Início » Trab. Estudantes » Geografia » 8º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Geografia - 8º Ano

 

A Diversidade Cultural - A Índia

Autores: Rodrigo Rodrigues

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 13/07/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a cultura da Índia, realizado no âmbito da disciplina de Geografia (8º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

A Diversidade Cultural - A Índia

Introdução 

Este trabalho trata a localização e estudo do país, como as capitais e cidades mais importantes, etc. Por acharmos este tema importante, decidimos prosseguir com a investigação. Atribuímos a cada um uma função de pesquisa e desenvolvimento. Depois de cada um ter pesquisado e desenvolvido o trabalho reunimos tudo e obtivemos o trabalho apresentado. Esperamos ter conseguido ter reunido os dados principais para o objectivo pretendido. 

Identificação do País

Capital: Nova Déli

Língua oficial: Hindi, Inglês

Governo: República Federal

Presidente: Pratibha Patil

Primeiro Ministro: Manmhan Singh

Área: 3.287.590 km

Moeda: Rupia Indiana

Fuso Horário: IST (UTC+5:30)

Código telefone: +91

Capital

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida pelos seus bulevares* amplos e cercados por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. Desde 1947 é a capital do país, tendo já sido a capital da colónia britânica antes da independência (antes disso a capital colonial da Índia era Calcutá).

*Bulevares
Boulevard (francês, do neerlandês bolwerk/bolwark, com a mesma etimologia de baluarte) ou, em português, bulevar, é um termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga, com muitas pistas divididas nos dois sentidos, geralmente projetado com alguma preocupação paisagística. O termo foi inicialmente introduzido na língua francesa em 1435 como boloard, e desde então foi alterado para boulevard.

Monumentos mais importantes

                   Taj Mahal*                            Conjunto Monumental de                     Fatehpur Sikri*
                                                                          Mahabalipuram*                

 

                  Taj Mahal*                                   Harmandir Sahib*                      Túmulo de Humayun*

*Taj Mahal
Umas das 7 maravilhas do mundo, praticamente todos já o viram em inúmeras fotografias, mas o que poucos sabem, é a história que está por de traz deste inigualável monumento. O Taj Mahal, é não mais do que uma ode ao amor e representa toda a eloquência que este sentimento pode ser. Durante séculos, o Taj Mahal inspirou poetas, pintores e músicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e música. Viajantes cruzaram continentes inteiros para ver esta esplendorosa beleza, sendo poucos os que lhe ficaram indiferentes.

*Conjunto Monumental de  Mahabalipuram
O Conjunto Monumental de Mahabalipuram é um grupo de santuários, fundado pelos reis Pallava, que foi esculpido na rocha ao longo da Costa de Coromandel nos séculos VII e VIII. A área é conhecida pelas suas rathas (templos em forma de biga), mandapas (sanctuários em cavernas), pelos seus gigantescos relevos ao ar-livre, como é o caso de "Descida do Ganges", e o templo de Rivage, com milhares de escultura à glória de Shiva. O Conjunto Monumental de Mahabalipuram inclui o Complexo Principal de Mahabalipuram, o Templo de Mukunda Nayanar, o ratha de Pitari e o ratha de Valian Kuttai.

*Fatehpur Sikri
Fatehpur Sikri é uma cidade indiana abandonada com aproximadamente 500 anos, e que permanece em óptimo estado de conservação. Fatehpur Sikri foi construída no século XVI em estilo indo-islâmico. Apenas catorze anos depois da sua construção ela foi abandonada por falta de água. Em 1568, o Imperador Akbar não tinha herdeiros que o substituíssem e foi à procura de ajuda mística, com Shaikh Salim Chisti, que morava na vila de Sikri. A profecia do santo veio se confirmar e nasceu o primeiro dos três sucessores do imperador. Assim, Akbar, que era um grande construtor, planeou uma cidade que seviria de apoio à capital do império, Agra, e escolheu que ficasse próxima de Sikri. A cidade foi matematicamente construída, em arenito vermelho e permanece totalmente preservada.

*Taj Mahal
As Grutas de Elephanta localizam-se na Ilha de Elephanta, no porto de Mumbai, Índia. O Complexo de templos ocupa uma área de 60.000 km² que consistem numa câmara principal, duas câmaras laterais, pátios e santuários secundários. Estas cavernas contém relevos, esculturas e um templo a Shiva
O Grande Hall da Caverna Nº1
Presume-se que as cavernas tenham sido construidas entre 810 e 1260. No século XVI os portugueses danificaram gravemente as estátuas, usando-as para praticar tiro-ao-alvo. Foi declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1987.

*Harmandir Sahib
Sahib informalmente chamado de O Templo Dourado ou Templo de Deus, é culturalmente o mais importante lugar de culto dos siques e uma das mais antigas gurudwaras siques. Está localizado na cidade de Amritsar, que foi criada pelo Guru Ram Das Ji, o quarto guru dos siques, e é, também devido ao santuário, conhecida como Guru Di Nagri, significando cidade do Guru.

*Túmulo de Humayun
O Túmulo de Humayun é o mais antigo mausoléu mogol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período mogol. O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun no século XVI em honra do seu marido. É declarado pela Unesco como parte do património mundial.
A sua importância arquitetónica-paisagística é vista sobretudo no fato de ter fundamentado a conceção que une mausoléus a jardins. Assim, seria também modelo do Taj Mahal, em Agra.

Gastronomia típica  

A gastronomia hindu está tão marcada pela exibição aromática como pelo peso das correntes religiosas que convivem naquele território: hindus, budistas, cristãos, muçulmanos,judeus e jainistas criam uma dinâmica em que se estabelece uma estreita relação entre espiritualidade e comida.
Na Índia, cultiva-se todo tipo de malaguetas, de tamanhos, cores e sabores diferentes, que vão desde a malagueta dhane , de sabor ácido, própria de Mizoram e de algumas zonas de Manipur, até á muito picante Sangli sanam, da zona de Maharashta, passando por variedades da Caxemira, como a Madras pari.
O culto das especiarias chega ao ponto de incorporar nas receitas produtos como a assa-fétida (resina vegetal de aroma desagradável), o bétele (semente de uma palmeira), as sementes de pepino amargo e as de carambola ou a manga em pó. Qualquer planta, raiz, semente, folha, casca, bulbo, fruto ou hortaliça é transformada em condimento.

Moeda

A rupia é a moeda corrente oficial da Índia. Rupia Indiana - Paisa.

A palavra "Rupiah" deriva do inglês "Rupee" ou do sânscrito "Rupya" que significa prata. "Rupee" foi o sistema monetário utilizado nas ex-colônias alemãs. "Paisa" (para moedas) deriva da palavra em sânscrito "Padamsah" que significa "um quarto" ou "quarta parte".

A rupia é também moeda oficial de vários países, como Índia, Indonésia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Seyshelles, entre outros.

Uma rupia divide-se em 100 paisas. Existem moedas de 5, 10, 20, 25 e 50 paisas e de 1, 2 e 5 rupias. Notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 rupias.

Língua oficial  

As línguas faladas na Índia incluem mais de 400 idiomas e dialetos, pertencentes principalmente a duas famílias lingüísticas, a indo-ariana e a dravídica, além do inglês. A constituição da Índia outorga a 23 línguas um status oficial especial, ademais de outros idiomas considerados oficiais por um ou mais estados federados indianos. O número total de línguas na Índia depende de sua classificação como dialeto ou língua propriamente dita, em especial no caso dos muitos idiomas que se assemelham ao híndi.

A constituição da Índia estipula que o híndi e o inglês sejam as duas línguas oficiais da administração federal. Em 1965, o inglês foi rebaixado para o status de "língua oficial adicional associada", durante um período de tempo até que se pudesse decidir numa transição global para o híndi. No entanto, devido a protestos por parte de alguns estados como o Tâmil Nadu, onde há uma baixa penetração do híndi, o sistema linguístico dual híndi-inglês ainda se mantém muito em voga. Devido à rápida industrialização e uma crescente importância das companhias multinacionais na economia, o inglês continua a ser um meio de comunicação popular e influente nos círculos governamentais e económicos.

Adicionalmente ao híndi, há outras 21 línguas oficiais, com representação na Comissão Linguística Oficial do país. Os candidatos a cargos no serviço público federal podem optar por ser examinados em qualquer uma destas línguas.

Religião  

As religiões da Índia, também chamadas de religiões dármicas, são o conjunto das tradições religiosas correlatas que se originaram no subcontinente indiano, nomeadamente o hinduísmo, o jainismo, o budismo e o sikhismo, inclusive os seus derivados e várias outras tradições a elas relacionadas.

Formam o subgrupo da classe maior das "filosofias orientais". As religiões da Índia tem similaridades em credos, modos de adoração e práticas associadas, principalmente devido à sua história de origem comum e influência mútua.

Trajes tradicinais  

Algo que simplesmente fascina na Índia é a moda indiana.

A tradição reina nas ruas da Índia e vemos roupas totalmente distintas do que estamos acostumados.

A roupa mais tradicional da cultura indiana é o sari.

A palavra sari vem do sanskrito e significa roupa. O sari é um tecido de 6 metros que é enrolado no corpo de diversas formas resultando em um vestido lindo.

Entre as demais roupas femininas encontramos também o Salwar Kameez e a Lehenga.

No dia a dia as mulheres usam sari ou salwar kameez. A lehenga é mais utilizada em festas, como casamentos.

Hoje em dia é fácil encontrar mulheres de jeans e camiseiro, roupas ocidentais mas as mais tradicionais e principalmente as casadas preferem usar as roupas tradicionais indianas.

O homem também possui roupas tradicionais. Apesar de não usar tanto quanto as mulheres é possível encontrar pelas ruas homens vestindo dhoti que é uma espécie de "sari" masculino, um pano enrolado no corpo como se fosse saia.

A roupa tradicional mais comum entre homens é o salwar kameez masculino ou melhor o Kurta Pajama. Encontra-se desde os mais simples de algodão, ou ate mesmo para dormir desde luxuosos de seda utilizados em casamentos.

 

Dias festivos  

Data

Nome em Português

Fevereiro - Março

Holi – Festival de Cores

26 de Janeiro

Dia da Republica

15 de Agosto

Dia da Idependencia

Agosto – Setembro

Ganesha Festival

2 de Outubro

Aniversário de Mahatma Gandhi

Outubro – Novembro

Diwali – Festival das Luzes

Desportos  

O críquete é o desporto mais popular do país, que venceu a Campeonato do Mundo de Críquete em 1983. A Índia também é muito tradicional no Hóquei sobre a relva, sendo que oito das suas nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos foram obtidas nesta modalidade. Outros desportos também populares são o badminton e pólo.

 

Conclusão  

Concluímos este trabalho, certos de que nos esforçamos na pesquisa do que achamos mais importante no que diz respeito á diversidade cultural. 

Webgrafia

www.google.com

www.wikipedia.com

www.sapo.pt

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Geografia » 8º Ano