|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Ciências Naturais - 9º Ano |
|
|
Trombose Autores: Ruben Fortes Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 03/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Trombose (o que é, causa, sintomas, tratamento e prevenção), realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
O que é a trombose Trombose é a formação de um trombo no interior de um vaso sanguíneo com reacção inflamatória. Às vezes pode ocorrer em uma veia situada na superfície do corpo, logo abaixo da pele. Nesse caso é chamada de trombo flebite superficial ocorre aumento de temperatura e dor na área afectada, além da vermelhidão e inchaço .
Causas Geralmente, a trombose é causada devido a uma anomalia em um ou mais itens da Tríade de Virchow abaixo relacionados: . Composição do sangue . Qualidade das paredes venosas . Natureza do fluxo sanguíneo (hemodinâmica) . A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por uma infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e fibrina.
Sintomas Os sintomas mais comuns da Trombose Venosa Profunda (TVP) são: dor, inchaço e vermelhidão na área afectada (perna ou coxa). Outros sinais são o calor e o empastamento no membro acometido (rigidez da musculatura da panturrilha). Diante de tais manifestações o indivíduo deve ser encaminhado a um serviço médico de emergência, sobretudo pelo risco do quadro evoluir para uma embolia pulmonar.
Vermelhidão Músculo da panturrilha Tratamento O objetivo do tratamento é encurtar a evolução, minimizar as sequelas, prevenir a embolia pulmonar e evitar a recorrência. O tratamento poderá ser CLÍNICO-MEDICAMENTOSO, ou CIRÚRGICO (intervencionista). O tratamento clínico engloba: . Repouso no leito, com pés elevados . Analgésicos . Uso de meias elásticas, compressivas . Anticoagulantes (Heparina EV, ou subcutânea; anticoagulantes orais warfarina por 3 à 6 meses, com controle laboratorial ).Iniciar precocemente, com isto evitam-se complicações graves.
Prevenção Fazer exercício físico regularmente, caminhada, ginásticas e desportos . . Em imobilizações prolongadas sentado, ou em pé, proceder movimentos dos pés como estivesse pedalando, ou flexionando os pés . Nas imobilizações na cama, realize movimentos regulares dos membros inferiores . Evite o fumo, o sedentarismo, controle o peso . Não use terapia hormonal sem supervisão médica. Evite anticoncepcionais após os 35 anos de idade.
Vocabulário Trombo - Coágulo de sangue Outros Trabalhos Relacionados
|
|