Início » Trab. Estudantes » Ciências Naturais » 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trab. de Ciências Naturais - 8º Ano

 

Ecoponto Verde - “Vidro”

Autores: Inês Viais 

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 05/09/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Ecoponto Verde, o ecoponto onde é depositado o vidro, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Ecoponto Verde - “Vidro”

Introdução

Neste trabalho irei falar sobre o ecoponto verde, o ecoponto onde é depositado o vidro. Darei algumas dicas de como se deve separar o vidro ,o que acontece depois dos ecopontos, como é reciclado o vidro, quais os locais onde se recicla vidro em Portugal e falarei um pouco dos novos objectos que surgem depois da reciclagem.

Como separar o vidro?

Coloque no contentor:

Todo o tipo de embalagens de vidro, ou seja, garrafas, frascos, garrafões, boiões de:

. água;

. sumos, néctares e refrigerantes;

. produtos de conserva;

. mel e compotas;

. leite e iogurtes,...

Tire as tampas e rolhas, pois estes elementos são, regra geral, feitos de outro tipo de material. Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens e passe-as por água para evitar maus cheiros enquanto armazenadas.

Não coloque no contentor:

. Loiças e cerâmicas: pratos, copos, chávenas, jarras, etc.

. Azulejos

. Vidro farmacêutico, proveniente de hospitais e laboratórios de análises clínicas.

. Vidros planos: janelas, vidraças, etc.

. Vidros especiais: ecrãs de televisão, lâmpadas, espelhos, pirex, cristais, vidros corados, vidros cerâmicos, vidros não transparentes, embalagens de cosmética e perfumes, etc.

. Tampas e rolhas.

Em caso de dúvida, deposite a embalagem no lixo normal.

Como é feita a recolha dos materiais?

Uma vez separados em casa, os resíduos devem ser colocados nos equipamentos disponibilizados pelas autarquias/sistemas municipais. O tipo de equipamento pode variar consoante as zonas do país. O mais comum é o ecoponto - conjunto de 3 contentores, em que cada um corresponde a uma cor e a um material:

. Contentor Amarelo, para Embalagens de Plástico e Metal;

. Contentor Azul, para Embalagens de Papel e Cartão;

. Contentor Verde, para Embalagens de Vidro.

 

Em alguns locais, a recolha do plástico, metal, papel e cartão é feita porta-a-porta. Colocados em sacos, ou cestos, os consumidores separam os seus resíduos e colocam-nos à porta ou num local indicado na rua e nos dias previamente definidos para a recolha.

Existem ainda os denominados ecocentros. Os ecocentros são espaços de grandes dimensões que, tal como os ecopontos, disponibilizam contentores para cada tipo de material. A grande diferença está na quantidade de materiais que recebem e também no facto de nos ecocentros se poderem colocar outros tipos de materiais, como a madeira, entre outros.

E depois dos ecopontos e ecocentros?

Depois de recolhidos, os resíduos são transportados para Centrais de Triagem.

As Centrais de Triagem são instalações especializadas onde se procede a uma selecção mais rigorosa das embalagens usadas.

A triagem concretiza-se através de processos manuais e mecânicos.

As embalagens de vidro não são triadas nestas Centrais; aqui são apenas armazenadas para depois seguirem o seu caminho até à reciclagem

Reciclagem do Vidro

O maior cuidado a ser tomado no processo de reciclagem do vidro consiste na extracção das impurezas presentes no material.

Os principais contaminantes presentes no vidro são : os gargalos de metal e as  tampas. Estes contaminantes tem que ser retirados pois podem provocar problemas na hora da fabricação, alguns interferindo na qualidade final do produto outros podendo inclusive causar danos ao forno.

Os rótulos de papel são os únicos contaminantes que não apresentam qualquer problema, pois queimam-se totalmente no interior do forno.

Onde se recicla em Portugal?

Novos objectos que usamos todos os dias

Sem darmos conta, chegam diariamente às nossas mãos objectos produzidos com materiais reciclados, obtidos a partir dos resíduos que separamos e depositamos nos ecopontos. O "velho" transforma-se em novo, poupando matérias-primas e energia, preservando o ambiente, gerando assim postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida das populações.

Eis alguns exemplos de objectos obtidos a partir da reciclagem de resíduos de embalagens: revestimentos e placas para construção civil, peças de vestuário, fibras para enchimento de acolchoados,  peças para electrodomésticos de uso comum (como esquentadores e fogões), novas garrafas e boiões, novas embalagens, livros, jornais, papel de escrita, cartão liso ou canelado, papel higiénico, mobiliário de jardim, vasos, caixas de cassetes, entre muitas outras coisas.

Conclusão

Concluí que a reciclagem do vidro e de outros materiais (plástico,metal,cartão,...) são muito importantes não só para o ambiente mas também para o nosso bem estar!

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Ciências Naturais » 8º Ano