|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trab. de Física - 9º Ano |
|
|
Efeito Rotativo das Forças Autores: Carolina Neves Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 06/07/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o efeito rotativo das forças, realizado no âmbito da disciplina de Física (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
MOMENTO DE UMA FORÇA Depende da: . intensidade da força exercida; . distância, medida na perpendicular, entre a linha de acção da força e um ponto em relação ao qual o sistema pode rodar . direcção e sentido da força.
A fórmula matemática que permite calcular o valor do momento da força (M) é: M = F x d F – intensidade da força [N] d – distância [m] M – valor do momento da força [Nxm] M = F x d Esta fórmula permite-nos concluir que: para a mesma intensidade de força exercida, quanto maior for a distância (d), maior é o momento da força.
O momento da força e a força são grandezas vectoriais.
Outras situações do efeito rotativo das forças
Os volantes das camionetas são maiores para que a distância da força ao eixo de rotação seja maior, tornando maior o efeito da força.
O sistema F1 e F2 constituem um binário – tem um efeito rotativo As forças que constituem um binário têm: . A mesma intensidade . direcções paralelas . sentidos opostos . linhas de acção separadas por uma distância d. Momento do binário = F1 x d1 + F2 x d2 FORÇAS DE ATRITO São forças que se opõem ao movimento dos corpos.
Dependem: . Da natureza dos materiais das superfícies em contacto; Materiais mais rugosos provocam mais atrito. . Do peso do corpo; Quanto maior for o peso do corpo, maior será a força de atrito. . É independente da área da superfície de contacto. A força de atrito tem: . uma direcção: a do movimento; . um sentido: contrário ao movimento . uma intensidade: depende do peso do corpo e da natureza das superfícies de contacto; . um ponto de aplicação: situado na superfície de contacto do corpo com o solo ou com outro corpo. Resistência do ar (é uma força de atrito)
Atrito estático e atrito cinético Quando temos um corpo parado e o queremos pôr em movimento é necessário empregar uma força maior do que aquela que é necessário aplicar quando o corpo já está em movimento
Exemplos de ATRITO ÚTIL
Exemplos de ATRITOS INDESEJÁVEIS
Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |