|
Trabalhos de Estudantes Trab. de Educ. Tecnológica - 8º Ano |
|
|
Unidades de Massa Autores: Diana Cruz e Andreia Silva Escola: Escola EB 2/3 de Penafiel Data de Publicação: 20/03/2009 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Evolução das Unidades de Massa, realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica (8º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Este trabalho fala-nos da Evolução das Unidades de Massa e também dos respectivos instrumentos. Desenvolvemos este trabalho na disciplina de Educação Tecnológica. Evolução da Unidade de massa (quilograma) A unidade de massa do sistema internacional de unidades é o quilograma Quilograma (kg)- unidade fundamental das medidas de massa que é igual à massa do protótipo internacional do quilograma, de platina iridiana, depositado no Pavilhão de Breteuil, Sèvres, em França. A massa de um quilograma é aproximadamente superior em 28 miligramas à de um decímetro cúbico de água destilada na sua máxima densidade pesada no vácuo, ao nível do mar na latitude de 45 graus.
Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a "massa de um decímetro cúbico de água na temperatura de maior massa específica, ou seja, a 4,44ºC". Para materializá-lo foi construído um cilindro de platina iridiada, com diâmetro e altura iguais a 39 milímetros O protótipo internacional do quilograma foi sancionado pela 1ª CGPM (1889) ao declarar que “este protótipo será considerado doravante como unidade de massa”. A 3ª CGPM (1901; CR,70), para acabar com a ambiguidade que ainda existia no uso corrente sobre o significado da palavra “peso”, confirmou que: “O quilograma é a unidade de massa (e não de peso, nem força); ele é igual à massa do protótipo internacional do quilograma.” Este protótipo internacional em platina iridiada é conservado no Bureau Internacional, nas condições que foram fixadas pela 1ª CGPM em 1889. Medidas de massa Medida é o processo de obter informação da quantidade do mundo físico. Os métodos de medidas acompanharam o crescimento da tecnologia. A massa de um objecto é determinada pela força que seu peso exerce sobre a Terra. Normalmente a massa é medida em comparação a outro objecto determinado. Assim, ao querermos saber a massa de um saco de farinha, por exemplo, nós colocamo-lo numa balança que contém um determinado peso. O ponteiro indica a inclinação do objecto pesado em relação ao peso contido na balança. No Brasil e em outros países latinos, a medida principal é o quilograma, dividido em mil unidades de 1 grama. Mas em outros países, como os Estados Unidos e a Inglaterra, outras medidas são consideradas. A libra é a principal delas, e equivale a 453,59237 gramas. Outra medida bastante utilizada por eles é a Onça, que vale 28,35 gramas Unidades de Massa mais usuais Estas são as unidades de massa mais usuais no dia-a-dia. Em países de origem inglesa é comum usar outras unidades de massa, assim como de medidas de comprimento
Outras unidades de massa: Unidades de massa 1 linha - 12 pontos 2,3 g 1 quilate métrico 0,2 g 1 mg (miligrama) 0,001 g 1 cg (centigrama) 0,01 g 1 dg (decigrama) 0,1 g 1 g (grama) 0,001 kg 1 dag (decagrama) 10 g 1 kg (quilograma) 1000 g A libra A libra surgiu nos Estados Unidos, é a unidade de massa definida como exactamente 0.45359237 quilogramas (ou 453.59237 gramas). Este definição está em efeito desde 1959 nos Estados Unidos. [1] É parte do sistema de unidades de massa avoirdupois. Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1983, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor actual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). Oficialmente, a libra é o nome de pelo menos três unidades de massa: . a libra (avoirdupois) . a libra troy (troy pound) . a obsoleta libra imperial Existe também um libra métrica não oficial. Instrumentos para determinar o valor da massa Os instrumentos utilizados para determinar o valor da massa chamam-se balanças. A operação necessária para determinar o valor da massa de um corpo designa-se por pesagem. Os Egípcios inventaram a balança no ano 3500 a.C. A balança era utilizada para pesar o ouro, metal que desde sempre foi considerado um material precioso. Existem vários tipos de balanças, mas na sua forma mais simples uma balança é formada por um travessão móvel e dois pratos suspensos, colocando-se num a massa que se pretende determinar no outro as massas marcadas. Quando a balança está em equilíbrio dizemos na linguagem vulgar que “os pesos colocados nos dois pratos são iguais”. Actualmente as lojas e supermercados estão equipados com balanças electrónicas que, para além de nos indicarem o peso do corpo, estão programados para nos fornecerem outras indicações como o preço o dia e hora de pesagem, etc. As balanças de precisão utilizadas nos laboratórios permitem determinar a massa de um corpo com erro inferior a um miligrama.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|