Início » Trab. Estudantes » História » 9º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de História - 9º Ano

 

A Guerra das Trincheiras

Autores: Débora

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 17/10/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Guerra das Trincheiras, realizado no âmbito da disciplina de História (9º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

A Guerra das Trincheiras

Introdução

Para este trabalho eu escolhi este tema ‘’A guerra das trincheiras ‘’ para tentar saber mais o modo de como os soldados viviam, de como sobreviviam, da forma como construíam as trincheiras, da forma como se alimentavam. Nesta guerra ouve muitas mortes, mas também ouve pessoas que saíram com problemas, deficiências, entre outros.

Tive a curiosidade de saber mais sobre este tema e é sobre isso que eu irei falar neste trabalho.

O que são as Trincheiras?

O termo trincheira designa-se por alguma escavação linear no solo. as trincheiras são escavadas ao ar livre ou em minas, assim é mais fácil para a circulação das tropas.

Apesar da utilização militar de trincheiras remontar à antiguidade, foi após o advento da metralhadora, nomeadamente na Primeira Guerra Mundial, que se praticou, pela primeira vez na História, uma guerra de trincheiras.

Também era como se fosse a “casa” dos soldados, era onde eles dormiam, onde eles comiam, onde eles combatiam, eles dormiam na lama diariamente, os soldados continham sapatos, roupa e também com alguns itens de sobrevivência.

Um dia nas Trincheiras

Segundo os soldados que combateram no 1º Grande Guerra, os dias nas trincheiras e o ambiente que lá se viviam eram horríveis, raramente os soldados sabiam o que se estava a passar, por vezes a não se lembrarem de onde estava.

O terror, o barulho dos bombardeamentos, dos tiros, das metralhadoras era horrível, o arame farpado, a quantidade de soldados mortos, feridos alguns morreram de maneira inevitável, porque simplesmente avançavam sem saber o que fazer.

Parecia que cada dia lá vivido nunca mais acabava, que a guerra nunca mais tinha fim, e que nunca mais iriam para casa descansados para ter com as suas famílias.

Constantemente eles tinham ataques assim vindos de repente contra eles do inimigo, o que também provocava mortos e feridos.

Como os soldados mortos já não conseguiriam ajudar, era-lhes retirada a roupa e os objectos que podiam fazer falta a outros soldados.

O Sistema das Trincheiras

As trincheiras eram abertas pelos próprios soldados e eram protegidas pelo arame farpado e por postos de patrulha.

As trincheiras tinham quase 2metros de profundidade e 2m de largura, nos parapeitos das trincheiras eram postos sacos de areia para absorverem as balas, e as lascas das bombas. Havia uma elevação no interior, e com essa profundidade não se conseguiria espreitar.

Um grande troque que era usado era escavar umas trincheiras da ‘‘terra de ninguém’’ assim dava para ouvir o que se passava no lado inimigo, e poder capturar soldado e depois interrogá-los. Era nas trincheiras que os soldados se protegiam e onde acabavam por ficar durante os grandes e longos meses.

A vida nas trincheiras era muito dura, durante 3 anos os soldados viveram enterrados na lama, com muito fracas condições de higiene e as condições eram tão más que às vezes o soldado tinha de queimar as próprias roupas parasse livrarem dos bichos que se encontravam na lama, pois estes, que de tanto mordiscar que quase comiam os soldados vivos, e por isso, a única solução era queimar as roupas.

Gás Venenoso

O gás venenoso naquela altura já era conhecido, mas os oficiais mostravam medo em os utilizar porque os consideravam uma arma perigosa.

Muitos alemães já disparavam estes gases tóxicos, que destruía os órgãos respiratórios e provocada a morte por asfixia. Depois desse ataque dos alemães as tropas aliadas eram prevenidas com mascaras de protecção.

Nessa altura descobriu-se que o amoníaco das almofadas conseguia destruir o veneno, outros preferiam usar luvas, meias e cintos de flanela suspenso numa solução de bicarbonato de sonda atados á volta da boca e do nariz ate que o cheiro do gás desaparecesse.

Mas, este gás tinha uma desvantagem, é que enquanto o gás fazia efeitos os soldados não morriam logo só algum tempo depois.

Falta de comida

A falta de comida é um dos grandes problemas nas trincheiras. A comida era horrível, e ainda pior era comer ao pé dos seus companheiros mortos, ou de outros cadáveres, e o cheiro que os soldados mortos tinham que era impossível comer naquelas condições.

Muitos dos soldado quando escreviam as famílias diziam as mas condições de vida e muitas vezes pediam a quem escreviam para lhes enviar alimento.

Para além da comida ser muito pouca também era péssima. Os soldados viviam de biscoitos e chá, isso era a comida com que eles se alimentavam diariamente.

Conclusão

Neste trabalho pude concluir que a vida nas trincheiras foi uma altura muito difícil e complicada nos soldados.

Viver naquela alturas com todos aqueles tiros, com todas aquelas mortes, com todo aquele terror que lá se vivia, a falta de comida, os soldados deviam crer a toda a hora voltar para casa com vida e bem de saúde.

Alguns deles vinham para casa com vida só que, alguns com deficiências, ou problemas.

Bibliografia

Http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_
trab/guerranastrincheiras.htm

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Trabalho realizado por: Ariana Peredo Nº8 9ºB:
Http://www.slideshare.net/crie_historia/a-guerra-das-trincheiras

Http://historia9.blogs.sapo.pt/3281.html

Livro 9º Ano

Caderno

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » História » 9º Ano