|
Início » Trab. Estudantes » História » 9º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de História - 9º Ano |
|
|
A Europa no Limiar do Século XX Autores: SLyTeeee Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 08/04/2012 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Europa no Limiar do Século XX, a Belle Époque, a 1º guerra mundial e os interesses de Portugal em áfrica entre outros, realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano). Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
A hegemonia europeia no início do século xx Nos inícios do Século XX, a Europa dominava o Mundo. A população, em crescimento, emigrava para outros continentes e tinham-se constituído impérios ultramarinos. Nos inícios do Século XX, a Europa era a 1º grande potência económica do mundo. Era responsável por cerca de 62% das trocas internacionais, possuía 83% da frota mercantil do mundo e pertencia—lhe mais de 80% dos capitais investidos a nível mundial. No continente europeu, distinguiam-se, como grandes potências, a Inglaterra, a Alemanha e a França. A Belle Époque… O período que vai de 1871 a 1914 é conhecido pelo nome da Belle Époque, neste período a Europa e os Estados Unidos conhecem um mundo de acalmia e prosperiedade. Durante este período :
. O Ocidente viveu em paz; . A economia progrediu muito, especialmente na indústria e no comércio; . As cidades cresceram e melhoraram os espaços públicos, os transportes e as redes de saneamento; . Os progressos técnicos proporcionaram comodidade e bem-estar; . A mulher começa a exigir os mesmos direitos que o homem mas apenas a ter sucesso depois da 1º grande guerra. OS INTERESSES DE PORTUGAL EM ÁFRICA Portugal desejava construir em África um império que compreendia Angola, Moçambique e o território entre as duas colónias.
Este projeto – representado, em 1886, no chamado Mapa Cor-de-rosa – chocava com o plano inglês de ligar o Cairo ao Cabo. Por isso a Inglaterra, apresentou em 1890, um Ultimato a Portugal, exigindo que se retirasse dos territórios entre Angola e Moçambique. O nosso país, perante a ameaça da força, foi obrigado a ceder. A CAUSA REMOTA DO DEFLAGRAR DA GUERRA As rivalidades económicas e políticas entre os vários estados europeus provocaram a corrida aos armamentos. Ora, para se proteger das ameaças dos países vizinhos, os Estados fizeram, entre si, sistemas de alianças. Os sistemas de alianças eram extremamente perigosos para o deflagrar da guerra, pois se houvesse um conflito por mais pequeno que fosse os países aliados tinham de ir recorrer os seus aliados. Foi o que aconteceu nos Balcãs, no Verão de 1914. A CAUSA IMEDIATA DO DEFLAGRAR DA GUERRA Em 1914 com a morte de Francisco Fernando, herdeiro do trono Austro-húngaro, em Sarajevo, pode-se dizer que foi aí que deflagrou a guerra. A Sérvia foi acusada por estar por de trás do atentado, e com esse acusamento a Áustria-Hungria declara guerra á Sérvia.
Factos e acontecimentos relativos á guerra (1º fase) Após a declaração de guerra, os exércitos alemães, entre Agosto e Novembro de 1914, avançaram para o Ocidente da Europa. O seu plano era invadir a Bélgica e dirigir-se rapidamente para França. A Alemanha não conseguiu entrar em Paris pois os exércitos Ingleses e Franceses estavam prontos a atacar em Paris, sendo assim a Alemanha foi derrotada na 1ª batalha do Marne
Factos e acontecimentos relativos á guerra (2º fase) Todos os bravos soldados pensavam que a guerra iria seu rápida e fácil, mas estavam enganados. Ao longo dos anos de 1916 e 1917, as forças em presença procuraram, através de fortes investidas, romper as linhas da frente. Nesta altura havia muitas trincheiras, o que é : valas longas e compridas por grandes corredores, todas cobertas de sacos de areia de modo a dar mais proteção . Em 1916 Portugal entra na guerra como aliada de Inglaterra. As batalhas de Verdun, ofensiva alemã em 1916, e as batalhas do Somme, em 1916, e do Chemin des Dames, em 1917, desencadeadas pelas tropas francesas. Mas estas tentativas , para desalojar o inimigo, foram mal sucedidas e delas resultaram elevado número de vítimas, em particular na batalha de Verdun. Factos e acontecimentos relativos á guerra (3º fase) No Verão de 1918, os Aliados, reforçados com a vinda de soldados americanos e com o poderos material bélico, estavam em condições de decidir a guerra a seu favor.. Por isso, entre Julho e Outubro de 1918, contra-atacaram em várias frentes – em França, nos Balcãs e na Itália. O mesmo veio a fazer a Alemanha em 11 de Novembro de 1918. Uma Conferência de Paz, realizada em Paris, preparou acordos de paz com os países derrotados. As consequências da guerra Depois da 1º grande guerra a europa teve várias consequências; Consequências políticas: . Fim dos grandes impérios; . Nascimento de novos países/novas fronteiras; . Diminuição das monarquias; . Aumento das repúblicas; . Afirmação das democracias; . Criação da sociedade das nações. Consequências económicas: . Declínio económico da Europa (devedores dos E.U.A); . Ascensão económica dos E.U.A; . Diminuição da produção agrícola e industrial europeia. Consequências sociais: . Desemprego e miséria; . Empobrecimento das classes médias; . Enriquecimento das grandes industrias comerciantes especulados; Consequências demográficas: . 8,5 milhões de mortos; . 20 milhões de feridos de guerra; . Envelhecimento da população ativa; . Excesso da população; . Problemas de saúde. O grande crescimento económico dos estados unidos da américa Os Estados Unidos da América tornaram-se a primeira grande potência económica porque os Aliados (Tríplice Entente) ainda no decorrer da primeira guerra pediram para que os Estados Unidos da América ajudassem a derrotar a Tríplice Aliança porque de outra maneira os Aliados perderiam a guerra, Os Estados Unidos da América concordaram e vieram ajudar. Contudo, os Estados Unidos da América tinham uma condição, depois da guerra, os Aliados deveriam pagar os juros das baixas e dos mantimentos das tropas Americanas. Foi assim que os Estados Unidos da América se tornaram a primeira potência mundial, angariando cerca de 30 bilhões de dólares.
Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » História » 9º Ano |