|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Educ. Física - 10º Ano |
|
|
Tiro ao Arco Recurvo Autores: Karen Mira Escola: Escola Básica e Secundária de Ourém Data de Publicação: 01/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a modalidade de Tiro ao Arco Recurvo, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (10º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
No tiro com arco moderno são utilizados principalmente dois tipos de arco: o recurvo e o composto. Arco Recurvo - é o único tipo de arco utilizado nos Jogos Olímpicos. O seu princípio de funcionamento baseia-se na acumulação de energia nas lâminas do arco, que são peças acopladas ao punho (local onde se segura o arco) essas peças são feitas de madeira ou material compósito. Arco Composto - projectado para reduzir a força que o arqueiro deve resistir enquanto faz a mira. Possuem um sistema de roldanas elípticas, que aumentam a quantidade de energia armazenada pelo arco. Os antigos egípcios usavam o arco e flecha para caçar e depois para se defender. Só passou a ser tratado como desporto a partir dos séculos XVI e XVII no Japão. O primeiro torneio de tiro ao arco, foi disputado na Inglaterra em 1673.
Para retirar a flecha do alvo, coloque-as entre os dedos, indicador e médio da mão esquerda com a costa da mesma encostada ao alvo e puxe a flecha com a outra mão tendo o cuidado de não entortar a haste.
Nunca aponte um arco armado e com flecha em direcção a uma pessoa.
Legenda de um arco recurvo
Arco encordoado (corda em repouso) e arco armado (corda para tiro), respectivamente.
Arcos para destros . Empunhado com a mão esquerda; . Visada com o olho direito; . Armado com a mão direita.
Arcos para canhotos . Empunhado com a mão direita; . Visada com o olho esquerdo; . A rmado com a mão esquerda
Dez itens deverão ser relembrados antes de atirar cada flecha: 1º Postura: Arco na vertical apoiado nos pés para preparar flecha. Afastamento das pernas de modo a permitir o equilíbrio do corpo.
2º Empunhamento do arco: Segurar sem apertá-lo. Encaixe no prolongamento do pulso e do braço. Manter o arco na vertical.
3º Braço que segura o arco: Esticado, com o cotovelo para fora. Mão no alinhamento do antebraço.
4º Dedos no gatilho: Puxar a corda usando apenas 3 dedos, o indicador, o médio e o anular encaixe da corda nos dedos.
5º Posição da Corda: Inclinar a cabeça para o ombro do braço que puxa a corda, de modo a alinhar a corda pelo centro do nariz e do queixo.
6º Visada da Corda e do Alvo: Visar a corda tangenciando a ponta do visor e manter sempre a mesma posição quando visando o centro do alvo para tiro.
7º Respiração: O pulmão não deverá estar nem cheio nem todo vazio. 8º Largada: Abrir rápido e uniformemente os dedos de gatilho, ao mesmo tempo puxando a mão para trás sem desviá-la para o lado. 9º Braço em Pontaria: Manter o braço em posição de tiro, até ouvir o impacto de sua flecha no alvo. Não tentar vê-la em vôo. 10º Dúvida: No caso de estar em dúvida de não ter executado correctamente qualquer dos itens anteriores, desarme, relaxe e torne a armar. Bibliografia . http://www.manualdearqueiria.kit.net/ . http://www.saberweb.com.br/esportes/tiro-com-arco/ Outros Trabalhos Relacionados
|
|