Introdução O meu trabalho irá abordar o tema da «cultura». Vou falar de três conceitos chave a socialização, a cultura e os padrões culturais. Escolhi este trabalho porque é um tema que muita gente pensa que sabe a sua definição mas quando confrontada com ele são muitas as pessoas que não sabem explicar o que é a cultura, uma razão poderá ser por ser um conceito tão abrangente. Ao mesmo tempo é uma «palavra» que está em toda a parte do mundo, pelo menos onde há civilização, pois são mesmo as pessoas, o povo que fazem e desenvolvem a cultura. Porém há um processo que dá continuidade á cultura que é a processo da nossa evolução desde crianças a adultos. Muito sinteticamente, direi que o conteúdo deste trabalho apela para ideias cujo esclarecimento nos permitirá compreender, com mais rigor e profundidade o que é o ser humano e o que é a psicologia. FACTORES FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO (TORNAR-SE HUMANO) Predisposições genéticas para a sociabilidade O ser humano caracteriza-se por ter características genéticas próprias. Como podemos ver uma delas é: . A sua prematuridade - faz uma criança estar totalmente sujeita ao domínio dos seus progenitores, pois era muito provável não conseguir sobreviver. . Neotenia - dá ao ser capacidades de se alterar a nível físico e psicológico até á sua morte. . Quando o ser humano nasce, este vem dotado de faculdades reflexas, como por exemplo o reflexo da sucção, da pressão ou de caminhar. Construirá mecanismos de interagir com o meio e muito particularmente com o contexto social (sobretudo familiar) A constituição natural do bebé tem competências espetaculares, contudo só se irão desenvolver se estiverem em contacto com a sociedade. Importância do meio social na determinação do ser humano O homem é um animal gregário assim como certos animais, ou seja, faz a sua vida com a socialização com o outro. Há assim razões para pensar que os recém-nascidos (humanos) têm uma predisposição inata para conseguir estar em sociedade. Esta característica de viver em sociedade tem por base um conjunto de competências que funcionam para comunicarmos com o outro. Entre elas, contam-se as competências: . Perceptivas – A criança nasce provida de órgãos sensoriais que a tornam apta a captar o mundo, mediante a discriminação de estímulos visuais, auditivos, tácteis, olfativos,…; . Cerebrais- Estrutura nervosa que permite a aprendizagem, memorização e a recuperação da informação. Este processo é acompanhado por uma correlação de uma rede complexa neurónios; . Simbólicas- É sobretudo na linguagem que se geram os processos de aprendizagem e de relação com os outros, assim e com ela e por ela que as sociedades se organizam; . Relacionais- Há indicadores de que o recém nascido é levado a estabelecer elos afetivos com os que o rodeiam cabe assim o lugar mais importante á imagem materna, pois é a pessoa que a alimenta, cuida e dá amor; Crianças selvagens Quando falamos em crianças selvagens, estamo-nos a referir a crianças abandonadas muito cedo onde são “criadas” por animais selvagens. O que acontece é que não têm nenhum tipo de contacto com uma cultura ou com outras pessoas, estas crianças assemelham-se aos animais com quem estão a maior parte da sua vida, terão sempre os mesmos hábitos e comportamentos animalescos se não forem resgatadas a tempo por nenhum Ser Humano que as ajude. É importante dizer que estas mesmas crianças são conhecidas por terem cicatrizes, marcas físicas e mentais, isto só demonstra a grande debilidade que o Ser Humano tem e assim podemos ver que este depende quase por completo dos outros e dos contactos físicos e pessoais. Deste modo não poderemos entender estas crianças pois não têm reações humanas normais, por não saberem falar e não serem sensíveis à linguagem do homem, será uma grande dificuldade entender-mos-as, pois na maior parte dos casos só imitem sons e não possuírem nenhum tipo de emoção como chorar ou rir, como é óbvio não sabem nem percebem essas mesmas expressões. Umas das suas grandes dificuldades é dominar as emoções, como os seres não racionais, não caminham de forma ereta, e é muito difícil conseguirem estabelecer uma relação com outro ser não familiarizado com eles. Contudo estamos a falar de crianças que são absolutamete naturais pois o seu papel sociocultural não é nenhum, o que dá resposta a todos os seus comportamentos, pelo contrário os seres humanos «normais» são completamente influenciados por exemplo pelas dimensões social, cultural. Até hoje foram encontradas diversas crianças selvagens, na maioria criadas por lobos mas também por muitos outros animais. Por exemplo, as irmãs Amala e Kamala de Midnapore, Isabel, a menina que vivia no galinheiro, mas o caso mais célebre é o de Victor de Aveyron. Victor de Aveyron Em setembro de 1799, um menino com cerca de 12 anos foi encontrado perto da floresta de Aveyron, sul da França. Estava sozinho, sem roupa, deslocava-se utilizando quatro apoios e não falava uma palavra. Aparentemente, fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante cinco anos o Dr. Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler e a comportar-se como um ser humano, mas os seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e apenas aprendeu a ler somente uma palavra (leite). Socialização O modo de colocação de um sujeito desde que nasce até que morre nos quadros sociais de uma sociedade chama-se socialização. A educação de um ser humano é assim um processo de socialização contínua. A socialização é feita, por exemplo, pela integração de uma criança na família que a concebeu ou a adotou. É no meio desta família que ela aprende uma linguagem e se integra na estrutura social (cultural, política, económica, etc) que a família faz parte. É neste sistema de socialização, que onde para além do grupo familiar, entram muitos outros grupos, como os da escola, o grupo de amigos, a equipa onde trabalha, etc. A socialização estimula na pessoas a aprendizagem de um conjunto de padrões culturais e de moldes de comportamentais, produto de sentimentos e atitudes comuns. Estes traços gerais de conduta fazem de uma maneira geral as características de um país ou conjunto de países: a personalidade-base. Tipos de socialização: . Socialização primária: acontece sobretudo durante a infância e a adolescência e tem como finalidade a aprendizagem de um conjunto de hábitos necessários para a integração nas mais diversas situações da vida quotidiana (Ex. aquisição de hábitos de alimentação, habituação no domínio da linguagem) . Socialização secundária: sistema de acolhimento de novas posturas e novas condutas que facultam aos adultos continuar a viver adaptados na comunidade; acontece no resultado de alterações significantes na condição social das pessoas (Ex. entrada no mundo do trabalho, mudança de estado civil) Cultura O que torna o Ser Humano em uma pessoa é a cultura. A cultura é a totalidade de aprendizagens feitas pelos seres humanos para se integrarem ao meio, sejam por exemplo, objetos, linguagens, modos de pensamento e de comportamento, leis, crenças, tradições ou hábitos. O ser humano é um produto da cultura, um animal artificial. O ser humano não se limita a interiorizar a cultura de uma dada sociedade, ele tem igualmente a capacidade de a modificar. Cultura por oposição á natureza A integração numa cultura leva cada criança a adotar um comportamento que substitui, pouco a pouco, uma natureza dada por uma natureza adquirida . «Natureza dada» | Determina da biologicamente: hereditária, inata; | Comportamento espontâneo, resultante das necessidades biológicas; | «Natureza adquirida» | Determinada culturalmente: aprendida no contacto social; | Comportamento normativo, ditado por padrões culturais; | Sem processos culturais a vida resumir-se-ia à defesa contra predadores e à procura de alimentos: aproximar-se-ia do estilo de vida dos «macacos». A cultura abrange: Um conjunto de aspetos que caracterizam cada sociedade (tradições, crenças, regras, costumes, formas de comunicação, técnicas, atitudes, sentimentos…) Um conjunto de aprendizagens do indivíduo sob a influência social. . A cultura abrange: . Processos materiais (fabrico de utensílios, artesanato, indústria, habitação…). . Relações sociais (formas de convívio, grupos sociais, instituições ,formações políticas…). . Aspetos mentais: teorias, formas de sentir, pensar e comunicar (mentalidades, religião, linguagem, superstições, sistema de valores). Padrões de cultura Formas coletivas de comportamentos que permitem aos seres humanos confrontar a sua conduta e prever a conduta dos outros. O facto de as comunidades obedecerem a padrões culturais contribui para homogeneizar as pessoas dentro de uma cultura, diferenciando-as das pessoas de outras culturas. Cada cultura tem um enquadramento geográfico, social e histórico próprio, e consequentemente, os membros que lhe pertencem apresentam formas de conduta específicas. Sem padrões culturais as relações entre os seres humanos seriam caóticas, porque seriam totalmente imprevisíveis. É necessário ter os padrões culturais em conta quando observamos os sentidos que as pessoas e os grupos atribuem a determinadas atividades, comportamentos e objetos. O significado que estes têm depende do contexto cultural em que são vividos e experimentados pelos sujeitos. . Os padrões levam o indivíduo a agir, mais ou menos espontânea e inconscientemente, de acordo com determinas das regras. Exemplos: “Imagine esta cena – está a visitar uma casa com a possibilidade de a vir a comprar, e ao abrir a porta de uma casa de banho, vê uma mulher sentada nua numa banheira. Como espera que reaja a mulher surpreendida? Uma mulher britânica ou americana cobriria os seios com uma mão e os órgãos genitais com a outra, enquanto uma sueca cobriria apenas os genitais. Uma mulher muçulmana cobriria o rosto, uma mulher Samatra cobriria os joelhos e uma nativa de Samoa apenas o umbigo.” Linguagem Corporal Conclusão Com a realização deste trabalho aprofundei o meu conhecimento sobre a cultura e os seus «subconceitos». A cultura faz de nós seres racionais, e é pelo facto de o ser humano nascer ainda de forma prematura e com capacidade de viver em sociedade, que faz com que ele possa evoluir e que o torna assim um ser racional. Porém se este não estiver acompanhado no seu crescimento com o seu progenitor ou o seu tutor e numa sociedade, e for por exemplo abandonado fora de um meio social, a criança comportar-se-á como um animal que esteja no mesmo espaço que ela, e assim não desenvolve as suas capacidades de ser-humano. A criança precisa então de se integrar numa família que lhe dê educação e lhe guie os seus comportamentos conforme a sua sociedade, pois a educação de um ser humano é assim um processo de socialização continua. A integração numa cultura leva cada criança a adotar um comportamento que substitui, pouco a pouco, uma natureza dada por uma natureza adquirida pois sem processos culturais a vida resumir-se-ia à defesa contra predadores e à procura de alimentos: aproximar-se-ia do estilo de vida dos «macacos». Por fim é necessário ter os padrões culturais em conta quando observamos os sentidos que as pessoas e os grupos atribuem a determinadas atividades, comportamentos e objetos, pois os padrões levam o indivíduo a agir, mais ou menos espontânea e inconscientemente, de acordo com determinas das regras. Quanto ao trabalho em questão posso salientar que é por estar tão ligado á nossa vida, ás nossas atitudes e á nossa conduta que é assim tão útil. Pois permite-nos refletir sobre o que realmente somos, e também sobre o que necessitámos de ser para sermos considerados seres humanos. __________________________________ Outros Trabalhos Relacionados | Ainda não existem outros trabalhos relacionados | |