Início » Trab. Estudantes » Educação Tecnológica » 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trab. de Educ. Tecnológica - 8º Ano

 

Brinquedos

Autores: Beatriz Tomás

Escola: Escola E.B. 2,3 Maria Veleda

Data de Publicação: 07/06/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre brinquedos (iô-iô e pião), realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica (8º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Brinquedos

Introdução

A maioria das pessoas, quando eram mais novas, teve alguns (ou muitos) brinquedos. É uma prenda tradicional para quem ainda está a viver a infância.

Um brinquedo, como toda a gente sabe, serve para brincar. Além disso, pode também ter objectivos lúdicos; as crianças muitas vezes utilizam-no, às vezes inconscientemente, para fazer amizades e/ou para aprender noções básicas de convivência.

Eu escolhi dois brinquedos: o Iô-Iô e o Pião Clássico. Distingui estes dois porque são brinquedos mais antigos e mostram como é tão simples satisfazer o desejo de brincadeira, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Desenvolvimento


Vou falar um pouco dos objectos por mim escolhidos.

Iô-Iô
O Iô-Iô é um brinquedo muito simples, composto por dois discos, vulgarmente de plástico, madeira ou metal, unidos ao centro por um fulcro no qual prende-se um cordel. Deixando cair o Iô-Iô com a ponta do cordel enrolada nos dedos, ele sobe com o impulso e a corda enovela-se à volta dos dois discos; o Iô-Iô deverá subir e descer outra vez, continuamente, até que termine o impulso inicial.

A história do Iô-Iô é muito antiga e enigmática. Não se sabe ao certo onde surgiu o Iô-Iô, sendo analisados como prováveis “berços” a Grécia, a China e as Filipinas. Na Grécia, foram encontrados alguns Iô-Iôs antigos, que possuíam dois blocos de barro em vez de discos; estes existiam hà cerca de 2500 anos. Nas Filipinas, os nativos utilizaram o Iô-Iô como arma e utensílio de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda com mais de cinco metros.

Foi neste país que surgiu o Iô-Iô como o conhecemos actualmente; a palavra “Iô-Iô” vem do filipino, querendo dizer “volta aqui”. Nas Filipinas é um brinquedo muito popular entre as crianças.

Pião Clássico
O pião é também um brinquedo muito simples. É constituído por um objecto giratório vulgarmente feito de plástico ou madeira; e gira apenas com a força dos dedos (sem o auxílio de cordas ou molas), até pararem devido ao atrito com a superfície onde estão a rodar. Quanto mais rápido o pião estiver a girar, mais equilibrado fica.

Ao longo da História, a sua prática vem a alterar desde o brinquedo para crianças até a instrumento de adivinhação. De facto, algumas pessoas acreditam que esta brincadeira, (de origem arcaica), está associada com rituais de adivinhação.

Avaliação dos objectos

Critérios

Julgamento avaliativo

Objectos

Iô-Iô

Pião Clássico

Funções

Brinquedo para crianças.

Brinquedo para crianças.

Uso

Tem um uso simples, pois para usá-lo basta colocar o “anel” do cordel no dedo e “largá-lo – apanhá-lo”.

Tem um uso simples, pois para usá-lo basta enrolar o cordel em volta do pião e puxá-lo.

Resistência

É um objecto resistente pois é feito de madeira; pelo que as crianças que o utilizarem mesmo que o atinjam em algum lado, poderão continuar a brincar com ele.

É também um objecto resistente pois é feito de madeira; pela mesma razão: as crianças que o utilizarem mesmo que o atinjam em algum lado, poderão continuar a brincar com ele.

Durabilidade

É um objecto com muita durabilidade e pode mesmo passar por várias gerações.

É um objecto com muita durabilidade e pode mesmo passar por várias gerações.

Materiais

Os materiais são adequados às suas exigências técnicas. (É feito de madeira e cordel).

Os materiais são adequados às suas exigências técnicas. (É feito de madeira e cordel).

Construção

A sua construção é considerada simples.

A sua construção é igualmente considerada simples.

 

 

Economia

O preço do brinquedo é relativamente baixo.

O preço do brinquedo é tal-qualmente relativamente baixo.

Segurança

O objecto não possui partes que possam magoar as crianças, se estas brincarem da forma adequada.

O objecto não possui partes que possam magoar as crianças, se estas brincarem da forma adequada.

Impacto ambiental

Tem pouco impacto no ambiente, pois a maior parte do brinquedo (usualmente) é fabricada em plástico, um material reciclável.

Se for feito de plástico, terá pouco impacto, pois este é um material reciclável; porém, se for de madeira, (facto que é muito comum), irá causar algum impacto no ambiente, porque esta, ao contrário do plástico, não é reciclável.

Conclusão

Com este trabalho fiquei a saber mais sobre o Iô-Iô e o Pião Clássico. Também compreendi melhor a avaliação final do projecto e os seus fins.

Os brinquedos fazem com que a imaginação da criança se liberte e que esta desenvolva o seu intelecto e “viva” uma grande aventura. Alguns brinquedos permitem o desenvolvimento intelectual; como os brinquedos educacionais e os que possibilitam a imaginação na construção de cenários ou mesmo de novos brinquedos/objectos.

A constituição dos brinquedos dirige-se em concordância com a idade da criança; ou seja, o brinquedo será adaptado à idade do público-alvo, às cores e formas que melhor se adaptam a este e ao próprio gosto individual do indivíduo que irá brincar com o brinquedo.

Bibliografia

www.avimodel.online.pt

www.wikipedia.org

CARNEIRO, Humberto; NOGUEIRA, Joaquim; PORFÍRIO, Manuel; Tecno, para jovens; Lisboa; Edições ASA; 2007

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Educação Tecnológica » 8º Ano