam a replicação não são os únicos que se destacam e cujo seu ponto de origem é estudado, há também genes do tipo:

P.R, ou Factores de resistência os quais conferem resistência a antibióticos, ou simplesmente factores de resistência ao meio (por exemplo: sobrevivem a temperaturas inferiores a 5ºC)

Os Plasmídeos de Virulência, que codificam factores de virulência, como toxinas e enzimas proteolíticas, são factores de infecção e servem muitas vezes para os organismos parasitarem as células.

Plasmídeos Metabólicos genes que codificam uma proteína responsável pela degradação de certos compostos como açúcares ou pesticidas, por conseguinte a célula são capazes de degradar e obter nutrientes de certos compostos.

Plasmídeos Compatíveis e Plasmídeos Incompatíveis

Existe uma grande variedade de plasmídeos mas apesar de estes serem diferentes, podem ter sistemas de regulação iguais, quando isto acontece diz-se que são plasmídeos Incompatíveis. Logo, se uma bactéria englobar no seu interior 2 plasmídeos de sistemas de regulação iguais, quando ela se dividir, as células filhas não farão cada uma cópia de si mesma e os plasmídeos separam-se indo cada um para uma das novas células.

Se por outro lado os seus sistemas de regulação forem diferentes, por exemplo se tivermos numa mesma célula um plasmídeo conjugativo (contém a sua informação de replicação) e um plasmídeo não conjugativo (não contém a sua informação de replicação), aquando da célula se dividir cada plasmídeo faria uma cópia de si e as novas células teriam ambas os dois plasmídeos.

Este processo é melhor compreendido com esta imagem:

 

__________________________________

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados