|
Início » Trab. Estudantes » Química » 9º Ano |
Trabalhos de Estudantes Trabalhos de Química - 9º Ano |
|
|
Halogéneos Autores: Márcia Sofia Escola: [Escola não identificada] Data de Publicação: 01/08/2011 Resumo do Trabalho: Trabalho sobre Halogéneos, que se encontra no 17º grupo da tabela periódica dos elementos, realizado no âmbito da disciplina de Química (9º ano). Ver Trabalho Completo Comentar este trabalho / Ler outros comentários Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.
|
|
Introdução Este trabalho trata sobre os Halogéneos, que se encontra no 17º grupo da tabela periódica dos elementos, vamos apresentar uma experiência e as suas e as suas conclusões, também iremos ver qual é o halogéneo mais reactivo. O nosso grupo espera que o professor goste. O que são Halogéneos? Halogéneos é o grupo 17 da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato ou Astatínio (este último, radioactivo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com o grupo 18, dos gases nobres, são as únicas famílias formadas unicamente por não-metais. A palavra provém do grego e significa formador de sais. O dicloro, o dibromo e o dilodo são substâncias elementares, são formadas por moléculas diatómicas dos elementos do grupo 17, por isso também são halogéneos. Experiência Adição do éter Após a agitação
Após adição de éter formam-se duas camadas distintas, ficando o éter em cima e praticamente incolor. Após a agitação, o éter adquire a cor dos halogéneos e a água fica praticamente sem cor. Podes concluir que os halogéneos são substâncias mais solúveis no éter, que é um solvente orgânico, do que na água. Os Halogéneos... São substâncias constituídas por moléculas diatómicas, o que mostra que os átomos dos halogéneos têm tendência a ligar-se. São substâncias muito reactivas. Por exemplo, o dicloro, o dibromo e o diiodo reagem com os metais alcalinos, e alcalino-terrosos, dando origem a sais chamados halogenetos. Halogenetos Cl2 (g) + 2Na (s) → 2NaCl (s) cloreto de sódio Br2 (g) + 2Na (s) → 2NaBr (s) brometo de sódio Cl2 (g) + Mg (s) → MgCl2 (s) Cloreto de magnésio Br2 (g) + Mg (s) → MgBr2 (s) Brometo de magnésio I2 (g) + Mg (s) → MgI2 (s) iodeto de magnésio I2 (g) + 2Na (s) → 2NaI (s) Iodeto de sódio Halogenetos A existência de halogenetos mostra que os átomos dos halogéneos se transformam facilmente em iões de carga 1: iões mononegativos. Por exemplo:
Os átomos dos halogéneos transformam-se facilmente em iões mononegativos, pois, ao captarem um electrão, adquirem uma nuvem electrónica mais estável, semelhante à do gás nobre do mesmo período.
Qual é o halogénio mais reactivo? A facilidade que os átomos dos halogéneos têm para se transformarem em iões mononegativos é tanto maior quanto menor for o seu tamanho. . os átomos de flúor, que são os mais pequenos, captam mais facilmente um electrão transformando-se com maior facilidade em iões mononegativos por isso, o flúor é o halogéneo mais reactivo; . os átomos de iodo, que são os maiores, captam menos facilmente um electrão transformando-se com menos facilidade em iões mononegativos o iodo é, por isso, o menos reactivo dos quatro halogéneos.
Conclusão Com este trabalho concluimos que os halogéneos se situam no 17º grupo da tabela periódica. Também concluimos que os halogéneos se transfosrmam facilmente em iões mononegativos. Não foi um trabalho muito dificil de fazer, recolhemos a informação que queriamos e conseguimos atingir as nossas espectativas. Bibliografia CAVALEIRO, Maria, BELEZA, Maria(2009), FQ9 Viver melhor na Terra, 1ªedição, ASA http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091002111215AAXyhSa Outros Trabalhos Relacionados
|
|
Início » Trab. Estudantes » Química » 9º Ano |