|
Trabalhos de Estudantes Trab. Formação Cívica - 8º Ano |
|
|
Toxicodependência Autores: Rmarques Escola: Escola E.B 2 3 Carlos de Oliveira Data de Publicação: 15/06/2012 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Toxicodependência, drogas, alcool e tabaco, realizado no âmbito da disciplina de Formação Cívica (8º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
DrogasCada vez mais o uso das drogas inicia-se na adolescência. Os jovens normalmente começam a ter vontade de experimentar novas coisas, começando pelo tabaco, drogas e mais tarde o álcool. Muitos jovens iniciam-se nestas vidas por vontade própria, incentivo dos amigos ou até mesmo obrigados.
O que é a droga? A droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que ao serem introduzida no organismo altera as suas funções. O que são drogas licitas? Drogas lícitas são drogas que tem a sua produção e seu uso permitidos por lei, sendo liberadas para comercialização e consumo tais como as bebidas alcoólicas e cigarros. As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes: álcool, tabaco, remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono; remédios para controlar a tosse; os medicamentos utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso; Suplementos alimentares; os hormônios usados para aumentar a massa muscular.
O que são drogas ilícitas? Droga ilícita é toda e qualquer substância química proibida por lei. As drogas ilícitas mais consumidas pela população em geral são: cocaína, ecstasy e a maconha.
O que leva uma pessoa a usar drogas? Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: a curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga (principalmente por causa de problemas familiares), dificuldade em enfrentar e aguentar situações difíceis, rituais, busca por sensações de prazer, servir de estimulantes, etc. Amy Winehouse
Amy nasceu a 14 de setembro de 1983 e morreu com 27 anos, a 23 de julho de 2011. Amy tinha no sangue 4,16 g/l de álcool, segundo as conclusões do inquérito, entrou em coma e acabou por morrer. “Para todos os jovens é uma grande lição porque não vale a pena passarmos para paraísos artificiais. Ela era por si uma grande artista, bastava isso.” Filipe La Féria ÁlcoolNão só nos jovens mas também nos adultos o iniciar do álcool tem consequências desastrosas, tanto no meio social como na família.
O que é o alcoolismo? “A coisa mais importante a saber: O Alcoolismo não é uma fraqueza de carácter, nem um vício, mas sim uma doença. O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo e a família… “A maneira de viver do alcoólico afecta-o a si próprio e á sua família. As tensões e a insegurança ocasionadas pelo seu comportamento, influenciam todos e deterioram o ambiente familiar.” Na família existem dúvidas , desconfianças, insegurança, medo, sentimentos de culpa, desilusão, solidão, isolamento, vergonha, rancor , sofrimento e dor. Estes são os sentimentos que cada familiar sente e não é o melhor pois pode trazer problemas psicológicos e problemas na sociedade. Cada pessoa deve ter ajuda, não é fácil viver com todos estes sentimentos e se conhecermos alguém com este problema na família devemos dar-lhe todo o nosso apoio e ajudar-mos a que a pessoa se sinta melhor. TabagismoO iniciar no tabagismo cada vez se dá mais nos jovens. Muitos de nós já experimentámos apenas por curiosidade, mas se não tivermos cuidado ficamos viciados e torna-se difícil de largar, ficamos dependentes do tabaco. O que é o Tabagismo? O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido. ConclusãoAs drogas são más influências para o nosso organismo e parte desses consumos são devidos à vontade, por amigos e também por desejo de curiosidade e no futuro pode vir a ter consequências como morrer ou não poder seguir os seus sonhos. O alcoolismo é uma doença. Leva ao consumo de bebidas alcoólicas não tendo conseguido evitar ou controlar o seu consumo e isso modifica o seu pensamento e o seu comportamento. Conduz o Homem a ter uma necessidade de beber por falta de álcool e diz que não consegue viver sem ele. O homem na família provoca certas duvidas, desconfianças, medos, culpas, vergonhas e certos sofrimentos.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|