|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Economia - 12º Ano |
|
|
Importancia de Fayol, Taylor, Ford e Mayo Autores: João Reis Escola: Escola Secundária de Vila Real de Santo António Data de Publicação: 25/11/2010 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a importancia de Fayol, Taylor, Ford e Mayo, realizado no âmbito da disciplina de Economia (12º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Jules Henri Fayol nasceu em Istambul em 1841. Engenheiro de minas em Paris e um dos teóricos clássicos da Ciência Administrativa. Foi ele que falou pela primeira vez em administração como trabalho e dividiu-as em partes, de maneira que fosse possível aplica-las. Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das actuais quatro funções da Administração que são: Planear, Organizar, Liderar e Controlar, à qual Fayol ainda acrescenta a função de Coordenar. Fayol identificou catorze princípios para que a Administração fosse eficaz, esses princípios são: 1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos; 2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária e Pessoal. Responsabilidade resumindo na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente; 3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações; 4. Unidade de Comando: cada agente, para cada acção só deve receber ordens, ou seja, se reportar a um único chefe/gerente; 5. Unidade de Direção: os esforços dos empregados devem centrarem-se no atendimento dos objectivos organizacionais; 6. Subordinação: prevalência dos interesses gerais da organização; 7. Remuneração do pessoal: sistematicamente recompensar os esforços que sustentam a direcção da organização. Deve ser justa, evitando-se a exploração; 8. Centralização: um único núcleo de comando centralizado, actuando de forma similar ao cérebro, que comanda o organismo. Considera que centralizar é aumentar a importância da carga de trabalho do chefe e que descentralizar é distribuir de forma mais homogénea as atribuições e tarefas; 9. Hierarquia: cadeia de comando. Também recomendava uma comunicação horizontal embrião do mecanismo de coordenação; 10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direcção da organização. 11. Equidade: disciplina e ordem juntas melhoram o comportamento dos empregados. 12. Estabilidade do Pessoal: promover a lealdade e a longevidade do empregado. Segurança no emprego, as organizações devem buscar reter seus funcionários, evitando o prejuízo/custos decorrente de novos processos de selecção, e adaptações; 13. Iniciativa: estimular em seus liderados a iniciativa para solução dos problemas que se apresentam. Diz Fayol: " o chefe deve saber sacrificar algumas vezes o seu amor-próprio, para dar satisfações desta natureza a seus subordinados"; 14. Espírito de Equipa (União): cultiva o espírito de corpo, a harmonia e o entendimento entre os membros de uma organização. Consciência da identidade de objectivos e esforços. Destinos interligados. A administração é a função distinta das demais (finanças, produção, distribuição, segurança e contabilidade).
Frederick Winslow Taylor nasceu em Filadélfia em 1856. Engenheiro mecânico, considerado o pai da Administração Cientifica. A sua grande preocupação era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Ele aumentou o desempenho das indústrias mas também gerou demissões, insatisfação dos trabalhadores em relação aos seus superiores e sindicatos. Elaborou os primeiros estudos essenciais: Em relação ao desenvolvimento de pessoal e os seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade; Em relação ao planeamento a actuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento; Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado reflectirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade; Em relação ao autocontrole das actividades desenvolvidas e às normas procedimentos, introduziu o controle com o objectivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional; Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.
Henry Ford nasceu nos Estados Unidos da América em 1863. Fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e com um menor custo. A introdução do seu modelo revolucionou os transportes e a indústria estado-unidense. Sendo o único sócio da firme, foi conhecido como o mais rico e do mundo. Na sua fábrica fabricava os carros num tempo recorde e também os seus funcionários eram os mais bem pagos. Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo um bom pagamento por dia, o que duplicou o salário da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de aprendizagem. Ford chamou isso de "salário de motivação" ("wage motive"). O uso da integração vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fábrica gigantesca, onde entravam matérias-primas e de onde saíram automóveis acabados.
Georges Elton Mayo nasceu em Austrália em 1880. Foi um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial estado-unidense. Mayo chefiou uma fábrica da Western Eletric Company, esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração, considerada pelos trabalhadores e sindicatos como uma forma elegante de explorar o trabalho dos operários para benefício do patronato. O maior objectivo desta experiencia era estudar a fadiga, os acidentes e a rotatividade dos empregados.
CONCLUSÃO - Todos eles pertenciam a grandes empresas com uma grande capacidade para empregar pessoas. Também eram empresas que produziam muito e tinham resultados muito favoráveis. O principal objectivo foi a revolução da indústria. Quase tudo o que são regalias que os empregados têm, foram frutos da luta que eles tiveram.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|