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Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de História - 11º Ano

 

O Interesse pela Realidade Social na Literatura e nas Artes

Autores: LeiLa Afonso

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 03/08/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o interesse pela realidade social na literatura e nas artes – as novas correntes estéticas na viragem do século, realizado no âmbito da disciplina de História (11º ano). Ver Trabalho Completo

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O Interesse pela Realidade Social na Literatura e nas Artes

As Novas Correntes Estéticas na Viragem do Século

Impressionismo

Edouard Manet, reunia um grupo de admiradores entusiasmados com as suas obras actuais, este grupo ficaria conhecido como os impressionistas.

O impressionismo demanda os seus temas na Natureza, nos ambientes animados do mundo do espectáculo, na figura humana e na agitação ruidosa das cidades.

A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.

Guias gerais que caracterizam a pintura impressionista:

. A pintura deve mostrar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz do sol num determinado momento.

. É também com isto uma pintura instantânea (captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.

. As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.

. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causa. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.

. Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Por exemplo, um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academistas no passado.

. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e desintegradas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.

Orientações gerais que caracterizam o impressionista:

. Rompe completamente com o passado.

. Inicia pesquisas sobre a óptica / efeitos (ilusões) ópticas.

. É contra a cultura tradicional.

. Pertence a um grupo individualizado.

. Falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo.

. Vão pintar para o exterior, algo bastante mais fácil com a evolução da indústria, nomeadamente, telas com mais formatos, tubos com as tintas, entre outras coisas.

. Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa fotográfica, influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas.

Simbolismo

O simbolismo foi uma característica da pintura europeia nas últimas décadas do Século XIX.

Filósofos, artistas e escritores lançam-se então numa via introspectiva, procurando uma outra realidade para além das coisas visíveis.

O simbolismo rejeitava as formas naturalistas e realistas e principalmente o conceito, de que a arte só poderia ser realizada através de imagens não abstractas que representassem com fidelidade o mundo real.

Na pintura, o simbolismo apresenta um forte misticismo e referências ao oculto. Procura diminuir a falta entre o mundo material e o espiritual.

Os pintores deveriam expressar, através de imagens, esses temas e essa visão do mundo, desenvolvidas pelos poetas simbolistas em sua linguagem.

Para esse fim, utilizavam-se principalmente cores e linhas, entendidos como elementos extremamente expressivos que por si só poderiam representar ideias. Confiavam mais na simples sugestão de algo, que na sua forma explícita.

A inspiração temática simbolista costumava vir de poesias do movimento, além de uma certa fixação em assuntos como a morte, a doença, o erotismo e até a perversidade.

Há inúmeros artistas de estilos diferentes considerados simbolistas, por apresentarem traços do movimento em suas obras.

Os simbolistas receberam sérias críticas de vanguardistas modernistas, pela forte presença do elemento decorativo de suas pinturas.

O simbolismo literário guia-se para outra realidade que não a do mundo visível. Procura dar expressão às forças sombrias e incontroláveis do indivíduo, iniciando uma escrita misteriosa e difícil, destinada quase só a uma elite de iniciados.

Adoptando a poesia como forma particular de expressão, o simbolismo vai privilegiar a musicalidade e o poder encantatório das palavras, em detrimento da contagem de sílabas e da rima. Inicia-se assim, o verso livre, que marcará a produção poética do século XX.

Síntese

Impressionismo

Temas: Natureza, figura Humana, cidades, Ambientes.

Simbolismo

Temas: Oculto, misticismo, Espiritual, morte.

Impressionismo

Características:nPintura instantânea,ncontornos pouco nítidos, sombras luminosas,combinação de cores realizada na tela, ilusões de óptica.

Simbolismo

Características: Procuram novas realidades, a pintura  deve expressar a sua  visão do mundo, inspiração na poesia, utilização de elementos que representam ideias.

 

Arte Nova

Surge em meados do séc. XIX, resultando da procura de artistas e arquitectos de um  estilo novo, que individualizasse o seu tempo.

Predominou sobretudo nas artes aplicadas e na arquitectura.

Deixam de existir barreiras entre artes maiores e artes menores, passando os arquitectos e artistas a designers e criadores.

Este movimento tinha como objectivo lutar contra os objectos industriais produzidos sem sentido de estética.

Características

. Procura a beleza formal das coisas, tirando partido da sua estrutura, que é valorizada através de motivos decorativos.

. Movimento influenciado pelo simbolismo e pelas estampas japonesas.

. Rejeita as linhas rectas e ângulos rectos, a favor de um movimento mais natural – superfícies ondulantes e entrelaçadas.

. Recorre a motivos florais e femininos.

. Na pintura, os volumes esbatem-se e a linha prevalece, definindo manchas de cor cintilantes ou claras.
 

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