|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Educ. Física - 11º Ano |
|
|
Natação Autores: Patrícia Almeida Escola: Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas Data de Publicação: 14/06/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Natação (várias modalidades, etc...), realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução O seguinte trabalho é feito no âmbito da disciplina de Educação Física pois como devido à minha lesão, estou incapacitada de realizar as aulas de Educação Física, esta será a única forma de obter a minha avaliação. Este trabalho é sobre a modalidade de natação, vai estar dividido em três partes, a introdução ao tema de natação, o desenvolvimento dos subtemas e a conclusão. A primeira parte, vou referir as modalidades pertencentes à Natação, explicar a modalidade de natação pura e em que consiste. Na segunda parte, vou desenvolver quatro subtemas como a natação nos mais novos, a natação nos idosos, algumas curiosidades sobre estrelas da natação e por fim, a natação para pessoas com deficiências motoras ou mentais. Na terceira parte será a conclusão onde irei mostrar como foi para mim realizar este trabalho e o que aprendi, de uma maneira generalizada com ele. Natação A natação inclui nela várias modalidades como: . Natação pura, . Natação sincronizada, . Saltos para a água, . Águas abertas, . Hidroginástica . Pólo aquático . Mergulho aquático. Considerei o pólo aquático, mergulho aquático, hidroginástica, saltos para a água e natação sincronizada como modalidades pois foi o que vi na minha pesquisa, embora não concorde com isso. De todas as modalidades irei falar apenas na natação pura pois é a modalidade mais comum a todos e a hidroginástica pois vai dar continuação aos temas abordados. Não vou falar sobre as outras senão o trabalho tornava-se demasiado extenso. Natação pura: Natação de competição: esta competição tem como objectivo ser o nadador mais rápido, ou seja, o primeiro nadador a acabar o percurso. Como já referi, existem quatro estilos de natação: . Crawl, este é o estilo mais preferido pois quando se aprende a nadar é o estilo base e para além disse é o estilo mais rápido.
. Costas, é um
estilo muito idêntico ao de crawl, a única diferença é que o nadador tem
de se dispor de costas, como o próprio nome indica.
. Bruços, é um
estilo mais complexo que o crawl e costas e por consequência também o
mais lento.
. Mariposa, ou seja, borboleta, está caracterizado desta maneira devido à figura que o corpo forma, este estilo é o mais difícil em termos de aprendizagem.
Dentro das competições existem também três tipos de provas em que em cada prova pode-se nadar qualquer um dos estilos referidos em cima. . Provas individuais, são provas em que o nadador efectua o percurso sozinho, tentando atingir o seu melhor tempo (menor). . Provas de estafeta, existem quatro nadadores da mesma equipa que assim que terminem o percurso passam o testemunho ao próximo membro da equipa até terminarem a “corrida”. Há provas de estafeta em para estilo livre e para estilo medley. . Provas de medley, nestas provas os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, numa sequência que é: . provas individuais- mariposa, costas, bruços e crawl; . provas de estafeta- costas, bruços, mariposa e crawl. A natação é dos desportos que mais se praticam por diversas razões e que se enquadra numa larga escala de idades desde … “… os mais pequeninos” Muitos pais optam por inscrever os seus filhos em alguma actividade desde pequenos pois assim, desde cedo, incentivam a prática de desporto e também é uma maneira de lhes criar um maior sentido de responsabilidade e de colectividade. Todas as nossas necessidades essenciais como falar, caminhar, escrever, foram aprendidas desde cedo para que nunca nos esquecêssemos delas, tornando-se um hábito. Então, já em pequenos devemos de aprender a nadar, até porque é um dos desportos/actividades que os pediatras mais aconselham para um bom desenvolvimento do nosso corpo.
Vou agora fazer uma pequena entrevista ao meu irmão, de 7 anos que pratica natação, para vermos se sempre se confirma a “tese” a cima referida. Entrevista Porque é que quiseste entrar para a natação? R.: “Porque tinha lá uma amiga e queria estar a beira dela.” Mas não gostas de andar lá? R.: “Dantes eu não gostava muito mas agora que já sei mais coisas, gosto.” O que é que fazes nas aulas? R.: “Aprendo a nadar e faço muitos jogos com o chouriço.” Porque é que quiseste aprender a nadar? R.: “Porque não sabia, queria saber para depois poder andar nas piscinas nas férias e não ter medo de andar no mar.” Como é que soubeste que havia um sítio em que davam aulas de natação? R.: “Soube porque muitos meninos da minha sala andavam lá e porque a professora tinha-nos dito que quem pudesse para ir porque tínhamos carrinha para nos levar.” Conclusão: Como podemos verificar, normalmente as crianças ao aprenderem a nadar sentem-se muito mais seguras quando se encontram em lugares como mar e piscina, podendo assim desfrutar mais desses momentos. Podemos também verificar que as próprias escolas já têm um programa de incentivo para os alunos participarem nestas actividades. Estudo Decidi fazer um pequeno estudo com uma amostra de 16 pessoas, em que a questão que se colocava era: “Na tua infância praticas-te natação?”
Ao analisarmos o gráfico, temos consciência de que mais de 70% das pessoas, neste estudo, praticaram natação durante a sua infância e que 19% deles até prosseguiram para competição, daqui podemos chegar à conclusão que a natação é, sem dúvida, o desporto mais praticado e mais aconselhável durante a infância. “… aos mais velhos.” Muitos idosos praticam natação, uns para aprendizagem, outros por necessidade e outros por puro lazer.
Como alguns idosos não tiveram possibilidades em pequenos para aprender a nadar, aproveitam agora a oportunidade de o poderem fazer com aulas de natação. Outros praticam por necessidade pois como têm o corpo mais débil ou por lesões próprias da idade, usam a natação como um meio de fisioterapia. Entrevista
Realizei uma pequena
entrevista ou duas pequenas perguntas à minha avó, Irene Soares, que há
dois anos praticou natação de forma a compreendermos melhor este tema.
Porque é que decidis-te entrar para a natação? R:. Desde sempre gostei, quando tu e o teu primo andavam na natação em pequenitos, eu já ia convosco e fazia. Já pratico há muitos anos mas um bocado por necessidade pois como tenho a prótese na perna, o médico sempre me aconselhou a fazer natação como se fosse a minha fisioterapia. Então sendo assim, porque desistis-te?
R:. Desisti porque
depois fiquei pior e não podia fazer tanto esforço como fazia em natação
e optei peça hidroginástica que não se tornava tão cansativa e confesso
que é o que gosto mais. A pequena entrevista que realizei demonstra um caso em que o idoso frequenta natação, de certa forma, por necessidade devido às lesões do corpo. Podemos também ver que Irene Soares prefere hidroginástica a natação e então, o que é a hidroginástica? Hidroginástica A hidroginástica, como o próprio nome indica, é a realização de ginástica mas dentro de água. Esta é uma modalidade preferida por pessoas idosas, principalmente do sexo feminino pois não cria tanto cansaço como a natação, não é exigido um grande à vontade em saber nadar, não é necessário tanto esforço, há mais convivência com as colegas de turma e causa quase as mesmas melhorias ao seu corpo como a natação
e desde “…as estrelas” . Mark Andrew Spitz, nasceu na Califórnia e é o maior nadador olímpico de todos os tempos, recordista de medalhas de ouro numa mesma olimpíada com sete vitorias em diversas modalidade, batendo sete vezes o recorde mundial dessas provas, em 1972. . Michael Fred Phelps II, é o nadador norte-americano que possui vários recordes mundiais. Estreou-se aos 15 anos nos Jogos Olímpicos, ganhando o quinto lugar; cinco meses após a prova, bateu o recorde da mesma prova tornando-se no mais novo nadador de sempre a bater um recorde mundial de natação. É reconhecido pelo seu grande êxito, tendo já ganho oito medalhas olímpicas sendo seis delas de ouro. A junção dos seus títulos internacionais com os seus recordes nacionais fizeram com que ele fosse considerado “Nadador Do Ano” por três vezes. . Ian James Thorpe, também conhecido por “Thorpedo”, é um ex-nadador profissional de estilo livre e o australiano que mais medalhas de ouro ganhou. É o único atleta que foi considerado por quatro vezes “Nadador Mundial Do Ano” e também o “Nadador Australiano Do Ano” de 1999 a 2003. “…às super estrelas” Natação sempre foi dos desportos mais praticados por pessoas com incapacidades motoras ou deficiências mentais pois é dos desportos que se adapta melhor às pessoas com esse tipo de problemas. Estes sim, são super atletas que apesar das suas dificuldades motoras ou mentais, ultrapassam todos os obstáculos para competirem e cumprirem os seus objectivos. As crianças com este tipo de dificuldades têm uma associação que ajuda a integração de todas elas neste tipo de competições em diversos desportos que tem como mascote o Bicas. Tenho uma prima com atrasos mentais que por actividades da CERCI de Espinho, começou a entrar em competições de natações, esta é sem duvida uma grande oportunidade para eles de se sentirem orgulhosos de si próprios e de mostrarem que ainda são melhores que às pessoas ditas de “normais”. Conclusão: De início não achei o trabalho muito interessante mas depois quando comecei a desenvolvê-lo comecei a ficar interessada. De início tinha a ideia de fazer um trabalho mais teórico mas depois quando comecei a repensar nos temas que podia abordar na natação escolhi estes até porque tinha quase em cada um dos temas um familiar a passar por essa experiência. Natação é sem dúvida dos desportos mais básicos e mais gerais em que nele se incluem diversos subtemas e modalidades, podia fazer um trabalho de 100 páginas sobre este tema porque, de facto, é muito geral e tem muitos pontos interessantes a desenvolver que não tive oportunidade de fazer por questões de tempo e de coerência do trabalho. Foi um trabalho que gostei de realizar e que até fez com que repensasse na ideia de voltar a fazer natação devido a minha lesão no joelho, visto que é o único desporto que me aconselham e autorizam a fazer. Natação é um desporto universal, como se fosse a base dos desportos em que para além de exercício físico, pode ser considerado uma terapia física e mental. Referências Bibliográficas: . http://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o#Modalidades . http://www.google.pt Outros Trabalhos Relacionados
|
|