Início » Trab. Estudantes » Física » 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Física - 8º Ano

 

Gestão Sustentável de Recursos

Autores: Mónica Trilho

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 30/07/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre Gestão Sustentável de Recursos – gerir os recursos naturais de forma a não se esgotarem e conseguir estabilidade/harmonia na Terra, realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química (8º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Gestão Sustentável de Recursos

INTRODUÇÃO

Este tema, “Gestão sustentável de recursos” – gerir os recursos naturais de forma a não se esgotarem e conseguir estabilidade/harmonia na Terra, foi-nos sugerido pela professora de Ciências Físico-Químicas, o prazo que a professora nos deu para entregar o trabalho foi um pouco apertado devido aos testes e ao resto dos outros trabalhos que ainda temos por fazer mas mesmo assim espero conseguir terminá-lo a tempo. Pretendo mencionar os subtemas que estão no livro esperando que a informação esteja correcta e simples de perceber.

Gestão Sustentável de Recursos

Os recursos naturais e a sustentabilidade

“Recursos naturais” é o nome que se dá a todos os materiais vindos directamente da Natureza que utilizamos tal como existem ou depois de transformados. Exemplos: ar, solo, água, florestas, minérios, combustíveis fósseis, …

O modo de consumo dos recursos disponíveis varia de país para país. Uns consomem exageradamente deixando pouco para as gerações futuras. Outros consomem tão pouco que se torna difícil sobreviver.

Não é sustentável:

. A existência de populações a viver em situação tão desigual;

. O uso dos recursos actuais sem regra, prejudicando a qualidade de vida das próximas populações;

. O impacto negativo dos lixos e dos produtos poluentes que resultam da actividade humana.

Para melhorar esta situação definiu-se na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002 que se devia:

. Reduzir a percentagem de pessoas pobres até 2015;

. Incentivar hábitos de consumo sustentável;

. Aumentar consideravelmente as fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis;

. Desenvolver sistemas de gestão da água, de forma completa e eficaz.

Água

A água é um recurso natural insubstituível pois sem ela não vivemos.

Hoje, a má utilização, e a crescente procura deste recurso, tornou-se uma preocupação geral, pela menor disponibilidade de água potável em todo o planeta. Isto é suficiente, para deixar o cidadão comum preocupado, mas ganha outra dimensão, se pensarmos que apenas 1% de toda a água da Terra está disponível para uso, pois a maior percentagem de água existente é salgada (97,5%) e outra parte encontra-se em locais inacessíveis.

A poluição é outro factor relevante. A qualidade da água tem vindo a arruinar-se devido aos efluentes domésticos, industriais e ligados à pecuária e à utilização de produtos químicos na agricultura. Devido à poluição, a água necessita de tratamento antes de a usarmos.

Da água que sai das estações de tratamento, cerca de 10% é utilizada em nossas casas nas mais variadas actividades. [ver gráfico da página seguinte]

Para poupar água e reduzir a sua poluição podemos tomar medidas:

. Preferir o chuveiro ao banho de imersão;

. Fechar bem as torneiras e repare as que estão a pingar;

. Regar plantas, prefira o período da manhã ou o fim de tarde, pois nestas horas, a taxa de evaporação é mais baixa;

. Deitar o óleo usado pelo cano abaixo, coloque-o antes numa garrafa de plástico bem fechada e deite no lixo normal;

. Fazer o tratamento de águas residuais urbanas e industriais;

. Gerir correctamente os resíduos sólidos;

. Usar tecnologias menos poluentes

Petróleo, carvão e gás natural

PETRÓLEO BRUTO

O petróleo bruto resulta da decomposição de animais e plantas depositados no fundo dos mares e lagos, sujeitos ao longo de milhões de anos a altas pressões, elevadas temperaturas e à acção de bactérias. É uma mistura de substâncias, sobretudo hidrocarbonetos, enxofre, oxigénio e azoto. É a principal fonte de energia cujo consumo se faz de forma muito desigual em diferentes países do planeta. [ver gráfico da pág.]

O petróleo bruto tem que passar por uma refinação antes de ser consumido. A refinação consiste numa série de tratamentos físicos e químicos que visam a separação do petróleo bruto em numerosos componentes, os chamados derivados, entre eles os plásticos.          O uso destes plásticos contribui para a falta de sustentabilidade na Terra pois consome um recurso não renovável e ao transformarem-se em lixo causam problemas ambientais por não serem biodegradáveis.

O uso do petróleo é muito desproporcional, o que torna esta matéria-prima uma energia não renovável porque o tempo e a quantidade que o ser humano demora a consumi-la comparativamente ao tempo e à quantidade que o petróleo demora a fazer-se é menor, por isso se o Homem continuar nesta velocidade o petróleo não vai ser suficiente para abastecer o mundo inteiro.

O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares.

Durante a perfuração de um poço, as rochas atravessadas são descritas, pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioactivas, eléctricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço através de ferramentas especiais as quais permitem ler as propriedades físicas das rochas, identificar e avaliar a ocorrência de hidrocarbonetos.

Esquema do furo e bomba de Petróleo

1. Motor

2. Manivela e contrapeso (cambota)

3. Braço de transmissão

4. Alavanca interfixa

5. Cabeça excêntrica

6. Veio de suporte

7. Cabeça de recolha do poço

8. Tubagem de descarga

9. Fundações de cimento

10. Furo do poço

11. Veio de movimento da bomba

12. Tubagem

13. Bomba

14. Válvula aspiração e de compressão

15. Terrenos de petróleo

As refinarias de petróleo poluem bastante o ambiente, devido aos gases libertados e a fugas de petróleo dos depósitos. Os navios que transportam o petróleo designam-se de petroleiros, um derrame de petróleo no mar origina uma maré negra.

CARVÃO

O carvão é formado a partir de matéria vegetal acumulada no fundo dos pântanos há milhões de anos. É uma mistura cujo principal componente é o carbono. É um combustível fóssil mais abundante na Terra e o mais barato mas é o mais poluente, sendo o seu consumo também muito desigual nas diferentes regiões do planeta.

O carvão é utilizado em centrais termoeléctricas para produzir energia, no entanto, a queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para as chuvas ácidas.

 

GÁS NATURAL

Produzido pela natureza, o Gás Natural resulta da decomposição de sedimentos orgânicos de origem vegetal e animal, acumulados ao longo de milhares de anos em jazidas naturais subterrâneas. É destas bolsas que o Gás Natural é extraído e transportado até ao utilizador final, sendo consumido sem passar por qualquer processo de transformação.

O Gás Natural é o combustível fóssil de queima mais limpa e da sua combustão resultam menores quantidades de óxidos de enxofre e de azoto (responsáveis pelas chuvas ácidas), bem como de dióxido de carbono, que está na origem do efeito de estufa.

O seu consumo tem vindo a fazer-se de forma crescente, substituindo os outros dois combustíveis fósseis, de forma também muito desigual nas diferentes regiões do planeta Terra.

O gás natural é empregue directamente como combustível, tanto em indústrias, casas e automóveis.

. A sua combustão é mais limpa e dá uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gás e menor custo de manutenção.

. Utilizado para motores de autocarros, automóveis e camiões substituindo a gasolina e o álcool, pode ser até 70% mais barato que outros combustíveis e é menos poluente.

. Utilizado em indústrias para a produção de metanol, amónia e ureia.

As desvantagens do gás natural em relação ao butano são:

. Mais difícil de ser transportado, devido ao fato de ocupar maior volume, mesmo pressurizado,

. Mais difícil de ser liquidificado, requerendo temperaturas da ordem de -160 °C

O gás natural é armazenado em tanques e pode ser armazenado na forma líquida ou gasosa.

Actualmente os principais fornecedores de gás natural do país são a Argélia e a Nigéria.

Recepção, armazenagem e gaseificação: estas actividades ocorrem no terminal de Sines, único no país e que entrou em funcionamento em 2004. Depois do gás natural liquefeito ser descarregado dos navios metaneiros, este é armazenado em tanques e posteriormente gaseificado, em função das necessidades de consumo do país. Existe também uma quantidade de gás natural que não é gaseificada e que é transportada através de camiões cisterna para as unidades autónomas de gás.
 

Maiores vendedores de gás natural (em €)

Minérios de ferro, cobre e alumínio

Os recursos minerais são substâncias naturais formadas por processos geológicos que, ocorrendo na crosta terrestre com uma concentração superior à média, podem ser economicamente exploráveis. Neste caso, o ferro, o cobre e o alumínio são recursos metálicos que são explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição.

A utilização dos recursos minerais pelo Homem é quase tão antiga como a sua própria existência. Os recursos minerais estiveram tão intimamente relacionados com a evolução do Homem que os grandes períodos dos primórdios da História devem as suas designações a este tipo de recursos: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Idade do Cobre, Idade do Bronze, Idade do Ferro. As grandes inovações tecnológicas da História da Humanidade foram e continuam a ser baseadas na utilização dos recursos minerais.

A procura dos recursos minerais é feita utilizando os chamados métodos de prospecção. Esta prospecção pode ser realizada de várias formas, procurando saber directa ou indirectamente como é o terreno em profundidade e, assim, identificar e avaliar a existência de recursos minerais no subsolo.

Existem vários processos de extracção de minerais, no entanto, a sua extracção provoca problemas ambientais, sobretudo quando as explorações de céu aberto são abandonadas.

Os metais são extraídos de minérios que se encontram na natureza, em minas que poderão ser no interior da terra ou a céu aberto.

Características metalúrgicas:

. Condutibilidade: boa característica de condução térmica e eléctrica

. Ductilidade: capacidade de ser transformada em fios

. Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas

. Elasticidade: capacidade de voltar ao normal após ser esticado

. Tenacidade: resistência à tracção

O ferro extrai-se da magnetite e hematite, o cobre da calcopirite e o alumínio da bauxite.

            Hematite                magnetite                        bauxite                                 calcopirite

Aplicações…

…do ferro:

. Estruturas de pontes e edifícios

. Transportes

. Ferramentas, etc.

…do cobre:

. Fundamental para a produção, transporte e utilização de electricidade;

.  Produção o bronze e o latão.

…do alumínio:

. Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros.

. Embalagens: Papel de alumínio, latas, embalagens e outros.

. Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.

. Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

CONCLUSÃO

Ao realizar este trabalho concluí que se continuarmos a este ritmo desregrado e esta maneira de estar constantemente a poluir não sobreviveremos muito mais tempo, as energias não renováveis, como o próprio nome indica, não voltam, são únicas, temos de aproveitá-las e economizá-las. Haverá na Terra recursos para todos nós e para as gerações futuras? Se tomarmos medidas para tal, talvez, mas se continuarmos assim em 60, 70 anos os recursos esgotar-se-ão. A vida na Terra está cada vez mais a sofrer consequências que se podiam evitar, estamos a desperdiçar uma dádiva de Deus que nunca mais poderemos alcançar. Confesso que foi cansativo fazer este trabalho mas ao mesmo tempo consegui compreender melhor o modo de funcionamento e de utilização de alguns recursos.

BIBLIOGRAFIA

http://recursosnaturais-unisc.blogspot.com/2009/09/o-que-sao-recursos-
naturais.html

http://www.ideiasambientais.com.pt/agua_recurso_em_risco.html

http://histpetroleo.no.sapo.pt/refina_1.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo#Geologia

http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/cti10_05/energiaa/Info/AUDC.htm

http://gasnatural.galpenergia.com/vPT/VantagensUtil/GasNatural/Paginas
/GasNatural.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.erse.pt/consumidor/gasnatural/querosabermais/
comosaocalculadasastarifasdegasnatural/Documents/GasNaturalML.png&imgrefurl
=http://www.erse.pt/consumidor/gasnatural/querosabermais/comosaocalculadas
astarifasdegasnatural&usg=__5NDvxFAC19gb3tpmKVLVGswvA7w
=&h=298&w=500&sz=145&hl=pt-
PT&start=5&um=1&itbs=1&tbnid=UfRkq92H1AU93M:&tbnh=77&tbnw=130&prev
=/images%3Fq%3Darmazenamento%2Bg%25C3%25A1s%2Bnatural%26um%3D1%
26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26rlz%3D1R2GGLL_en%26tbs%3Disch:1

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2qj22BCyxYoJ:e-
geo.ineti.pt/divulgacao/materiais/guioes/folheto_minerais.pdf+Min%C3%
A9rios+de+ferro,+cobre+e+alum%C3%ADnio&hl=pt-
PT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEEShwUshzxlfUkvRkzWpdHyi-
9uNNFic7I6wLhbH_T4gCddi-_vg-ZgTEpg-N7HAEQMAtkyNJ-
x_F5V12ETQKChqcvfUBDCydDQI2Kg3kRLj1HziUH8MpWalDCVZHF4wAAqk5Az6O&sig=
AHIEtbRyUbvoTQAnloT6t8ppZ0CEh8QIpA

http://livroevt2.no.sapo.pt/central/materiais_materias_primas/metais/metais.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alumínio

CAVALEIRO, M. Neli G. C. e BELEZA, M. Domingas, FQ 8 Sustentabilidade na Terra, Edições ASA, 2008, 2ª Edição.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Física » 8º Ano