|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Ciências Naturais - 8º Ano |
|
|
Vulcões Autores: Frederico Branco Escola: Escola 2º e 3º ciclo da Costa da Caparica Data de Publicação: 18/06/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre os vulcões (consequências, como prevenir, etc...), realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Consequências da actividade vulcânica Vantagens . Aproveitamento de energia geotérmica . Aproveitamento turístico . Agricultura . Exploração mineira
Grav. 30. Parque das Furnas no Faial Desvantagens . Modificação da composição atmosférica . Vítimas mortais . Destruição de casas Vulcanismo Atenuado O vulcanismo atenuado são as manifestações que aparecem antes ou depois de uma erupção, sem que seja libertado magma. São exemplos de vulcanismo atenuado as fumarolas, as águas termais e os géiseres. . As fumarolas São emissões de gases, em algumas situações libertam apenas vapor de água, mas outras, podem também libertar outros compostos químicos. . São atribuídos nomes consoante o tipo de gases que são libertados. Às fumarolas em que abundam os compostos de enxofre atribui-se o nome de sulfataras, e aquelas em que predomina o dióxido de carbono denominamos por mofetas.
Grav. 31 Grav. 32 . As águas termais São águas subterrâneas que são aquecidas devido ao calor dissipado nas regiões vulcânicas ou simplesmente devido ao aumento de temperatura com a profundidade. Quando estas águas quentes brotam à superfície constituem as nascentes termais. Se as águas têm origem magmática, designam-se por águas juvenis. Em Portugal existem bastantes fontes termais situadas em várias regiões do país.
Grav.33 . Os géiseres São jactos intermitentes e periódicos de água e vapor de água, a elevadas temperaturas típicos de algumas regiões vulcânicas. A água expelida tem origem nas camadas freáticas, que se localizam próximo da câmara magmática. Depois de aquecidas, forma-se vapor de água, que ascende à superfície através das fissuras.
Grav.34 Grav.35 Como prevenir: Hoje em dia é aconselhável prevenir-se contra os desastres naturais, deixando preparado alimentos para emergência, água, lanternas, rádio portátil, medicamentos e verificando os locais de refúgio. Cada região onde exista risco de actividade vulcânica deve possuir locais de refúgio predeterminados para atender aos casos de emergência. Geralmente são os parques ou estabelecimentos públicos, como escolas. Procure onde ficam os locais de refúgio próximos da sua morada. Lista de objectos de emergência . Alimento para pelo menos três dias. . Agua potável (três litros/dia por pessoa) . Equipamento portátil para cozinhar. . Objectos de uso pessoal (pasta dentífrica, escova, sabonete) . Meias e demais roupa . Objectos de valor (caderneta de depósito, cartão de crédito). . Remédios para emergência. . Velas e fósforos. . Cobertor, saco de dormir e rádio portátil ou intercomunicadores. . Outros: artigos para bebé, pratos e talheres, abre-latas, canivete multifuncional.
Grav. 36. Vulcão Kilauea, Hawaii, Agosto de 2006 Conclusão Este trabalho resulta de uma grande pesquisa na Internet e da consulta de alguns livros. Com este trabalho concluímos que os vulcões são catástrofes naturais que podem matar milhares e milhares de pessoas, assim como destruir tudo o que se situa à sua volta. Eles encontram-se distribuídos por todo o Mundo, sendo uns activos, ou seja, em permanente actividade e outros extintos, ou seja, quando não voltarão a entrar em actividade. A origem dos vulcões suscitou sempre a curiosidade do Homem, mas só no início do sec. XIX é que surgiu uma ciência chamada Vulcanologia que estuda tudo o que se relaciona com este fenómeno natural. Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho e que vos tenha interessado. Nós enriquecemos os nossos conhecimentos e temos a certeza que ficámos mais esclarecidos.
Grav. 37. O Monte St. Helena, no Estado de Washington (EUA), entrou em erupção em 18 de Maio de 1980. Bibliografia Santos, Maria Luísa (1988), Como funciona a Terra, Circulo dos Leitores, Lda, Toledo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o http://domingos.home.sapo.pt/vulcoes_1.html http://www.starnews2001.com.br/vulcao.html http://netin.ese.ipcb.pt/cp_vulcao/vulcoes.htm http://ciencia.hsw.uol.com.br/vulcoes.htm http://terraquegira.blogspot.com/2007/06/vulces.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Etna http://pt.wikipedia.org/wiki/Ves%C3%BAvio http://br.geocities.com/vulcoes/Vulcao.htm
http://covildolobo.no.sapo.pt/7ano/Mat.Apoio.CN_7/vulcanismo.pdf
Grav. 37. Vulcão Areal – Costa Rica Outros Trabalhos Relacionados
|
|