Início » Trab. Estudantes » Ciências Naturais » 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trab. de Ciências Naturais - 8º Ano

 

Qual é a Qualidade da Água que Bebemos?

Autores: Andreia Dias, Beatriz Pinto, Carla Coutinho, Inês Miranda.

Escola: Escola Secundária De Ferreira Dias

Data de Publicação: 19/07/2011

Resumo do Trabalho: Actividade Experimental cujo objectivo foi conhecer alguns parâmetros de qualidade da água para consumo humano, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Qual é a Qualidade da Água que Bebemos?

O objectivo é conhecer alguns parâmetros de qualidade da água para consumo humano.

Tabela de resultados

 

ÁGUA MINERAL mg/L

ÁGUA DA TORNEIRA mg/L

Nitratos

0

10

Nitritos

0

0

Dureza de carbonato

3

3

Dureza total

<3

>7

pH

6,4/6,8

7,2

Observações
De acordo com o rótulo da garrafa de água mineral a quantidade de nitratos existentes na água deveria ser de 1,5 o que não se verificou no nosso estudo, esse facto pode ser explicado pela falta de rigor do teste utilizado.

Discussão de resultados

Observamos que a diferença de nitratos da água mineral para a água da torneira ocorre uma diferença de 10 mg/L, o que pode ser explicado com a passagem da água da torneira pela ETA (Estação de Tratamento de Água), pois nas ETA’s retiram os Nitratos da água, visto estes serem compostos poluentes. Uma vez que a água da torneira apresenta 10mg/L de nitratos, isto pode significar que a água já teve mais nitratos na sua composição. Uma água própria para consumo não deve exceder os 25 mg/L logo o valor de 10 é um valor mais próximo do máximo recomendável (isto segundo a lei Portuguesa), o que não significa que a água não seja própria para consumo.

Quanto aos dados referentes aos nitritos concluímos que a quantidade é equivalente nos dois tipos de água (0 mg/L), o mesmo acontece com a dureza de carbonato, que tem de valores 3 mg/L.         

Ao analisarmos a dureza total da água reparamos que tinham valores diferentes, sendo que a água mineral tem dureza inferior a 3 mg/L e a água da torneira tem dureza superior a 7 mg/L.

Quanto ao pH a água mineral apresenta valores compreendidos entre 6,4 e 6,8 o que significa que é muito pouco ácida quase neutra. Por outro lado a água da torneira já apresenta um valor de 7,2 logo é pouco básica, mas também se aproxima do valor neutro. Podemos com isto verificar que as chuvas ácidas ainda não criaram graves problemas, pelo menos nestas duas águas analisadas.

Conclusão

Foi concluído neste trabalho de investigação que as águas de acesso á população, a da torneira, e a água engarrafada, são próprias para consumo.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Ciências Naturais » 8º Ano