|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Ciências Naturais - 8º Ano |
|
|
Observações de Células Autores: Gonçalo Henriques Abreu Escola: Escola E.B.2/s Dr. Manuel Ribeiro Ferreira Data de Publicação: 16/08/2012 Resumo do Trabalho: Actividade Prática que consistiu na observação das células da película que as cebolas contéem, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Nesta experiência os materiais que utilizámos foram: -O Microscópio óptico composto. E o microscópio óptico composto é constituído por: -Sistema ocular; -Tubo; -Parafuso Macro métrico; -Parafuso Micrométrico; -Revólver; -Objectivas; -Coluna; -Condensador; -Platina; -Espelho e Base. E para observar a epiderme da cebola também utilizamos: Lâmina; Lamela; Vidro de relógio; Pinça; Bisturi; Soluto de lugal; Conta-gotas; Lápis de cor e a Epiderme de uma cebola. Procedimento Experimental 1-Retirou-se uma película fina do bolbo da cebola. 2-Colocou-se a película do bolbo da cebola numa lâmina. 3-Colocou-se uma gota de soluto de lugal sobre a lâmina. 4-Tapa-se com a lamela. 5-E por fim observámos as células da epiderme da cebola, ao Microscópio óptico composto por o Sistema ocular. Resultados ao microscópio óptico da epiderme da cebola foram: 1-Núcleo 2-Citoplasma 3-Membrana celular 4-Parede Celular Observação ao Microscópio óptico composto de células do epitélio da cebola com uma ampliação de 100x. Discussão- As estruturas celulares foram identificadas no Microscópio óptico composto com uma ampliação de 100x. Na observação da preparação da água iodada ao Microscópio óptico composto, vimos todas as estruturas da célula: Citoplasma, Parede celular, Membrana celular e Núcleo pois a água iodada cora várias estruturas. Bibliografia- http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/biologia/10celulascebola.htm
http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&biw=1276&bih=606&gbv=2&tbs=isch% Introdução- Em 1839, Schleiden e Schwann, criaram a Teoria Celular, onde se conclui que: a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; todas as células provêm de células pré-existentes; a célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. As células podem ser dívidas em dois grupos: as procarióticas e eucarióticas. Distinguem-se porque as células procarióticas são mais simples e não possuem núcleo, estando representadas pelas bactérias e cianobactérias; enquanto as células eucarióticas são mais complexas e apresentam um núcleo organizado e delimitado por um invólucro, podendo ser encontradas em seres unicelulares e pluricelulares, estando representadas pelos restantes seres vivos. As células eucarióticas dividem-se em duas categorias: células animais (anexo fig.1) e células vegetais. Apesar das diferenças estruturais entre as células animais e vegetais, ambas possuem: membrana celular, citoplasma e núcleo. (anexo fig.2)
fig.1
fig.2
Outros Trabalhos Relacionados
|
|