|
Início » Trab. Estudantes » Física » 7º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Física - 7º Ano |
|
|
Energia Autores: Anónimo Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 31/10/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Energia, (o que é, fontes de energia, poupar energia em casa...) realizado no âmbito da disciplina de Física-Química (7º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
INTRODUÇÃOEste trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Comecei por desenvolver os temas solicitados pelo professor. Baseei-me na pesquisa em livros e na Internet. E, depois disto, entusiasmei-me e decidi também falar sobre uns temas interessantes. Um deles é “Poupar Energia em Casa”. Desenvolvi-o porque achei importante, visto que o Nosso Planeta deve estar incluído nas nossas prioridades. E, se queremos continuar a viver com algum conforto, certamente vamos sempre precisar de energia; então o que mais temos a fazer é poupá-la. O outro tema “Algumas Curiosidades” apenas o desenvolvi porque as “curiosidades” são coisas que não esquecemos e coisas que devem fazer parte da nossa Cultura Geral. Espero que gostem do meu trabalho e que aprendam tanto ou mais do que eu!!
O que é a Energia? A palavra ENERGIA deriva do vocábulo grego «ENERGEIA», que hoje podemos definir como capacidade de produzir trabalho. Esta palavra surge sempre associada à capacidade de poder fazer qualquer coisa acontecer. Tudo o que acontece à nossa volta é provocado pela energia. Utilizamos energia para todos os trabalhos que fazemos, ou mesmo nos momentos de diversão e de descanso. A energia ilumina as nossas cidades, abastece os carros, comboios, aviões, etc. Aquece as nossas casas e a comida, permite-nos ouvir música e ver televisão, põe a funcionar tudo e todos à nossa volta… Quando comemos os nossos corpos transformam os alimentos em energia. Esta é usada para trabalhar, brincar, correr, estudar, ler e em todas as outras actividades que exercemos. Por mais diferentes que sejam as actividades que fazemos, todas têm uma coisa em comum: necessitam de energia para acontecerem! Fontes de Energia As fontes de energia podem classificar-se em: Fontes de energia primárias: quando ocorrem livremente na Natureza (Ex.: o sol, a água, o vento, o gás natural, o petróleo bruto, etc.) Fontes de energia secundárias: quando são obtidas a partir de outras (Ex.: a electricidade, a gasolina, o petróleo, etc.) E em: Fontes de energia renováveis: aquelas que se renovam continuamente na Natureza, sendo por isso inesgotáveis. A energia da água pode ser aproveitada recorrendo aos modernos recursos da ciência e tecnologia. Por isso constroem-se barragens hidroeléctricas para produzir electricidade. Uma grande parte (40%) da energia eléctrica de Portugal vem das barragens que existem em todo o país e em especial no norte de Portugal.
A biomassa vem dos resíduos da floresta, da agricultura e dos resíduos urbanos. Consiste no aproveitamento da energia acumulada nos combustíveis tradicionais (lenha) e em algumas plantas com elevado teor energético (milho, cana-de-açúcar). Quando utilizamos lenha na lareira de casa, estamos a utilizar energia da biomassa. Se aproveitarmos os resíduos das florestas em vez de cortarmos árvores e aproveitarmos os seus troncos, diminuímos os riscos de incêndio e ao mesmo tempo a desflorestação. Ao queimar lenha devemos também plantar árvores para no futuro podermos continuar a aproveitar a energia da biomassa. A energia do biogás vem da decomposição de restos orgânicos vegetais ou animais que, uma vez canalizados, servem de combustível.
O calor proveniente do interior da Terra (géiseres e fumarolas – energia geotérmica) pode ser aproveitado; a água de uma jazida geotérmica pode ser recuperada sob a forma de calor e ser aproveitada para produzir electricidade.
O aproveitamento da energia das ondas ou das marés pode ser feito através de centrais eléctricas que funcionam por acção da água das ondas ou das marés. O “sobe e desce” das ondas pode ser transformado em energia eléctrica. Esta energia ainda não é muito conhecida, mas em Portugal, na Ilha do Pico (Açores), já existe uma central para aproveitar a energia das ondas. A energia do Sol (energia solar) pode ser utilizada para produzir calor (através de colectores solares) e electricidade (através de painéis fotovoltaicos). A energia do vento pode ser utilizada para produzir electricidade através de aerogeradores (eólicas).
Fontes de energia não renováveis: aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas, ou são energias que a Natureza não consegue repor ao nosso dispor. Estas fontes de energia são combustíveis fósseis (gás natural, petróleo bruto, carvão). Parte da electricidade que utilizamos provém destes combustíveis e é produzida em centrais térmicas. O calor que se liberta durante a queima destes combustíveis pode ser utilizado para mover as turbinas das centrais e produzir electricidade que chega às nossas casas através dos cabos de alta tensão.
Também se pode produzir energia eléctrica nas centrais nucleares. Nestas centrais, a fonte de energia é normalmente o urânio.
Fontes de Energia – A percentagem dos recursos energéticos utilizados no Mundo reflecte a importância dos combustíveis fósseis na produção de energia. Formas de Energia De acordo com os efeitos que a energia produz, ou conforme os fenómenos a que está associada, atribuímos-lhes diferentes qualificações: . Energia Solar: é a energia que está associada à radiação solar. . Energia Luminosa: é a energia que está associada à radiação solar, à luz de uma lâmpada ou de uma vela. . Energia Hídrica: é a energia que está associada à água armazenada numa barragem. . Energia das ondas ou marés: é a energia que está associada às ondas do mar ou à subida e descida das marés. . Energia Geotérmica: é a energia que está associada ao calor proveniente do interior da Terra. . Energia Eólica: é a energia que está associada ao vento. . Energia Sonora: é a energia que está associada às ondas sonoras. . Energia Eléctrica: é a energia que está associada à corrente eléctrica. . Energia Térmica: é a energia que está associada às variações de temperatura de um corpo. . Energia Química: é a energia que está associada ao carvão, petróleo, alimentos, medicamentos, etc. . Energia Nuclear: é a energia que está associada às reacções nucleares, isto é, pela fissão ou fusão de átomos. . Energia Electromagnética: é a energia que está associada aos fenómenos electromagnéticos (a electricidade, o magnetismo, e a radiação electromagnética – luz). . Energia Radiante: é a energia que está associada às radiações electromagnéticas (luz, as ondas de rádio e os raios de calor - infravermelhos). O CICLO DAS DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA
Transferência de Energias Existem três processos de transferências de energia: Condução: este tipo de transferências acontece entre materiais sólidos. Esta transferência acontece porque as partículas nos sólidos estão muito perto umas das outras. As partículas a maior temperatura (e por isso com maiores movimentos vibratórios – maior energia cinética) transferem energia, por contacto, às partículas imediatamente ao seu lado, mais frias (com menor vibração – menor energia cinética). Existem materiais bons condutores de calor (metais, sílica, grafite, etc.) e materiais maus condutores de calor (plásticos, madeira, vidro, cortiça, esferovite, lã, ar, gelo, borracha, etc.), que também podem ser isoladores térmicos.
Apesar dos ursos terem bastante pêlo que os aquece, também transferem energia sob a forma de calor. Convecção: este tipo de transferências acontece entre materiais líquidos ou gasosos. Neste caso a transferência de energia de um local para o outro é devido à movimentação de partículas (não possível nos sólidos, porque as posições das partículas são fixas), as chamadas correntes de convecção. As correntes de convecção transportam as partículas para um outro local (os gases quentes sobem, levando as partículas mais quentes para locais a uma altura superior). É possível observar correntes de convecção na atmosfera e em líquidos em aquecimento.
Radiação: Este processo de transferência de energia não necessita de meio material para se propagar, ao contrário da condução (necessita de um meio sólido) ou da convecção (necessita de um meio líquido ou gasoso). Esta transferência dá-se através do vácuo (espaço vazio). É desta forma que o calor vindo do Sol chega até nós.
Poupar Energia em Casa Depois de leres estas páginas e de olhares para o mundo que te rodeia, certamente que te apercebeste que devemos poupar energia. Se observares com atenção a casa onde vives podes verificar quais as formas de energia que mais gastam em tua casa e em que medida as estamos a utilizar com inteligência. Aqui estão alguns conselhos para poupar energia em casa e ao mesmo tempo ter todo o conforto! . Para evitar grandes variações de temperatura, as paredes devem ter isolamento apropriado. . As janelas e as portas devem estar calafetadas. Os vidros devem ser duplos. Desta maneira podemos reduzir em 40% a dispersão do calor. . A temperatura no interior deve ser equilibrada de modo a não se exagerar na utilização de caloríficos no Inverno ou de refrigeradores no Verão. . A temperatura da água do banho também deve ser regulada. . A utilização frequente da panela de pressão poupa gás. . Abrir demasiadas vezes o frigorífico gasta mais energia, dado que a sua temperatura interior é em média 5ºC, enquanto no exterior é em média de 18ºC a 25ºC, e esta diferença provoca passagem de calor para o interior do frigorífico, que terá que trabalhar mais para recuperar o frio perdido. . Quando se utiliza a máquina de lavar deve encher-se a máquina e usar o programa correcto. . Na iluminação devem-se utilizar lâmpadas fluorescentes que, embora mais caras, são mais económicas no consumo do que as lâmpadas incandescentes. . O lixo pode ser aproveitado de novo. Contudo, a recolha selectiva do lixo exige a separação dos diferentes tipos de lixo a colocar nos ecopontos.
Algumas Curiosidades A quantidade de energia que o teu corpo absorve quando comes um hambúrguer é de aproximadamente 590 kCal. Se essa energia alimentasse: - um peão, ele conseguia andar durante 16 km; - um ciclista, ele conseguia pedalar durante 42 km; - um automóvel, ele conseguia percorrer apenas 0,8 km. O carvão, o petróleo e o gás natural foram formados há mais de 65 milhões de anos atrás, na época dos dinossauros Portugal entrou em 1904 para a história das energias renováveis, através de um sábio, mas pouco conhecido, padre português: o padre Himalaya. O seu “Pireliófero” – uma enorme estrutura de aço, com milhares de espelhos em forma de parabólica, foi considerado pioneiro no aproveitamento da energia solar. Albert Einstein criou a fórmula matemática da energia atómica. Contra a sua vontade, os cientistas usaram a sua fórmula para descobrir a energia nuclear e construir bombas atómicas. Ao preferires um duche a um banho estás a poupar água e energia. Não te esqueças que quando tomas um banho gastas mais 120 litros de água do que se tomasses um duche e gastas também mais energia para aquecê-la. CONCLUSÃODepois de leres este trabalho, tenho a certeza que ficaste a saber muito mais sobre o tema desenvolvido. Mas mentaliza-te: “Nunca é demais saber mais”. Por isso, só te digo que consultes os sites que indico na webografia. Deu-me muito prazer fazer este trabalho que me fez lembrar as visitas a algumas barragens e as paisagens de eólicas que vi. Também te aconselho a visitar alguns lugares onde possas ver a existência das Energias Renováveis ou Não Renováveis, será uma bela forma de ficares a conhecer ainda mais!!! BIBLIOGRAFIAEducação Tecnológica – 7º, 8º e 9º anos; FALEIRO, Armando; GOMES, Carlos; Porto Editora. WEBOGRAFIAhttp://esdpedroial.ccems.pt/edtecnologica/edtec_margarida/index.htm http://www.abcdaenergia.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala1_2.htm http://www.edp.pt/.../ClimaticChange/FontesEnergia.htm http://www2.fis.ua.pt/torre/glossario/letra1.20B.htm
Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 7º Ano |