Início » Trab. Estudantes » Educação Física » 12º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Educação Física - 12º Ano

 

Aquecimento (Actividade Física)

Autores: Rita Silva

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 20/03/2008

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a importância do aquecimento na actividade física, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (12º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Aquecimento (Actividade Física)

Introdução

O objectivo deste trabalho é perceber qual a importância do aquecimento antes de uma actividade física, um treino ou uma competição

O que é e para que serve?

O aquecimento é a componente básica. O aquecimento serve para evitar lesões e para preparar o organismo para o esforço físico que se vai realizar, e tem como objectivo activar o sistema cardiovascular, o aparelho respiratório e locomotor e preparar-nos psicologicamente para a actividade física.

Efeitos do Aquecimento

Efeito sobre as funções cardiovasculares:

. Aumenta a frequência cardíaca;

. Eleva a pressão sanguínea;

. Aumenta a quantidade de sangue em circulação.

Efeito no sistema respiratório:

A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal. A falta do aquecimento pode causar a "dor no lado" pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.

Efeito no sistema muscular:

O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular aumentam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos.

Efeito nos parâmetros psicológicos:

O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção na percepção óptica, assim como uma activação das estruturas centrais, melhorando a coordenação e precisão das acções motoras. 

Tipos e Formas de Aquecimento

Os tipos de aquecimento existentes são:

. Aquecimento passivo: é realizado por meio de saunas, de duches quentes, de massagens e de fornos, entre outros, e são bastante usados nos casos de reabilitação de lesões por profissionais da Fisioterapia.

. Aquecimento activo: é subdividido em geral e específico. O aquecimento Geral realizado através de uma actividade física que envolva os grandes grupos musculares, realizando exercícios e movimentos activos, seguido de um aquecimento Específico realizado de uma forma activa e dinâmica. Este tipo de aquecimento envolve os grupos musculares que serão solicitados durante a competição ou treino.

. Aquecimento mental: é a imitação dos gestos que serão realizados durante os treinos e competições, esta reprodução mental dos gestos activa involuntariamente o sistema nervoso e coloca em prontidão o organismo para a realização da actividade a seguir.

. Aquecimento instintivo: é accionado por estímulos dos centros nervosos cerebrais que produzem aumentos da frequência cardíaca e respiratória, provocando o aumento metabólico e elevando a temperatura corporal.

Características Fundamentais do Aquecimento

. Deve englobar todo o organismo.

. Deve ser progressivo em intensidade e deve de acordo com a capacidade, experiência ou grau de treino do desportista.

. Deve ser individual.

. Deve ser adaptado a cada modalidade.

. O aquecimento activo deve ser praticado entre 5 a 30 minutos.

. O período de repouso entre o aquecimento e o início da actividade não deve ultrapassar os 10 minutos.

. O aquecimento mantém-se entre um intervalo de 45 a 80 minutos.

. O aquecimento passivo pode ser utilizado para manter os efeitos do aquecimento activo.

Conclusão

Qualquer pessoa que faça uma actividade física, que pratique um desporto ou algum tipo de treino deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com o seu organismo, a sua idade e a actividade em questão.

Posso concluir, que nunca devemos praticar qualquer actividade física sem um aquecimento prévio. Pois, para um bom desempenho é necessário o aquecimento.

Bibliografia

Livros:

COSTA Manuela, COSTA Aníbal, Educação Física 10/11/12, 2006, 978-972-627-960-0, Areal Editores, Portugal.

Sites:

http://www.professorchiesa.com.br/aquecimentoeatividadefisica.doc

http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=2

http://bucutilidades.wordpress.com/2008/02/22/preparacao-fisico-aquecimento/

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Educação Física » 12º Ano