|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Ciências Naturais - 11º Ano |
|
|
Obesidade Infantil Autores: Lara Oliveira Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 08/04/2012 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Obsidade Infantil, uma doença crónica, que actualmente é um dos grandes problemas de saúde pública nos países industrializados, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (11º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
IntroduçãoDefinição da Obesidade A obesidade é uma doença crónica, que actualmente é um dos grandes problemas de saúde pública nos países industrializados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura pode afectar a saúde. Este excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, isto é, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia gasta. A obesidade é uma doença crónica, é a doença nutricional mais prevalente a nível mundial e a epidemia do século XXI. Tem um maior número de crianças obesas, as raparigas têm mais peso que os rapazes. A gordura corporal que está acumulada pode afectar a saúde. Didacticamente, os factores desencadeantes da obesidade são divididos em internos (biológicos) e externos (ambientais). São esses factores que associados ou isolados, desencadeiam a obesidade. Os mais comuns são: Internos Imutáveis e inerentes à própria criança. Dividem-se em genéticos e metabólicos. Externos São aqueles que fazem parte do ambiente em que a criança vive. Esses podem ser mudados, e é por eles que se inicia o tratamento da obesidade. Os mais importantes são os psicológicos, alimentares e a actividade física. Causas: . Quando um dos pais é obeso há um maior risco do filho ser também . Quando á falta de exercício físico e tem uma má alimentação (gorduras, doces, bolos...). . As crianças quando estão em stress têm tendência a comer para se sentirem bem. . Também quando as crianças estão a ver Tv., ou a jogar computador têm a necessidade de levar alguma comida á boca (doces, fritos, etc.). . E a falta de nutrição. Hoje em dia as crianças passam mais tempo a jogar no computador e a ver televisão do que a fazer exercício físico (Jogar á bola, etc.), o que aumenta o risco dela engordar.
Muitas mães habituam os seus filhos a ir passear no shopping e depois fazem um pequeno lanche em fast -food, onde a maioria dos alimentos são fritos (Hambúrgueres, batatas fritas, etc.) e bebe-se sumos.
Consequências: As crianças com excesso de peso cansam-se depressa, têm dificuldade em mexer-se, têm baixo auto-estima e são discriminadas por colegas. Com esta. Doença pode aparecer diabetes tipo 2, hipertensão, problemas psicológicos, problemas cardíacos e o aumento do colesterol. . A criança fica aborrecida facilmente . A criança não consegue encontrar a sua identidade e tem uma baixa auto estima. . Afecta a criança a nível corporal, o que vai afectar a sua maneira de pensar. . Vai ser alvo de discriminação por colegas ou pessoas mais próximas. As crianças não podem passar muito tempo a ver televisão, pois aumenta o risco da criança ficar obesa. Incentivar a criança a praticar vários desportos Os familiares e amigos devem ajudar a criança mostrando a ela que mesmo ela não tendo um peso normal ela não esta proibida de fazer a que gosta.
Prevenção da obesidade infantil: Para que a criança não sofra com esta doença, pode-se seguir às seguintes regras: . Respeitar as regras de alimentação (Pequeno almoço, Almoço, Lanche e jantar). . Praticar exercício físico regularmente. . A criança deve evitar comer á frente da televisão. . Reduzir o consumo de açúcares (como em gomas, chocolates, etc.). . Pessoas mais velhas devem dar o exemplo e se alimentar de forma adequada; . Reduzir o consumo de sal e beber muita água.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|