|
Início » Trab. Estudantes » Física » 8º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Física - 8º Ano |
|
|
Atmosfera Autores: Joana Salgado Escola: Escola Eb 2,3 Virgínia Moura Data de Publicação: 20/07/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a atmosfera (sua constituição, efeito de estufa, chuvas ácidas e poluição do ar), realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química (8º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Este trabalho foi pedido pela professora Melanie de Ciências Físico-Química. Neste trabalho irei falar da atmosfera, da sua constituição, do efeito de estufa, das chuvas ácidas e da poluição do ar. Exemplificando cada um com uma imagem. Constituição da atmosfera A atmosfera é a mistura de gases que envolve a Terra e que acompanha os seus movimentos de rotação e translação. O limite da atmosfera é de cerca de 1000 km acima do nível do mar, mas 99% da massa que constitui a atmosfera localiza-se abaixo dos 40 km de altitude. O nosso planeta possui um raio médio de 6300 km pelo que concluímos que a camada gasosa que nos envolve é bastante fina, possuindo, no entanto, um papel fundamental na manutenção da vida na Terra, nomeadamente intervalos de temperatura aceitáveis para a maioria dos organismos vivos e existência de água no estado líquido. A atmosfera é composta pelas seguintes camadas: . Troposfera (até cerca de 15 km de altitude) . Estratosfera (de 15 km a 50 km) . Mesosfera (de 50 km a 80 km) . Termosfera (de 80 km a 800 km) . Exosfera (mais de 800 km acima do nível do mar)
As diversas camadas da atmosfera terrestre Efeito de Estufa O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global.
(Uma representação esquemática das trocas de energia entre o espaço sideral, a atmosfera e a superfície da Terra. A capacidade da atmosfera terrestre para captar e reciclar energia emitida pela superfície do planeta é a característica do efeito de estufa.) Chuvas ácidas A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos .Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adopção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adopção de tecnologias de redução das emissões de azoto reactivo para a atmosfera.
Poluição do ar A poluição ao ar é causada por uma mistura de substâncias químicas, lançadas no ar ou resultantes de reacções químicas que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera.
Causas da Poluição do Ar Produção de gases e de partículas sólidas provenientes: . Da actividade industrial; . Dos lares domésticos; . Dos veículos motorizados; . Da alteração de matéria orgânica; . De queimadas de lixos; . De incêndios; Consequências da Poluição do Ar . Afecta a segurança; . Compromete as culturas; . Corrói os edifícios; . Altera o ambiente; . Afecta o bem-estar; . Afecta a saúde. Conclusão Neste trabalho concluí que a atmosfera tem várias camadas. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Percebi pela primeira vez o que são chuvas ácidas. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://www.slideshare.net/clique/poluio-do-ar-em-portugal-alguns-dados-presentation Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 8º Ano |