|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Ciências Naturais - 9º Ano |
|
|
O Desenvolvimento Embrionário Autores: Mariana Rufino Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 01/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Desenvolvimento Embrionário (como se desenvolve o embrião, as suas fases), realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o desenvolvimento embrionário, ou seja, como se desenvolve o embrião.
Primeira fase: O desenvolvimento embrionário tem início com a fecundação, ou seja, o processo através do qual o gâmeta masculino, o espermatozóide, e o gâmeta feminino, o ovócito, se unem formando um zigoto. As características do novo indivíduo são determinadas pelos cromossomas herdados nesse momento do pai e da mãe. O zigoto, guiado pela sua informação genética única, inicia rapidamente a constante divisão, diferenciação e migração celular, que irão formar todos os tecidos do organismo de forma surpreendentemente precisa. Com 2-6 dias de idade, o já blastocisto implanta-se na parede do útero. Na segunda semana, depois da nidação, liberta hormonas para que a cavidade uterina se vá especializando com o objectivo de proteger, nutrir, e fornecer as hormonas necessárias ao seu crescimento. Vão começar a formar-se as estruturas percursoras das membranas fetais e da placenta - ao fim da segunda semana inicia-se uma circulação útero-placentária primitiva.
Segunda fase: Neste período, estabelece-se o eixo do corpo e cada uma das três camadas principais: ectoderme, mesoderme e endoderme, dá origem aos seus próprios tecidos e sistemas de órgãos. O sistema vascular e o coração, permitem que o seu sangue, que não se mistura com o da mãe, flua e nutra os tecidos em rápido crescimento As fundações do sistema nervoso estão estabelecidas. O cérebro já está a formar-se, e formadas a vesículas encefálicas, toma proporções do adulto. Os olhos começaram a desenvolver-se. Surgem e evoluem os pulmões, intestino e estômago, a glândula pituitária, dentes e gengivas, pele e pêlos. Formam-se os membros, o esqueleto e outros tecidos estruturais: o embrião mexe-se e reage a estímulos. A boca, orelhas e nariz desenvolvem-se e podem fazer lembrar traços de família. Epitélio sensorial surge e torna, entre outros, os lábios sensíveis ao toque. À oitava semana estão formados os órgãos, estabelecidas as principais características da forma do corpo.
Terceira fase: Este período, em que já estão formados os principais sistemas de órgãos, caracteriza-se pelo rápido crescimento do corpo e pela maturação destes sistemas. É notável o aumento do comprimento durante o terceiro, quarto e quinto meses, (5 cm por mês) enquanto o ganho de peso é mais importante durante os 2 últimos meses de gestação (700g por mês). Outra alteração notável é a desaceleração relativa do crescimento da cabeça. Às 21 semanas a mãe reconhece claramente os movimentos do feto. Às 28 semanas já está apto para viver, embora com grande dificuldade. Aos 266 dias ou 38 semanas após a fertilização o feto está preparado para o nascimento, após o qual, dependente dos cuidados de um adulto, concluirá o seu crescimento e maturação em alguns sistemas. Conclusão Gostamos bastante de realizar este trabalho porque aprendemos muito!!! Bibliografia
http://vidasempre.home.sapo.pt/DOCUMENTOS/pdf/DESENVOLVIMENTO%
. Fecundação . Nidação . Principais transformações . Qual é o momento em que se deixa de chamar embrião e passa-se a chamar de feto Outros Trabalhos Relacionados
|
|