|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Física - 9º Ano |
|
|
Isaac Newton Autores: Bernardo Alves, David Gomes. Escola: Escola EB 2,3 Eugénio de Castro Data de Publicação: 12/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Vida e Obra do ciêntista Sir Isaac Newton, realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química (9º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Com este trabalho pretendemos não só dar a conhecer a vida e obra deste grande cientista como aprendê-la para, no futuro, podermos tirar partido disso. Além do mais, Newton fez muito mais do que as pessoas pensam que ele fez e, nessa medida, queremos dar a conhecer os trabalhos e investigações menos conhecidas.
A vida do cientista Tal reconhecido cientista nasceu a 25 de Dezembro de 1642, no dia de Natal, na pequena aldeia de Woolsthorpe. Dois anos após a morte do pai (que morreu antes do nascimento de Isaac), a sua mãe casou-se de novo, saindo assim de Woolsthorpe.Ele foi entregue aos avós, tendo sido tratado quase como um órfão, tendo assim uma infância não muito feliz. Entrou na escola em Cambridge e, aos 14 anos a mãe regressou, viúva pela segunda vez, que o retirou da escola para aprender a gerir a fazenda. Quatro anos depois, e devido ao facto de Isaac não gostar de negócios e passar o seu tempo com brinquedos engenhosos, a mãe tornou a pô-lo na escola, permanecendo lá até chegar a peste, causa que o obrigou a sair de Woolsthorpe. A partir de 1664, Newton começa a anotar em cadernos as leituras que faz, as suas experiências e ideias. Após esta data, Isaac Newton vai fazendo as suas descobertas (que irão ser faladas mais tarde), publicando-as apenas 20 anos depois. Isto devido a ele se encontrar ainda em estudos, mas também porque descobertas tão revolucionárias iriam levantar a hostilidade dos professores. Isaac vai apenas publicar o seu trabalho quando ele próprio se localizar na posição de professor. Esta foi a grande época de Isaac Newton. Mais à frente iremos informar concretamente as suas descobertas e a importância que tiveram na Ciência actual.
Fig.1 – A casa de Newton, em Woolsthorpe. A Obra Durante toda a sua vida, Newton foi guardando os registos das suas experiências, que mais tarde, se iriam converter em livros escritos pelo próprio. Alguns exemplos são: . Quaestiones Quaedam Philosophicae (Certas Questões Filosóficas), é um livro escrito por Isaac Newton em que este redige os seus pensamentos e a sua filosofia. . Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, que é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Aliás, foi esta publicação que definiu os traços da Astronomia actual e deu origem a um ramo da matemática chamado cálculo diferencial. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. O que tornou Isaac Newton famoso foram as suas três leis: . Primeira lei (da inércia): (Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.) . Segunda lei (quantidade e movimento): (A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.) . Terceira lei (acção e reacção): (A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.) Curiosidades A história mais popular é a da maçã de Newton. Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. Essa história envolve muito humor e reflexão. Muitas charges sugerem que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado embaixo de uma macieira, e que seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade, como se perguntasse: "por que em vez da maçã flutuar, ela caiu?". A pergunta não era se a gravidade existia, mas se se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular corretamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". O escritor contemporâneo William Stukeley e o poeta Voltaire foram duas personalidades que citaram a tal maçã de Newton em alguns de seus textos. Bibliografia Wikipedia (en.wikipedia.org Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |