Início » Trab. Estudantes » Educação Tecnológica » 7º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trab. de Educ. Tecnológica - 7º Ano

 

Termómetro

Autores: Carla Coutinho

Escola: Escola Secundária de Ferreira Dias – Agualva

Data de Publicação: 08/09/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Termómetro, aparelho para medir a temperatura ou variações de temperatura, realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica (7º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Termómetro

O termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura, ou as variações de temperatura. Não se sabe exactamente em que ano o termómetro foi inventado, pois depois da sua invenção foi melhorado, de qualquer modo foi Anders Celsius que o criou, baseando o objecto a medir o valor da temperatura em se dá evaporação da água, e do ponto de descongelamento da mesma, criou uma escala de 100 a 0 graus. Com a ajuda de Linnaeus conseguiu fixar este valor criando a escala que leva o seu nome (exemplo: vinte e três graus Celsius).

Os termómetros têm uma grande utilidade, quer com os alimentos e com as bebidas, quer em situações de doença, em que usamos o termómetro para saber a temperatura do corpo, ou para medir a temperatura ambiental ajudando-nos a escolher roupa mais ou menos quentes conforme a temperatura, também com os nossos frigorificos, podemos aumentar ou reduzir a temperatura, ou ainda com as máquinas que utilizam água, é preciso um termómetro para saber se a temperatura da água está adequada ao tipo de trabalho.

Há três tipos de termómetros: o termómetro metálico, o termómetro digital e ainda o termómetro de mercúrio. 

Termómetro metálico:

O termómetro metálico baseia-se no fenómeno da alteração do calor e de outras formas de energia, esse efeito acontece quando uma barra de metal é ligada a outra que se encontra a uma temperatura diferente, a corrente atracessa e aquece o conjunto de forma desigual, isto vai fazer com que cada barra se dilate de formas diferentes o que levará a um arqueamento sa barra, ao arquear move um ponteiro que regista a temperatura. Os termómetros deste tipo (metálico) mais usados e precisos exploram a diferença entre a “dilatabilidade” dos materiais (latão,ferro,cobre…)

Termómetro digital:

Os termómetros digitais são instrumentos com que os cidadãos comuns estão habituados a usar, este utensilio é usado para perceber se há diferenças de temperaturas no corpo humano ajudando a perceber se se trata de alguma doença, mas além do uso “caseiro”, são também muito utilizados em empresas, destinados a medir a temperatura de diversos produtos, que não precisam de uma medição constante, apenas casual, por isso se utilizam os termómetros digitais. Há também modelos de termómetros digitais em que se utilizam pontas sensoras, que se podem trocar consoante a aplicação, isto é, para cada “missão diferente” há uma ponta sensora diferente.

Dentro dos termómetros digitas temos ainda o termómetro digital infravermelho, é um dispositivo que mede a temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente é usado quando as temperaturas excedem os 600 graus celsius. Uma das utilixações possiveis, é na medição de temperatura de metais em fundições.

Termómetro de mecúrio:

O termômetro de mercúrio antigamente era o mais usado entre nós, anos mais tarde foi substítuido pelo termómetro digital. O termómetro de mercúrio consiste basicamente num tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo (uma espécie de bolha arredondada) e  numa ponta contém o mercúrio. O mercúrio é uma espécie de metal prateado e como todos os materiais, o mercúrio dilata-se quando a temperatura aumenta. Por ser extremamente sensível, o mercúrio aumenta de volume à menor variação de temperatura, até mesmo á temperatura próxima da temperatura do corpo humano. O volume do mercúrio aquecido expande-se no tubo capilar do termómetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma precisão de 0,05°C p/exemplo. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Educação Tecnológica » 7º Ano