|
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de História da Cultura e das Artes - 12º Ano |
|
|
Modernismo em Portugal Autores: Ana São José Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 05/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Modernismo em Portugal, que deu-se na passagem do século XIX para o século XX, realizado no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes (12º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Textos de intervenção - volume VI, Página 43, de José de Almada Negreiros Contexto Histórico . Deu-se na passagem do século XIX para o século XX; . A produção literária e plástica em Portugal era ainda muito marcada pelo classicismo racionalista e naturalista; . A classe burguesa dominava os meios artísticos e culturais; . Evidenciando uma forte resistência à inovação; . A operação das "Avenidas Novas" e a revolução de 5 de Outubro de certa forma ajudaram a mudança da sociedade; . primeiro sinal de ruptura é dado pela exposição de Arte Livre em 1911 que foi organizada por Manuel Bentes reunindo vários artistas que foram seus companheiros em Paris.
. Foi uma reacção contra o sistema artístico vigente e mais tarde teve uma continuidade nos Salões Humoristas. . Em1914 desencadeou-se a Primeira Guerra Mundial (1918); . Forçando vários artistas a regressar a Portugal;
. Tal como foi referido muitos artistas tiveram que regressar a Portugal, destacando-se: - Amadeo de Souza-Cardoso; - Santa-Rita Pintor; - José Pacheko, etc. . Todos eles conviveram com as vanguardas modernistas.
. Mais tarde juntar-se-iam Almada de Negreiros e artistas literários como Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. . Foi formado o grupo modernista que iriam criar a Orpheu. . O grupo era constituído por pintores, poetas, escritores, músicos que se manifestavam através de cartazes, exposições, publicações, etc. . Este período foi marcado pela excentricidade de Santa-Rita, pela criatividade de Almada e pelo pioneirismo de Amadeo. . A partir da Orpheu mostraram o recém-chegado Futurismo. Os Artistas Amadeo de Souza-Cardoso "Amadeo de Souza-Cardoso é a primeira descoberta de Portugal no século XX" - excerto do panfleto de Almada de Negreiros para a Exposição de Amadeo. Lisboa, 12 de Dezembro 1916
Biografia Amadeu de Sousa Cardoso nasceu em Manhufe - Amarante a 14 de Novembro de 1887 e acaba por falecer em Espinho, no dia 25 de Outubro de 1918. Partiu para Paris com Francis Smith, estudou arquitectura mas não acabou o curso; Ganhou mais interessado em desenvolver uma actividade de desenhador e caricaturista. Começa a assistir regularmente às aulas do pintor espanhol Anglada Camarasa, na Academia Vitti. Obra A sua obra é marcada pela constante pesquisa e reformulação de conceitos e práticas pictóricas, atravessou quase todos os movimentos estéticos relacionados com a ruptura da arte convencional. Amadeo experimenta e ensaia todas as artes vanguardistas. Por meados do ano de 1908, Amadeo atinge uma maturidade no domínio e manipulação de influências de traço e de temáticas. Tornando-se também visível a ligação ao espaço pictórico cézanniano.
"Os Ciganos" 1909 -
1910 A partir de 1911, o pintor recupera o vocabulário decorativo dos seus desenhos, concentrando-se na definição de um estilo pessoal. A pintura "Os Galgos" poderá ser considerada um ponto de chegada ao seu estilo pessoal.
"Os Galgos" 1911
"Saut du Lapin" 1911
Retrato de Francisco Cardoso 1912
Barcos 1913
"Cozinha de Manhufe" 1913
Os seus trabalhos finais
começam a ter um preenchimento obsessivo do espaço da tela, onde se
acumulam diversos materiais, técnicas, estilos e espessuras.
"Entrada" 1917
"Pintura Brut " 1917 Características da sua obra Ou seja a sua obra é caracterizada por: . paisagens exóticas com estilizações espantosas; . aspectos decorativos, elementos geométricos caligráficos; . geometrizarão das formas. . utilização de linhas azuis, verdes, laranjas e amarelas que conduzem a uma leitura extremamente dinâmica; -fascínio pela cor. Santa-Rita Pintor "Futurista declarado há só um, que sou eu!"
Biografia Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita, mais tarde passaria a chamar-se apenas, Santa-Rita Pintor. Nasceu em Lisboa de 1889 e faleceu a 29 de Abril de 1918. Começou a estudar em 1910 na Academia de Belas Artes de Paris, posição que perdeu devido às suas ideias monárquicas. Regressa a Lisboa em 1914, participa na revista Orpheu onde publica algumas das suas pinturas. Santa-Rita Pintor foi um pintor e escritor português, considerado o introdutor do Futurismo em Portugal. E a seu pedido todas as suas pinturas foram destruídas resistindo apenas duas das suas pinturas. São elas, Orfeu no Inferno (1907) e a Cabeça.
"Cabeça Cubo- Futurista" 1912(?) Almada Negreiros "Comprei um livro de filosofia. Filosofia é a sciencia que trata da vida; era justamente do que eu necessitava pôr sciencia na minha vida. Li o livro de filosofia, não ganhei nada, Mãe! não ganhei nada" Excerto do livro "A Invenção do Dia Claro" de 1921
Biografia José Sobral de Almada Negreiros nasceu em Trindade, S. Tomé a 7 de Abril de 1893. Mais conhecido por Almada Negreiros, ele foi um artista "com mil e uma funções"pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista.
"Retrato de Fernando Pessoa" 1954
"Maternidade" 1935
"Estudo Cénico" (?)
"Auto-Retrato com Grupo" (?)
"Banhistas" (?) Eduardo Viana «Estou sempre a descobrir coisas novas.» (excerto de uma carta a Sonia Delaunay, 1916).
Biografia Eduardo Afonso Viana nasceu em Lisboa a 28 de Novembro de 1881 e faleceu em Lisboa 21 de Fevereiro de 1967, foi um pintor português ligado ao modernismo em Portugal.
"Interior" 1914
"K4 Quadro Azul" - 1916
"La Petite" 1916
"A Revolta das bonecas" 1916
"As três abóboras" - 1919 Outros Artistas: Pintores: . Sonia Delaunay . Maria Helena Vieira da Silva . Francis Smith Música: . José Vianna da Motta Literatura: . Fernando Pessoa . Mário Sá-Carneiro Em suma: As principais características são: . Cores vibrantes . Geometrização das formas; . Utilização da geometria como elemento estruturante; . Utilização de várias técnicas (pasta de óleo, areia, colagens, letras) planos fragmentados; . Transmitem uma sensação de movimento; Outros Trabalhos Relacionados
|
|