|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Física - 9º Ano |
|
|
Resistência Eléctrica Autores: Carolina Camacho, Cláudia Berenguer, Joana Sousa, Joana Noronha. Escola: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Caniço Data de Publicação: 29/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre bons e maus condutores de corrente eléctrica e como medir a resistência eléctrica, realizado no âmbito da disciplina de Física-Química (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Ficha de Informativa Será que todos os materiais são bons condutores de corrente eléctrica? Há materiais que são: . Bons condutores de corrente eléctrica, como é o caso dos metais e da grafite; . Maus condutores de corrente eléctrica, como é o caso da madeira, vidro, borracha e plásticos. Resistência eléctrica A resistência eléctrica de um condutor, a uma dada temperatura, é uma grandeza física que mede a oposição que esse condutor oferece á passagem da corrente eléctrica. . A resistência eléctrica representa-se simbolicamente pela letra R. . A unidade de resistência eléctrica, no Sistema Internacional, é o ohm (Ω). . No caso de resistências eléctricas elevadas, usa-se com frequência, o quiloohm, KΩ. 1KΩ = 1000Ω . No caso de resistências eléctricas pequenas, usa-se com frequência o miliohm, mΩ. 1mΩ=0,001Ω . Quando a resistência eléctrica de um circuito aumenta, a intensidade da corrente diminui. De que dependerá a resistência eléctrica de um condutor? A resistência de um condutor varia com a sua: . Natureza – material de que é feito. . Forma – Comprimento e área recta da secção (espessura). . Temperatura – Há condutores cujo resistência aumenta por elevação da temperatura e há outros cujo resistência diminui. Código de cores das resistências de carvão Nas resistências de carvão, que são muito usadas em circuitos electrónicos, o seu valor fixo vem indicado através de um código de cores. Cada resistência tem quatro anéis de cor. Se consultarmos o código de cores, podemos saber o valor da resistência, colocando os algarismos correspondentes pela mesma ordem. No caso da resistência dada:
O valor da resistência é de 2100 Ω com 5% de tolerância. Como medir a resistência eléctrica? Podemos medir a resistência eléctrica de forma directa e indirecta: Directa - Podemos medir a resistência eléctrica através do Ohmímetro. Indirecta – Através da Lei de Ohm com um voltímetro e Amperímetro.
Fig.1-Ohmímetro Lei de Ohm – A resistência eléctrica de um condutor metálico, homogéneo e filiforme[1], mantém-se constante, se a temperatura se mantiver constante.
R- resistência
eléctrica, exprime-se em Ohms (Ω). Os gráficos que relacionam a relação de U com a correspondente variação de I teriam o aspecto indicado nas figuras 1 e 2. . O de constantan e a resistência de carvão (fig49) são portanto, condutores ohmicos, pois verificam a Lei de Ohm. . A lâmpada de incandescência (fig50) é um condutor não ohmico, a razão não se mantêm constante. O filamento da lâmpada aquece á medida que a intensidade da corrente aumenta. Para que se verificasse a Lei de Ohm, o filamento da lâmpada teria de se manter sempre a mesma temperatura o que não acontece.
Ficha de Trabalhos 1 – Qual o significado da resistência eléctrica? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2 – Num circuito eléctrico, quando a resistência diminui, a intensidade da corrente: A- Aumenta B- Diminui C- Mantém-se 3- Uma resistência eléctrica mede-se directamente com um: A- Voltímetro B- Ohmímetro 4- Uma resistência eléctrica mede-se indirectamente com: A- Voltímetro e Ohmímetro B- Voltímetro e Amperímetro 4- O vidro e a madeira são materiais: A- Bons condutores da corrente eléctrica B- Maus condutores da corrente eléctrica C- Semicondutores 5- Uma resistência de constantan é: A- Uma resistência óhmica B- Uma resistência não óhmica C- Um isolador 6- Faz a correspondência correcta entre as duas colunas: A- Intensidade da corrente (/) 1- volt (V) B- Diferença de potencial (U) 2- ohm (Ω) C- Resistência eléctrica (R) 3- Ampere (A) 7- O Xavier e os colegas de grupo, para verificarem se um fio condutor R era óhmico, montaram o circuito esquematizado e registaram numa tabela os seguintes valores
7.1- A que conclusão terão chegado o Xavier e os colegas? Justifica. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 7.2- Calcula o valor na resistência eléctrica do condutor? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8- As resistências de carvão, muito usadas em circuitos electrónicos, tem um valor fixo que é indicado através de um código de cores. Contudo, esse mesmo valor pode ser obtido se intercalarmos a resistência num circuito, como o que é apresentado na figura. Os valores registados na tabela referem-se às diferenças de potencial aplicadas aos terminais do condutor e às correspondentes intensidades da corrente.
8.1- Identifica os aparelhos 1 e 2. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 8.2- Com base dos dados da tabela, verifica se a resistência de carvão é um condutor óhmico. _____________________________________________________________________ 8.3- O valor da resistência podia também ser obtido através de um aparelho eléctrico. De que aparelho se trata? _____________________________________________________________________ 9- Relativamente aos condutores X e Y, selecciona a opção correcta: A- X e Y são condutores ohmicos. B- X e Y não são condutores óhmicos. C- X é um condutor óhmico mas Y não é. D- X não é um condutor óhmico mas Y é.
[1]Fino como um fio Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 9º Ano |