|
Início » Trab. Estudantes » Física » 10º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trab. de Física - 10º Ano |
|
|
Atmosfera Terrestre Autores: Ana Gonçalves Escola: Escola Secundária de Cascais Data de Publicação: 06/07/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a atmosfera terrestre (o que é, atmosfera primitiva e actual, divisão da atmosfera, etc...), realizado no âmbito da disciplina de Física (10º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
O que é a atmosfera terrestre? A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases que envolve a Terra, graças à força da gravidade.
Protege-nos dos raios UV e
sem ela a vida na Terra não seria possível.
Da atmosfera primitiva à actual Devido aos movimentos das diferentes camadas de matéria fundida, a superfície da Terra parecia um gigantesco lago de lava ardente, interrompido por vulcões com violentas erupções. À medida que a Terra foi arrefecendo e os gases se foram libertando formou-se a atmosfera primitiva. Esta começou a ficar saturada de vapor de água, que começou a cair sob a forma de chuva, criando oceanos, arrastando consigo a maior parte do CO2. Devido aos movimentos das diferentes camadas de matéria fundida, a superfície da Terra parecia um gigantesco lago de lava ardente, interrompido por vulcões com violentas erupções. À medida que a Terra foi arrefecendo e os gases se foram libertando formou-se a atmosfera primitiva. Esta começou a ficar saturada de vapor de água, que começou a cair sob a forma de chuva, criando oceanos, arrastando consigo a maior parte do CO2. Composição da atmosfera primitiva . Vapor de água . Dióxido de carbono . Azoto . Metano . Amoníaco Azoto em 78,09% Oxigénio em 20,94% Dióxido de carbono em 0,035%. Entre outros em menores quantidades, como Óxido de azoto, monóxido de carbono, amoníaco, ozono, ... O ozono forma-se da seguinte forma: O2 + energia → 2O O + O2 + M → O3 + M Componentes Vestigiais da Atmosfera Os componentes vestigiais são os que estão em menos quantidade na Atmosfera e são aqueles que têm sofrido mais alterações. Ao longo do tempo as condições na Terra têm-se alterado. Durante muito tempo, os gases vestigiais eram produzidos e consumidos de forma equilibrada, contudo quando as condições foram alteradas, os gases vestigiais tornaram-se poluentes.
Troposfera . A espessura varia entre 10 km e 20 km. . Única camada na qual a respiração é possível. . Local onde acontecem todos os fenómenos meteorológicos. . A temperatura diminui com o aumento da altitude. . A temperatura varia entre os 14ºC e os -55ºC . Acaba com a tropopausa Estratosfera . Chega até aos 50 km de altitude. . Temperatura constante de -55ºC até aos 40 km. . Nos limites deste camada a temperatura pode chegar aos 20ºC. . Local onde se situa a camada de ozono entre os 40 e os 50 km. . Acaba com a estratopausa. Mesosfera . Chega até aos 80 km de altitude. . A temperatura diminui com a altitude até aos -80ºC. . Local onde ocorrem vários fenómenos luminosos e estrelas cadentes. . Acaba com a mesopausa. Termosfera . Sem limite superior definido. . Densidade muito reduzida. . Até aos 83 km a temperatura diminui para depois subir. . As temperaturas podem atingir os 1200ºC. . É a camada mais quente. . Os seus componentes estão sob a forma de iões. . Ocorrem as auroras boreais. Exosfera . Situa-se a cerca de 900 km da superfície terrestre. . O ar é muito rarefeito. . As moléculas de gás “escapam” facilmente para o espaço. Temperatura média, pressão e densidade . A temperatura média da atmosfera da Terra é de 14 °C. . A pressão atmosférica varia conforme o clima, a hora, o local e a altitude. . Cerca de 50% do total da massa atmosférica está até 5 km de altitude, ou seja, na troposfera. . A densidade diminui a maiores altitudes à mesma taxa da diminuição da pressão. Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Física » 10º Ano |