Início » Trab. Estudantes » Filosofia » 11º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Filosofia - 11º Ano

 

Texto Argumentativo: O Aborto - Sim ou Não?

Autores: Janilza Almeida Simão

Escola: Instituto Diocesano de Formação João Paulo II (S. Tomé e Principe)

Data de Publicação: 20/03/2009

Resumo do Trabalho: Texto argumentativo dedicado à temática do aborto, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia. Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Texto Argumentativo: O Aborto - Sim ou Não?

Introdução

No âmbito da disciplina de português foi-me proposto a realização de um texto argumentativo cujo tema escolhido por mim foi o aborto, com o objectivo de melhor desenvolver os meus conhecimentos a cerca do mesmo e em paralelo expor o meu ponto de vista. Hoje em dia fala-se pouco acerca do tema, prefere-se perder tempo com outros temas, que muitas vezes são menos graves. 

O aborto: Sim ou Não?

Actualmente é a pergunta que não quer calar-se. São muitos os que se acham no direito de atentar contra a vida alheia por mero capricho e este acto tem-se tornado cada vez mais vulgar. É comum ouvir-se nos meios de comunicação social notícias de assassinatos, considerar-se crime e levá-los a julgamento, mas quando se fala do aborto, que é exactamente a mesma coisa, ou quem sabe até mais grave, pois o feto não tem possibilidade alguma de se defender, simplesmente ignora-se!

Milhares de mulheres recorrem a esta prática e segundo a ONU, cerca de 70 mil/ano perdem as suas vidas. Mesmo as que o realizam com “sucesso” deparam-se com algumas consequências negativas como: o cancro da mama, infecções e o síndroma pós-abortivo, ou seja, aquele sentimento de medo, culpa, porque qualquer pessoa que cometa tamanho acto (a não ser que sofra de graves problemas psicológicos) vai viver o resto da sua vida com um peso na consciência e muitas vezes dirá: se eu soubesse…!

Todos sabemos que existem outros milhares de mulheres que procuram apenas uma criança e não encontram, quando as que se consideram capazes de ocupar o lugar de Deus, que é o nosso criador cometem o aborto e banalizam-no. Pessoalmente sou totalmente contra a realização deste acto, pois considero que ao praticar o acto sexual, ambos (a mulher e o homem) devem ser capazes de assumir o fruto desta prática. E surge a questão: E quando este fruto surge de um estupro? Estou certa de que a mulher em causa não tem culpa alguma, mas a criança inocente que ainda não chegou a este mundo? Há que pensar na mesma, pois apesar de ser indesejada possui o direito de viver. Além do mais a mulher em causa não sabe se é a única oportunidade que Deus lhe deu para ser mãe.

Quanto à lei, existem países que o legalizaram e outros que felizmente lutam vivamente contra o mesmo. Uma das poucas causas da legalização deste acto é a diminuição da probabilidade da mulher perder a vida, mas o melhor é prevenirem-se e caso isto não aconteça serem capazes de assumir as suas responsabilidades. Também condeno os médicos e enfermeiros desumanos, sem amor pelo que fazem, que se encontram disponíveis para a prática do aborto. Por onde anda a justiça nestes casos?

Em qualquer parte do mundo o aborto é condenado pela Igreja Católica, pois é a violação do 5º mandamento da Lei de Deus que diz: “ Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma de si mesmo ou ao próximo)”. Segundo a igreja, a partir do momento em que ocorre a fecundação já existe uma ou mais vidas e ao atentar-se contra ela/elas estar-se-ia em paralelo a violar o mesmo mandamento. Também por questões éticas não se deve cometer este acto. Acto este muitas vezes cometido por vaidade ( para manter o lindo corpo), por causa da carreira, pobreza (o que não justifica pois existem milhares de pessoas dispostas a adoptar), ou até por mero capricho. Todavia, felizmente a maioria é capaz de carregar uma gravidez com muito orgulho!

Em são Tomé há inexistência de leis que penalizem o aborto o que faz com que as pessoas cometam-no cada vez mais e a sociedade assista-o impavidamente. Não podemos ficar parados enquanto a sociedade se vai corrompendo cada vez mais. Há que fazer alguma coisa! Todos nós junto as autoridades competentes devemos realizar campanhas de modo a incutir na mente das pessoas o lema: Não ao aborto, sim à vida!

Conclusão

Com a realização deste trabalho pude desenvolver os meus conhecimentos a cerca do aborto induzido e ao mesmo tempo expor as minhas considerações sobre o tema.

Bibliografia

. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto_induzido#Aborto_induzido_ou_interrup. C3.A7.C3.A3o_volunt.C3.A1ria_da_gravidez

. www.agencia.ecclesia.pt

. http://images.google.st/images?hl=pt-PT&lr=&sa=3&q=Aboto+induzido&btnG=Pesquisar+imagens

. http://images.google.st/imgres?imgurl =http://3.bp.blogspot.com/_l91O0mjEoVE/RkWvVwm43_I/AAAAAAAAAsE/ SpaoEMjt4Tw/s400/AntiAborto.jpg&imgrefurl= http://blogandofrancamente.blogspot.com/2007_05_01_archive

. Bíblia Sagrada

 

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Filosofia » 11º Ano