|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Geologia - 11º Ano |
|
|
Paisagem Geológica: Cataratas do Iguaçu Autores: Janilza Simão e Paulo Emanuel Escola: Instituto Diocesano de Formação João Paulo II Data de Publicação: 17/04/2010 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre uma paisagem geológica, tendo sido escolhida as Cataratas do Iguaçu; foi realizado no âmbito da disciplina de Geologia (11º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Paisagem Geológica:
Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de geologia com o objectivo de expor-mos conhecimentos acerca de uma determinada paisagem geológica. A paisagem escolhida por nós denomina-se Cataratas do Iguaçu que localiza-se na Argentina e no Brasil e faz parte do Parque Nacional do Iguaçu. Essas cataratas são Património Natural da Humanidade e atraem milhares de turistas devido aos seus encantos como: o arco-íris que se forma na “Garganta do Diabo”(fig.1) e pela fauna e flora exuberantes que as rodeiam.
Fig.1 O que é uma Catarata? Catarata – é uma ruptura do perfil longitudinal do leito de um curso de água com a ocorrência de um desnível que provoca a precipitação de uma grande quantidade de água de uma altura considerável. As cataratas do Iguaçu: como e quando se formaram? A formação geológica (fig.2) das cataratas do Iguaçu (*) data aproximadamente 150 milhões de anos e ocorre durante o Cretácico. Inicialmente a superfície terrestre estava unida, formando um único continente que se chamava “pangeia” (cuja parte inferior constituía a América do sul e África) e constituía uma zona desértica. Mais tarde, deu-se a separação dos continentes e formação do oceano Atlântico Sul. Como consequência dessa separação, ocorreu uma gigantesca erupção Vulcânica do tipo efusivo (limite divergente, pois era a separação de placas), constituído por um magma fluido, com baixo teor em sílica cuja consolidação originou rochas basálticas. Como tratava-se de uma zona desértica, foram encontradas camadas de arenito transportadas pelo vento entre as camadas das rochas basálticas. A enorme errupção vulcânica deu origem a uma ares de 1.200.000 Km2 com 1.500 metros de espessura que constitui as cataratas do Iguaçu. As mesmas localizam-se mais concretamente no Parque Nacional do Iguaçu. O rio Iguaçu mede 1200 m. A largura total das cataratas no território Brasileiro é de 800 m e na Argentina é 1900 m. Mas em contrapartida é do lado brasileiro que se obtém a melhor vista para as cataratas, sendo mais visitada pelos turistas. O volume normal das quedas de água é de 1500 m3/segundo. Nas épocas de seca é de 500 m3/s e de cheias é de 6500m3/s. Uma parte que constitui as cataratas é a “Garganta do Diabo”, estrutura em forma de “U” invertido cujas quedas de água criam múltiplos Arco-íris
Fig.2 As cataratas apresentam-se em degraus As cataratas apresentam-se em três degraus (fig.3) por consequência da estrutura dos derrames de basalto: o superior, intermediário e inferior. Nas zonas de contacto entre os degraus (superior e intermédio) a erosão é mais acentuada. No degrau superior existe uma plataforma plana que é mais resistente à erosão.
Fig.3 (*) – O termo Iguaçu deriva da Língua Guarani e significa “água grande” Características de um derrame de Basalto Um derrame de basalto que possui acima de 15 m apresenta três porções: a superior, central e basal (fig.4)
Fig.4 . Porção superior (fig.5) – caracteriza-se pela presença de vesículas (são espaços vazios que se formam devido ao facto da lava ascender para a superfície, carregada de gases). Devido ao arrefecimento à superfície, essa porçãoé composta por rochas magmáticas extrusivas (basaltos) e apresentam coloração avermelhada devido a oxidação dos minerais de ferro presentes na lava.
Fig.5 . Porção central (fig.6) – caracteriza-se por ter tido um arrefecimento lento e, por isso, apresenta rochas magmáticas plutónicas (gabro).
Fig.6 . Porção basal (fig. 7) – é a porção que tem contacto directo com a água. Caracteriza-se por ter tido um arrefecimento rápido, que originou lavas em almofada (“pillow lava”).
Fig.7 História das cataratas do Iguaçu As cataratas do Iguaçu formaram-se a cerca de 150.000.000 de anos, localizam-se no Parque Nacional do Iguaçu do Brasil e da Argentina. As mesmas foram descobertas pelo Espanhol Alvar Nunez Cabeza de Vaca em 1542. No inicio do séc. XX as cataratas tinham um proprietário, Jesus Val, mas o aviador Santos Dumont, ao ver tal facto, reivindicou e tornaram-se propriedade do Estado. Em 1934 criaram o Parque Nacional na Argentina e em 1939, o Parque Nacional no Brasil com o objectivo de administrar e proteger a água que as cataratas possuem e o ecossistema que se encontra a sua volta. Os mesmos foram declarados pela UNESCO como Património Natural da Humanidade respectivamente em 1984 e 86. As cataratas fazem parte da bacia hidrográfica (1) do rio Paraná, pois o rio Iguaçu é um dos seus afluentes. (1) Bacia hidrográfica é um conjunto formado pelo rio, seus afluentes e subafluentes Características da Fauna e da flora que rodeiam as cataratas Fauna O parque Nacional do Iguaçu possui uma grande Biodiversidade. Nele existem 257 espécies de borboletas, 18 espécies de peixes, 12 de anfíbios, 41 de cobras, 8 de lagartos, 45 de mamíferos, 348 de pássaros e numerosas espécies ameaçadas de extinção como por ex.: onça-pintada, Tamanduá-bandeira, jacaré-de-papo-amarelo. Flora O parque também possui uma vasta diversidade de espécies raras e ameaçadas de extinção, pois o vapor de água produzido pelas quedas de água contribui para o crescimento da vegetação. A flora do Parque divide-se em dois grupos: florestas estacionais e mata araucária (dominada por pinheiros). Esse parque constitui a maior reserva pluvial subtropical do mundo!
Fig.8 - Fauna e flora do Parque Conclusão Com a realização deste trabalho pudemos aprender imensas coisas sobre esta maravilha da natureza tais como: a sua formação geológica, as rochas que a constituem, características da fauna e flora que o rodeia e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção. É impossível permanecer indiferente perante as belas imagens das mesmas. Uma visita a este maravilhoso lugar proporcionaria não só uma oportunidade de fazer o estudo Geológico das mesmas como também momentos de lazer e a possibilidade de se deslumbrar com a beleza inigualável que este local apresenta. Bibliografia Livro: . Reis, Jorge – et. Al – Preparação para o Exame Nacional 2008, Porto Editora. Sites pesquisados: . www.infopedia.pt/$catarata-(geologia) . http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12 . http://www.comtur.tur.br/fozdoiguacu.php . http://pt.wikipedia.org/wiki/Cataratas_do_Igua%C3%A7u . http://www.argentour.com/pt/parque_nacional/cataratas_do_iguacu. . http://www.hoteldascataratas.com/web/ogua_pt/flora-fauna.jsp . www.cataratasdoiguacu.com.br . http://h2foz.com.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=10 . http://olhares.aeiou.pt/cataratas_do_iguacu___garganta _do_diabo_foto1650045.html
Outros Trabalhos Relacionados
|
|