Início » Trab. Estudantes » Psicologia » 12º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Psicologia - 12º Ano

 

Estereótipos - Preconceito e Discriminação

Autores: Alexandre Costa, Ana Soares, Maria Pereira.

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 27/06/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre estereótipos (preconceito e discriminação), realizado no âmbito da disciplina de Psicologia (12º ano). Ver Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

 

Estereótipo - Preconceito e Discriminação

Estereótipos

“Estereótipo consiste na imputação de certas características a pessoas pertencentes a determinados grupos aos quais se atribuem determinados aspectos típicos.” Walter Lippmann

Os estereótipos são crenças que nos são transmitidas pelos agentes de socialização, que explicam o consenso existente em relação aos grupos sociais. O carácter sociocultural dos estereótipos revelam-nos formas disseminadas das nossas sociedades.

São fundamentais para a vida social, na medida que satisfazem necessidades de estatuto, servem como defesa ou preservação da auto-imagem.

Ignoram a diversidade e a diferença dos indivíduos dentro de um determinado grupo social.

Preconceito

“É a atitude apreendida em relação a um dado objecto social, envolvendo factores emocionais negativos (desprezo, ódio, medo) e crenças de sinal negativo (estereótipos negativos) que pretendem justificar essa atitude” Phillip Zimbardo

Predispõe o indivíduo previamente a percepcionar, pensar, sentir e a actuar desfavoravelmente, sem que para isso haja justificação fundada ou plausível.

A atitude é constituída por três componentes: cognitiva, afectiva e comportamental; que se interligam  com o estereótipo, o preconceito e  com a discriminação.

. Componente cognitiva - Estereótipo (crenças generalizadas)

  Exemplos: Toxicodependentes, Judeus, Loiras…

. Componente emocional - Preconceito (Sentimentos infundados)

  Exemplos: Racismo, Xenofobia, Sexismo…

. Componente comportamental - Discriminação (acções negativas)

  Exemplos: Genocídio, despedimento de mulheres grávidas, Confronto étnico…

Discriminação

O preconceito poderá constituir um mecanismo de defesa ou de afirmação de um estatuto que consideramos mais elevado. Porem, poderão gerar discriminações, isto é, traduzir-se em comportamentos injustos que prejudicam os membros de um certo grupo.

A discriminação é considerada a manifestação comportamental do preconceito.

A discriminação refere-se ao comportamento que prejudica ou desfavorece indivíduos simplesmente em virtude da pertença a um grupo sobre o qual temos sentimentos negativos.

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Psicologia » 12º Ano