|
Início » Trab. Estudantes » História » 7º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de História - 7º Ano |
|
|
As Ordens Mendicantes e a Vida Urbana Autores: Pedro Magalhães Escola: Escola Secundária de Lousada Data de Publicação: 25/07/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre as ordens mendicantes e a vida urbana, realizado no âmbito da disciplina de História (7º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
As ordens mendicantes As ordens mendicantes são ordens religiosas formadas por frades ou freiras, que vivem em conventos. Eles centram a sua acção na oração, na pregação, na evangelização, no serviço aos pobres e nas obras de caridade. A partir do século XII, as cidades europeias ficaram com uma grande desigualdade social. Era cada vez maior a diferença: do lado dos ricos – a burguesia e o clero(que cada vez mais ia deixando a sua devoção) e do lado dos pobres – o povo. Com isto, os fiéis fazem surgir um movimento de revolução, a partir do século XIII, pelas ordens mendicantes: a dos Franciscanos e a dos Dominicanos. Os agostinianos e os carmelitas são também duas ordens mendicantes muito importantes no seio da Igreja Católica.
Conventos mendicantes em Portugal Ordem Dominicana A Ordem dos Pregadores também conhecida por Ordem dos Dominicanos ou Ordem Dominicana, é uma ordem religiosa católica que tem como objectivo a pregação da mensagem de Jesus Cristo e a conversão ao cristianismo. Foi fundada em Toulouse, França, no ano de 1216 por São Domingos de Gusmão. É adoptado o modelo de governo democrático, pelo qual todos os superiores de casas são eleitos por todos os membros da comunidade. Em 1221, funda em Roma o convento de monges de São Sisto. São enviados irmãos pregadores para Inglaterra, Escandinávia, Polónia, Hungria e Alemanha. Os dominicanos realizam voto de pobreza, castidade e obediência. Vivem em comunidade, que se designam por conventos e não como abadias ou mosteiros. Os seus conventos são tradicionalmente junto das cidades.
S. Domingos de Gusmão Um Frade Dominicano Ordem Franciscana A Ordem dos Frades Menores, também conhecida por Ordem dos Franciscanos ou Ordem Franciscana. Foi fundada por São Francisco de Assis, na Itália, em 1209. Os seus membros, de acordo com o espírito do fundador, nada deveriam possuir, estando obrigados a viver o mais pobremente possível. Os franciscanos vivem tradicionalmente em conventos perto das cidades. Valores da Ordem Humildade, simplicidade e justiça. Humildade significa acolhida para escutar. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projecto. Simplicidade é valor de quem sabe colocar tudo em comum, é a coragem da partilha. Justiça é transparência, castidade, verdade. É revelar o melhor de si.
S. Francisco de Assis Grupo de Franciscanos As universidades Até ao século XII, o ensino superior destinava-se à formação de novos clérigos. A partir do século XII, fizeram-se universidades ou Estudos Gerais para os graus superiores do ensino. As primeiras surgiram por volta do ano 1150 e não mais parou. Eram formadas para o clero e para formar novos médicos, legistas, futuros funcionários régios, ou seja, funcionários reais que sejam capazes de planear e executar e de fazer novas tarefas em cidades que estavam em crescimento. Só em 1290, é que os portugueses que quisessem frequentar universidades poderiam não sair do país, ou seja, antes de 1290 quem quisesse frequentar universidades tinha que ir para a Europa (Salamanca, Paris ou Bolonha). O Estudo Geral português foi a 1ª universidade e foi criada em 1290, com D. Dinis no comando do Reino, sendo aprovada pelo papa Nicolau IV, no mesmo ano. A nova escola era localizada em Lisboa e depois foi transferida para Coimbra.
Universidade de Coimbra Cronologia sobre “as ordens mendicantes e a vida urbana” e “ as universidades”
Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » História » 7º Ano |