Início » Trab. Estudantes » História da Cultura e das Artes » 11º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de História da Cultura e das Artes - 11º Ano

 

Realismo

Autores: Daniela Rosa

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 09/12/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o estilo ou movimento artístico: Realismo, realizado no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes (11º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Realismo

Jean-François Millet:

The Walk to Work (Le Depart pour le Travail) 1851

Óleo sobre tela - 55.5 x 46 cm

 

O termo Realismo como referência a um estilo ou movimento artístico foi empregue pela primeira vez em meados do século XIX, quando o crítico francês Champfleury o aplicou aos temas populares e rurais de Le Breton.. Este movimento vai desde os anos da eclosão dos ideais democráticos pós Revolução Francesa e da preocupação pelas novas classes proletárias (revoluções de 1848) até à década 1870-1880. Representa o triunfo de uma concepção científica e positivista do mundo, contra a evasão do idealismo e dos seus seguidores da arte oficial.

O Realismo, como podemos observar neste quadro de Millet, ocupa-se em representar as tarefas da vida quotidiana sem idealizações, mas com uma sinceridade e humildade que, embora provocasse o escândalo e a rejeição por parte da burguesia respondia à tendência progressista de actuar sobre a sociedade para a melhorar. Trata-se de uma ruptura da realidade como absoluto, do ideal convencional do Romantismo e do rigor exigido pelas Academias. No entanto a figura humana respeita a anatomia nas proporções e na volumetria mas, agora, é valorizada a representação do povo, pessoas comuns e anónimas.

Não há grande preocupação por parte do artista em dar atenção à feição do retratado pois o que importa é a sua acção diária, o seu carácter e a sua força de espírito, que são dados através das suas vestes dignamente pintadas e das suas atitudes perante a natureza e o trabalho. Millet simplifica o claro-escuro e usa cores e tonalidades que entram em plena harmonia.

Pintores realistas utilizavam como meio auxiliar a fotografia que lhes permitia estudar melhor o enquadramento e composição e que permitiu também aos artistas libertarem-se do retrato em si, tal como Mille.           

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » História da Cultura e das Artes » 11º Ano